Detonado Tomb Raider (1996) - Lara Croft BR
Detonados

Detonado Tomb Raider (1996)

Este detonado do jogo Tomb Raider (1996) aplica-se à todas as versões do jogo. Ele não foi escrito pela equipe do Lara Croft BR e o autor original é desconhecido.
Para saber mais sobre o jogo, visite a seção dedicada clicando aqui.

Utilize os atalhos abaixo caso queira verificar um nível específico.

Primeiro, um filme: A intrépida exploradora Lara Croft segue um guia peruano através de um platô coberto de neve. Eles aproximam-se de enormes portas de pedra. Lara joga um gancho em forma de garra em uma saliência acima das portas, escala até o topo e pressiona um botão secreto para abri-las. Um bando de lobos investe da escuridão e ataca o guia. Lara desce pela corda, corta-a e cai, sacando suas pistolas para despachar os lobos-tarde demais para o infeliz do guia. Ela reflete por alguns instantes e resolve entrar na caverna.

A aventura começa…

1 – CAVES

1. Siga as pegadas dos lobos na neve. Logo você chegará a uma área com fendas nas paredes. É uma armadilha de dardos. Corra e Lara poderá passar pelos dardos perdendo pouca ou nenhuma energia. Quando você estiver bem no canto, a visão da câmera subirá e irá à esquerda para mostrar onde você precisa ir em seguida, mas, primeiro faça uma pequena exploração: continue em frente para uma caverna retangular com um bloco angular próximo ao canto esquerdo. Note uma abertura na parede acima deste bloco. Há uma pequena saliência, muito alta para agarrar, então use o bloco para dar impulso a Lara. Uma forma é escalar a parte de trás do bloco, descer deslizando e pressionar pulo e ação para que você deslize e agarre a saliência. Outra é posicionar Lara de frente para o bloco com suas costas para o lado angular, então se mova para trás até o bloco e aperte pulo e ação para saltar sobre a inclinação e agarrar a saliência. Entre na pequena caverna, onde você encontrará o segredo #1, um pequeno kit médico. Desça e vá à direita para a base das rochas, abaixo de uma abertura. Suba nas rochas para chegar ao topo. Saque as pistolas para aproveitar a vantagem da pontaria automática. Três morcegos voam das cavernas acima. Quando eles estiverem mortos, entre na caverna da esquerda. No canto oposto está um pequeno monte de neve. Pare neste monte, o mais próximo possível da parede esquerda, junto à cobertura de neve da saliência acima. Aperte ação+para frente para agarrar a saliência e subir (não é preciso pular).

2. Mate outro morcego na caverna acima e pegue o segredo #2, um pequeno kit médico. Desça e retorne para a grande caverna onde você atirou nos 3 morcegos anteriormente. Vire à esquerda e continue até uma caverna com uma trilha de folhagens. Vá descendo pela abertura à esquerda. Desça até o fundo, onde você encontrará uma porta fechada. Use o botão de ação para puxar a alavanca próxima à porta para abri-la. Entre e mate o morcego que ataca antes que ele desça. O portão de madeira à direita não está aberto. Vá para o canto esquerdo e suba através da abertura que há lá. Siga o corredor para uma plataforma acima de uma sala com duas pontes de madeira. Dois lobos espreitam abaixo; eles devem estar adormecidos quando você chegar, mas despertarão e começarão a andar assim que você aproximar-se da borda. Você pode atirar neles de cima se você tiver paciência. Agora, se você quiser apressar as coisas vá para o canto, seguindo junto à parede da sala, ande até a segunda ponte e vá até o ponto mais baixo (no meio da ponte) e atire daí, ou caia, já de armas em punho e atirando. (se você tiver dificuldade de manter Lara sobre a ponte, você pode escalar a parede da alcova onde está a múmia, no fundo da sala. Então cruze a Segunda ponte.) Siga através da entrada no canto da sala além da segunda ponte (à sua esquerda). Um pouco mais à frente há uma fenda com um urso embaixo. Você pode passar facilmente matando o urso de cima. Pare na borda, saque as armas e deixe Lara mirar a arma automaticamente, então aperte a tecla de ação e ela atirará no urso. Quando ele estiver morto, desça dentro da fenda e vá para a sala abaixo. Lá há uma porta que leva para fora. Um morcego surgirá assim que você entrar, e outro morcego atacará assim que você descer e avançar mais um pouco para dentro da sala. Logo você chegará a uma área com um pequeno kit médico no chão e uma lajota no piso com visual diferente. Pisando nesta lajota a porta abre. Ela fecha rapidamente, então posicione Lara de frente para a porta, pise na lajota e corra.

3. Você agora está atrás da sala com as pontes. Suba por trás e para cima até o topo e vá para o alto da fenda com o urso morto. Dê um pulo correndo sobre a fenda. Agora é um bom momento para aprender a técnica de pulo se você ainda não tiver aprendido. Posicione-se na borda de uma das duas áreas elevadas. Ande com Lara até a borda, então dê um pulo simples para trás. Aperte para frente e pulo, e Lara correrá dois passos então atravesse. Ela aterrissará a salvo do outro lado. Se você pressionar para cima juntamente com pulo neste trecho, ela não irá correr até a borda ou irá errar a aterrissagem e perderá muita energia ou morrerá na queda. Atrás das colunas à esquerda das escadas, você encontrará outro pequeno kit médico. Continue descendo as escadas, de armas em punho. Um par de lobos espera no fim das escadas (tente pular para o lado – ou mover-se para trás enquanto atira para evitar maiores danos). Entre na sala no final das escadas. Encontre uma saliência coberta de vegetação – do lado esquerdo. Ela é muito alta para ser alcançada, então suba na borda, corra e dê um pulo para agarrar esta saliência. Dentro da sala está o segredo #3, um grande kit médico. Desça e vá para o lado oposto, à direita, no canto da sala. Aqui, em uma alcova sob as escadas, está um pequeno kit médico. No topo das pedras, num degrau à direita da porta de saída está uma alavanca que abre esta porta. A porta está programada para fechar após um pequeno espaço de tempo. Suba, acione a alavanca, então ande até a borda, dê um pulo para cair, perpendicular à parede, ande até borda da parede baixa, dê outro pulo perpendicular para agarrar a saliência logo abaixo da porta. Suba e corra através da porta antes que ela feche (se este método for trabalhoso demais para você, você também pode pular, descer para o piso, contornar a saliência abaixo da porta, subir e atravessá-la). Continue em frente. Suba as escadas correndo para evitar outra armadilha de dardos. Saque as pistolas próximo ao topo, porque um lobo espera na sala acima. Quando você tiver matado o lobo, fique sobre as lajotas quebradas no centro da sala e você cairá para a sala abaixo. Agora você está em uma grande sala acima de um longo corredor. Abaixo, no final deste corredor você pode ver o portão de madeira que você não podia atravessar no início da fase. O grande corredor é cercado com armadilhas de dardos e a porta de saída está fechada. Então, não desça ainda. Siga até o final do corredor superior, vire à esquerda, fique rente à parede corra e pule sobre o corredor inferior para o lado oposto. Vire à esquerda e continue. Cuidado: você encontrará outro lobo e outro grande kit médico no chão. Continue até o final e você achará uma alavanca. Use-a para abrir a porta de saída, então volte até a primeira abertura acima o corredor. Desça deslizando para o chão e saia da fase.

2 – CITY OF VILCABAMBA

1. Apronte as pistolas porque um bando de 4 lobos aguarda na caverna além da entrada. Esta área é uma grande rede de pequenas salas e cavernas que circundam uma área central com um reservatório. Você pode ir pelo caminho que você achar melhor e conseguirá cobrir a área toda. Para simplificar, nós começaremos indo para frente e à direita. Mantenha as pistolas em punho, para que Lara possa acertar algumas das criaturas-morcegos em particular-antes de ser atingida. Há um lobo solitário na próxima área aberta. Após matá-lo, siga até o final da parede e então desça para a esquerda. Neste corredor você encontrará 3 morcegos. Eles vêm do teto quando você se aproxima. Quando você chegar ao canto, outro lobo surge. Quando ele estiver morto, procure a estufa para encontrar um pequeno kit médico. Vire-se para o canto e vá à esquerda, continuando em frente, e encontrando mais 5 morcegos assim que você chegar (note que aqui há uma porta fechada e a fechadura está à sua esquerda. Você logo voltará aqui). Quando você chegar ao fim do grande corredor, vire à esquerda novamente e continue, matando outro morcego. Quando você chegar ao fim do pequeno corredor, vire-se e mate mais um morcego então retorne para o corredor principal, dentro da grande sala central com o reservatório. Aproxime-se à direita da entrada do lado oposto ao tanque. Um urso está lá dentro, então saque as pistolas, corra através da entrada e imediatamente suba na plataforma acima. Mate o urso e pegue um pequeno kit médico. Desça e volte ao reservatório. Posicione-se na borda da água de frente para as duas entradas e ao cocho de madeira. Pule na água, nade para frente e desça, indo à direita.

2. Continue para frente e acima até que você possa virar à direita. Encontre a alavanca da parede e puxe-a para abrir o alçapão acima. Vá à superfície e respire fundo (tenha certeza de que seu medidor de ar está completamente cheio antes de continuar). Nade, descendo e afaste-se do alçapão para o lado oposto da sala sob a água (acima e à esquerda). Lá você encontrará outra alavanca. Puxe-a para abrir uma porta em algum lugar, então volte para o alçapão aberto e suba para sair. Esta sala contém o segredo #1, um pequeno kit médico. Aqui há uma alavanca que abre a porta de saída, que leva você para trás da sala principal. Novamente, posicione-se na borda da água de frente para as portas e o cocho. Desta vez nade desça e vá à esquerda. Quando você chegar ao corredor azul com azulejos sob a água à esquerda, siga-o até que você possa chegar à superfície. Suba, saia da água e encontre a porta que você abriu com a alavanca sob a água. Adiante há uma pequena sala contendo um pequeno kit médico e alguns pentes para pistola magnum, o segredo #2.

3. Volte sob a água, pelo caminho que você veio, até a sala principal. Agora, fique de frente para as duas portas e o cocho e vá à direita até que você chegue a uma porta com uma alavanca que a abre. Entre e suba as escadas. Dê um pulo correndo através da fenda para a abertura do lado oposto. A sala adiante tem o piso feito de lajotas quebradas, e a parede adiante tem esqueletos em preto-e-branco. Corra para frente através das lajotas e pule para a plataforma do outro lado. Aqui, em uma alcova, há um grande kit médico. Se você errar o pulo e cair na sala abaixo, não se preocupe. Apenas encontre o bloco na parede que é diferente dos outros. Posicione Lara de frente e junto a ele e aperte Ação. Ela irá curvar-se, mostrando que está pronta para puxar (para trás/para baixo) ou empurrar (para frente/para cima) o bloco. Puxe-o para fora e use-o para escalar a saliência logo acima para pegar o kit médico. Então, quando você estiver pronto, empurre-o para frente várias vezes para dentro da próxima sala. Mate o morcego que você encontrará lá e continue indo até o final da sala. Suba na plataforma baixa e pegue a chave prata e o ídolo de ouro dentro das alcovas. Volte para o bloco móvel e use-o para escalar a plataforma acima. Vá para o lado esquerdo da plataforma em forma de L, matando 2 morcegos no caminho. Pegue o grande kit médico no chão. Suba na janela e caia no corredor abaixo. Siga o corredor para a porta fechada por onde você passou anteriormente. Use a chave adquirida para abri-la. Entre e evite a armadilha de dardos usando correr e pular ou passe rolando pelo chão (ande+pulo+para frente). A área aberta à frente contém 5 lobos. Continue cuidadosamente e eles não virão todos de uma vez até você. Os dois primeiros atacam na entrada; os outros se aproximam assim que você for mais adiante à sala um à direita, um da esquerda e o terceiro das escadas. Quando eles estiverem todos mortos, suba as escadas e vá para a porta à esquerda (somente uma está aberta). Siga pela passagem até uma sala com um reservatório e algumas escadas e saliências. Vá para o topo das escadas, ande até a borda, então pule para agarrar a saliência adiante. Suba, e desta saliência dê um pulo correndo diagonalmente através do reservatório para a próxima saliência. Vá através da entrada e para cima das escadas.

4. Saque as pistolas e mate um morcego que ataca assim que você sobe na próxima saliência. Dê um pulo correndo para a próxima saliência e continue até o topo. Mate outro morcego, pegue o pequeno kit médico e acione a alavanca para abrir a porta à direita, na frente da construção. Saia desta sala pela outra entrada (não pelas escadas). Em segurança, desça sobre o telhado vermelho, onde você encontrará alguns cartuchos de espingarda e, do outro lado do telhado, um pequeno kit médico. Desça para frente da construção e entre na porta à direita. Na área do reservatório, suba as escadas à direita. Dê um pulo correndo para agarrar a saliência acima e suba. Fique de frente para a saliência acima, pare sobre as lajotas quebradas e, rapidamente, tome impulso da saliência. Agora ande até a borda da saliência, pule em linha reta para cima para agarrar a outra saliência (pulo+ação) e suba. Dê meia-volta, ande até a borda, agarre a próxima saliência alta e suba. Dê um pulo correndo para a próxima saliência e um pulo perpendicular para a saliência adiante. Saque as armas e dê um pulo correndo para a saliência na entrada. Mate o morcego e entre. No topo das escadas está outra sala com uma alavanca. Puxe-a para abrir a porta remanescente abaixo. Saia através da entrada para o teto, fazendo duas quedas de costas, em segurança até chegar ao chão. Ou, se você preferir, volte descendo as escadas, saia pela saliência e tente um mergulho no reservatório abaixo (ande+pulo+para frente). Suba, volte para a frente da construção e entre na porta do meio. Continue cautelosamente. Três lâminas começam a balançar adiante assim que você se aproxima. Aproxime-se de cada uma devagar, corra em ziguezague de um lado para o outro através das lâminas sempre indo para o lado oposto ao da lâmina à frente (em diagonal).

5. Depois das lâminas há uma portão fechado (você verá um urso do outro lado) e uma alavanca. Use a alavanca e o piso abrirá, derrubando Lara dentro um reservatório. Nade para frente e vá à direita através de uma pequena abertura sob a água na metade do caminho, entre a superfície da água e o fundo. Siga esta passagem e continue até que você chegue à superfície. Suba as escadas para uma sala onde você encontrará uma alavanca. Use-a para abrir o portão da frente e a porta de saída (no final do tanque abaixo). Agora você pode atirar no urso em segurança. Quando o urso estiver morto, pule para dentro do reservatório, saia e vá para o topo de uma escada à esquerda da porta de saída (a que tem um lado dourado). No topo das escadas está uma alavanca que pára as lâminas que balançam. Não é necessário fazer isso, mesmo porque você não vai voltar por aquele caminho. Do lado oposto à alavanca há uma pequena entrada à esquerda. Entre e desça duas vezes para encontrar o segredo #3, pentes de bala para uzi. Suba por trás, para a sala da alavanca e vá descendo as escadas para a saída. Use o ÍDOLO DE OURO para abrir a porta e terminar a fase.

3 – LOST VALLEY

1. Vá em frente até que você chegue a uma área aberta com pilares e uma correnteza. Dirija-se à direita para uma série de rochas em degrau acima de um pequeno lago. Daqui você pode ver, e matar, 2 lobos abaixo. Desça pelas rochas até o piso. Vá através da caverna pela abertura do lado oposto ao da cachoeira, onde você encontrará outro lobo. Quando ele estiver morto, continue através da passagem em curva até que você chega a uma parede com blocos brancos em degrau e uma abertura bem acima. Você pode subir facilmente, mas se você quer matar todos os animais da fase, vá à direita entrando na caverna adiante. Mais três lobos espreitam lá. De armas em punho você pode matá-los do topo da inclinação, na entrada da caverna. Após isso, retorne para a parede e escale-a usando os blocos planos para subir. No topo, mantenha-se em linha reta até que você veja um esqueleto e um kit médico grande no chão. Continue em frente, desça e você chegará ao fundo desta caverna. Esteja com as pistolas em punho, pois um velociraptor atacará. Se você andar devagar, você o ouvirá, então o verá vindo. Corra para trás das rochas, se necessário, para atirar nele em segurança. Continue com cuidado dentro do vale. Você encontrará outro raptor quando o vale alargar-se. Mate-o e dê uma olhada cuidadosa ao seu redor. Viu, três pegadas imensas? Viu uma ponte de madeira quebrada ao meio sobre o vale? Sentiu o chão começar a tremer? Não, isto não é um terremoto. Este é o Sr. Tiranossauro Rex, e ele não é chamado “tirano rei lagarto” à toa. Se você quer partir para um mano-a-mano (o quê não é muito aconselhável), tenha espaço suficiente para suas manobras de ataque e fuga, não o deixe prender Lara nos cantos, mantenha-se em movimento e não pare de atirar. E cuidado com a cabeça de Lara; ele pode agarrá-la em sua grande boca, matando-a com uma mordida. (NOTA: Você também pode começar subindo pelas laterais da correnteza, no começo da fase, para pegar a espingarda. Para mais detalhes, veja a dica mais adiante neste passo-a-passo. De qualquer modo, você não terá muitos cartuchos de espingarda ao começar, não o suficiente para matar a T-Rex só com ela). Se você quer parar de jogar a salvo, corra para uma caverna à frente e à direita (leste) da parede do vale. Não escolha a primeira alcova: ela é muito rasa e o T-Rex pode alcançar Lara facilmente.

2. Procure uma abertura na parede do lado direito da ponte quebrada. Siga pelo corredor. Na metade do caminho você encontrará outro raptor (logo após uma pequena elevação). Mate-o e continue indo para sua esquerda (segunda abertura mais alta na parede do vale). Apenas espere na borda da caverna e atire no T-Rex quando ele se aproximar (você terá de descer quando ele não passar mais perto da abertura para terminar de matá-lo! – os tiros de misericórdia são quase à queima-roupa!). Quando a barra estiver limpa, desça e cruze o vale. Passe uma cachoeira à direita e vá com calma por baixo de uma arcada de pedra. Dois raptores aproximam-se. Mate-os e avance para frente rumo ao templo. Vá andando cerca de 20 passos a partir da arcada de pedra, junto à parede à direita do vale, lá há uma rocha plana em que você poderá subir. Uma vez no topo desta rocha, vá para a esquerda, ande à esquerda de frente para a borda dela e dê um pulo diagonalmente à esquerda para alcançar um bloco angular à frente, agarre a borda da saliência adiante. Suba. Ande à esquerda desta saliência, então dê um pulo perpendicular para agarrar-se à próxima saliência-a esverdeada, que parece ser um bloco angular sem importância, um pouco mais alta, e vá à esquerda. Suba, novamente (daqui você já pode ver o teto do templo); ande até a esquerda sobre a borda do bloco e dê um pulo perpendicular para agarrar a saliência mais alta da rocha (a que tem blocos angulares por baixo segurando-a). Daqui, dê um pulo correndo e você chegará ao teto do templo. Este é o segredo #1. Sobre o teto do templo você encontrará pentes para pistola magnum, um kit médico grande, pentes de bala para uzi e cartuchos de espingarda. Quando você tiver coletado tudo, vá para o extremo do teto e pule na direção oeste (atrás da parede do vale). Lara acertará uma parede e então deslizará, descendo pelos blocos angulares até o chão, ilesa. Entre na construção à sua frente. Pule na água e nade, desça e vá à direita. Siga a passagem sob a água para encontrar a engrenagem da máquina – a primeira de três. Vá à superfície e saia da construção. Olhe acima na parede do vale, à direita da entrada do templo, e você encontrará uma abertura. Suba por dentro dela e siga a passagem até a ponte. Ande até a borda da ponte quebrada, tome impulso e dê um pulo correndo para agarrar o outro lado da ponte. Na plataforma do outro lado, onde a ponte está fixada, você encontrará a segunda engrenagem da máquina. Desça pelo fim da ponte até o chão.

3. Vá à esquerda (norte) e você encontrará uma abertura na parede direita (leste) do vale um pouco camuflada pela vegetação. Suba por dentro dela continuando até onde a passagem se alargar. Logo abaixo está outro raptor. Você pode matá-lo de cima, então desça dentro da ala. Suba nas rochas em degrau à direita do tanque. No topo você encontrará a terceira engrenagem da máquina. Desça pelas rochas, caia na água e siga sob a passagem submersa, suba até o topo do tanque para emergir atrás do vale. Saindo do tanque, você verá uma cachoeira dupla, na mesma parede onda fica o reservatório. À direita das cachoeiras você vê um pequeno elevado onda há uma abertura nas rochas. Suba e entre para encontrar o segredo #2, alguns cartuchos de espingarda. Entre a cachoeira dupla e a outra cachoeira à esquerda (oeste) estão algumas rochas escaláveis. Suba e então dê um pulo perpendicular para frente indo à direita para uma saliência plana. Ande para frente e dê um pulo para cima para agarrar e pendurar-se na fenda triangular. Atravesse agarrado à direita, vá para a frente da queda d’água, até que você possa entrar em uma caverna acima. Vá ao topo à direita e acima do piso musgoso para encontrar o segredo #3, pentes para pistola magnum e cartuchos de espingarda. Caia para trás, agarre-se na borda volte para o bloco e desça para o piso do vale. Agora, volte até o fim do vale, por onde você entrou. Suba nas rochas brancas, passe o esqueleto (onde você achou o kit médico anteriormente). Desça do outro lado e continue em direção ao lago. Suba as rochas à esquerda até que você esteja atrás da entrada da fase (próximo ao topo da cachoeira). Após os pilares, vire à direita e aproxime-se da correnteza. Agora você está indo rio acima, salte de barranco para barranco. Seja cuidadoso para não cair na água, a correnteza arrastará você levando-o para o lago no vale. Lara não terá qualquer dano, mas desta forma você terá de recomeçar tudo de novo (se você estiver jogando no PC, é aconselhável salvar após cada pulo). Primeiro dê um pulo correndo do ponto de início para o outro lado. Então dê meia-volta e tome impulso para pular para o barranco mais à frente um pouco mais à direita. No pequeno barranco dê mais um pulo perpendicular através do vão entre as saliências. Dê meia-volta, ande até a borda e dê outro pulo só para mudar de barranco, no mesmo lado.

4. Novamente, dê meia-volta e ande até a borda. Desta vez dê um pulo para agarrar a parede do lado oposto. Suba, dê meia-volta e dê mais um pulo para atravessar a correnteza. Agora, siga pelo corredor para uma de ponte de madeira. Cruze a ponte e recoloque as três engrenagens que você encontrou nos locais marcados nesta máquina. Acione a alavanca para a máquina funcionar. Abaixo, um portão se moverá, desviando o rio para o lado, isto irá parar a correnteza. Antes de seguir, desça até a cabeceira da correnteza e procure outro segredo. Ande até a borda do piso, próximo à ponte, dê meia-volta (a ponte ficará à direita de onde Lara está) e caia para trás agarrando a borda do piso. Vá à esquerda e desça em uma rocha achatada. Entre na caverna acima para encontrar o segredo #4, um kit médico grande. Pule na água e nade rio abaixo até o portão de ouro. Vire à esquerda e saia da água em uma plataforma à direita da barragem. Aqui você encontrará os restos de outro explorador, à frente com sua espingarda, a qual será de bom uso para você. Pule na água, nadando à direita até o fim do corredor (tenha certeza de ter a barra de ar bem cheia), siga o túnel sob a água até o final indo à superfície em uma pequena sala. Este é o segredo #5, no qual estão inclusos um kit médico pequeno e 2 caixas de cartuchos de espingarda. A entrada leva você à cabeceira seca do rio, então desça, vá até o fim e mergulhe de cima das rochas para cair a salvo dentro do lago. Suba, saindo do lago na saliência que estava oculta atrás da cachoeira. Agora é só você seguir por este corredor para finalizar a fase.

4 – TOMB OF QUALOPEC

1. Siga pela passagem até uma grande sala com paredes ornamentadas com decorações. Cruze a sala e suba a rampa em frente. Quando você chegar a um certo ponto, o portão no fim do corredor fechará e uma grande bola de pedra cairá do teto e rolará descendo a rampa. Role para trás e corra, descendo e pulando para algum lado para evitar ser atingido. A grande bola de pedra rolará através da sala, entrando no corredor pelo qual você entrou. Retorne para a grande sala no fundo da rampa. Note que há portas dos dois lados: A porta à direita tem três portões bloqueando-a. Você precisará encontrar as alavancas para abrir cada um deles. O portão à esquerda está fechado. Cruze a sala e encontre uma alavanca na parede, à esquerda do corredor onde está a grande bola de pedra. Acione a alavanca para abrir a porta, então imediatamente role e saque as armas (aconselho usar a espingarda) para despachar os 2 velociraptors que investem. Siga o corredor de onde os raptores vieram para um interseção de 4 caminhos. Note os desenhos acima das portas: à direita, um rosto; à frente, um sol; à esquerda um pássaro.

2. Cada porta principal leva a uma das alavancas que abre os portões. Você pode fazê-las em qualquer ordem. Aqui eu comecei com o porta da direita (rosto). Porta com desenho do rosto: Siga pelo corredor até que você veja uma área da parede à esquerda que parece diferente do resto. Empurre este bloco móvel duas vezes e você verá outro bloco móvel. Empurre o segundo bloco uma vez para abrir uma passagem adiante. Corra sobre as lajotas quebradas sem parar. Quando você chegar ao outro lado você verá os espetos mortais abaixo. Acione a alavanca para abrir um dos três portões. Dê meia-volta e ande até a borda. Dê um pulo acima dos espetos e retorne para a interseção. Agora, vá à frente através da porta com o desenho do pássaro. Siga por este corredor para uma sala com uma alavanca. Não a acione ainda. Ao invés disso, desça dentro da próxima sala, a qual contém um par de blocos móveis elevados com desenhos de pássaros e uma área cheia de espetos mortais.

3. Vá pela entrada da esquerda e suba as escadas para chegar ao topo de um dos blocos elevados (para simplificar, chamaremos este bloco de #1). Uma vez no topo do bloco #1, vire à direita, ande até a borda do bloco e então pule para agarrar a saliência. Suba e siga a passagem até que você chegue a uma abertura onde você pode descer. Continue descendo até que você possa cair sobre o bloco #2 (assim que você descer, você ouvirá o som da uma porta abrindo em algum lugar). Uma vez no topo do bloco #2, ande para o lado direito então pule para agarrar a abertura da passagem oposta. Suba e continue até que você chegue até uma alavanca. Use-a para mover o bloco #1 dentro da sala. Então retorne para a sala com os blocos e desça para o piso. Suba para a passagem por onde você entrou nesta sala primeiro (subindo a pequena rampa). Agora, acione aquela alavanca, que você não usou anteriormente, para mover o bloco #2. À direita desta alavanca está a porta que você ouviu abrir quando estava no corredor de cima. Vá por ela e suba, então desça e pule para chegar ao bloco #2 (o qual foi movido quando você acionou a Segunda alavanca). Dê um pulo correndo para cima do bloco. Dê outro pulo correndo para chegar ao bloco #1. Agora você pode chegar ao final da sala, correndo e pulando sobre os espetos através da entrada.

4. Dentro desta sala você encontrará a alavanca para abrir o segundo portão. Dê um pulo correndo da entrada sobre os espetos para o piso adiante. Suba para a sala com a primeira alavanca. Outro velociraptor atacará vindo pelo corredor. Mate-o, escondendo-se no canto da parede da sala, se necessário, e continue em frente para a interseção. Vá através da porta com o desenho do sol -à esquerda. Continue até uma alcova com o piso quebrado e uma alavanca adiante. A alavanca à direita não funciona, então não tente acioná-la. Em lugar disso, entre na alcova e fique atento. O piso cederá. Dê meia-volta e caia dentro da sala, agarrando a borda do piso. Assim que você soltar a borda, saque suas armas e mate os 3 lobos que estão esperando abaixo. Na parede atrás da saliência há um bloco móvel. Puxe-o uma vez, contorne-o, vá para seu lado e empurre-o uma vez para revelar um corredor atrás dele. Suba pelas escadas onde você encontrará a buraco com um kit médico pequeno dentro. Continue escalando até que você chegará à terceira alavanca. Use-a para abrir o último portão. Pegue outro kit médico pequeno no canto. Então desça através da abertura próxima à alavanca. Dê meia-volta e vá em frente para chegar novamente à interseção. Retorne para a sala principal (com a rampa da armadilha da grande bola de pedra). Vá em frente e siga o corredor, passando por onde estavam os 3 portões e você verá uma escada. À sua frente há uma armadilha de dardos (no corredor com as estátuas). Dê uma série de pulos correndo (ou mergulhe e role-ande+pulo+para frente) para passar a salvo através dos dardos. Pare no segundo degrau. Vire à esquerda e desça à direita dos lançadores de dardos.

5. Suba na alcova acima. Dê um passo para o lado da estátua e você verá uma entrada adiante. Este é o segredo #1. O piso é feito de lajotas quebradas e há espetos abaixo. Mas há uma plataforma sólida no canto, mais à esquerda. Atravesse a sala até lá e pegue alguns cartuchos de espingarda (se você não pegou a espingarda na fase anterior, você irá achá-la aqui). Caia para trás e pendure-se na plataforma. Atravesse até que Lara esteja à direita, próxima à parede, então caia e ela estará a salvo. Pegue os pentes para pistola magnum, que contam como o segredo #2. Então ande através dos espetos para a área logo abaixo da entrada. Vá até o lugar marcado então entre suba para a alcova. Desça do outro lado, esquivando-se dos dardos. Continue subindo as escadas para “acordar” a tumba. No centro, em um pedestal, está uma parte do artefato que você estava procurando. A múmia da esquerda não incomodará Lara, mas ela não conta como uma das mortes se você atirar na pobrezinha. Pegue a primeira parte do Scion e o teto começa a desabar. Vá rumo ao portão, que abrirá assim que você se aproximar, e corra descendo a rampa. Continue correndo em ziguezague através da grande sala (cuidado! Pedaços do teto vão cair) e pelo corredor do lado oposto (por onde você começou a fase). Entre à direita da grande bola de pedra e suba pelo corredor rumo ao lago. Larson (o lacaio da loira Jacqueline Natla, da abertura filme) está esperando do outro lado do lago, e ele não está muito feliz em ver Lara. Se você não estiver disposto a completar toda a fase, você pode atirar nele escondendo-se na entrada do corredor. Se você quer todos os itens, pule na água e comece a nadar.

6. Desça e vá à direita: há um túnel sob a água (não, ele não estava lá quando você jogou a fase anterior). Dentro dele há uma pequena sala onde você pode ir à superfície para respirar e pegar o segredo #3, um kit médico grande e pentes para pistola magnum. A seqüência final da fase é para deixar qualquer um paranoico. Nade de volta para o lago e vá à superfície pela esquerda, próximo onde Larson está. Corra passando por ele (usando um kit médico no caminho, se necessário, pois ele é bom de pontaria) pulando sobre a pedra em frente, sem parar de correr; vá para cima das rochas como se você estivesse voltando para o vale. Continue a caminho da parede, suba e encontre um kit médico grande.

7. Você não pode ir mais adiante (a entrada do vale está bloqueada), então retorne para a abertura da caverna, na qual Larson está, e você pode atirar nele até que ocorra um corte de cena. Lara pergunta a Larson qual a razão de sua atitude e ele diz a ela que a parte do Scion que ela carrega é apenas uma de três e que Natla pagou a Pierre DuPont para encontrar o restante do artefato. Larson recusa-se a cooperar dizendo algo mais e, quando ele tenta pegar sua arma, Lara o põe a nocaute e tenta achar as respostas para suas próprias perguntas.

5 – St. FRANCIS’ FOLLY

Primeiro, um filme: Lara invade o prédio da Natla Technologies no meio da noite. Subindo através do cabo de uma cabine. Lá, ela localiza um livro de anotações. Nele, Lara lê sobre a tumba de Tihocan, um dos três lendários soberanos do continente perdido de Atlântida. De acordo com o livro, a tumba encontra-se abaixo das ruínas de um mosteiro, e o obscuro escritor – presumivelmente um monge, refere-se a uma “Loucura de São Francisco.” O livro também revela como Tihocan perdera seu pedaço do Scion, um poderoso objeto dividido entre os três soberanos. A seguir, Lara viaja para desvendar a “Loucura de São Francisco”, aparentemente em algum lugar da Europa Mediterrânea. Ela escala uma montanha para chegar à construção. Do lado de fora ela encontra um acampamento. Olhando para uma lata vazia, ela resmunga, “Pierre, seu ninho de vermes!”

1. Entrando na fase, saque as armas pois 2 leões imediatamente atacarão, vindo dos blocos à frente. Você pode usar a espingarda aqui, porém você precisa avançar um pouco para que eles se aproximem e vai ser preciso dar muitos tiros em cada um, então você precisará atirar logo que Lara aponte para o primeiro leão. Você também pode pular para cima da plataforma baixa à direita e matar os leões sem arriscar-se. Continue em frente e vá à direita. Você verá um bloco móvel em uma canaleta com dois ômegas (a letra grega, ômega (W), que lembra uma ferradura) no piso. Puxe o bloco uma vez para o ômega mais próximo. A “câmera” que acompanha Lara irá mostrar a porta no topo do balcão atrás de você (você ainda precisa acionar uma alavanca para abrir aquela porta, mas a alavanca não funcionará se você não mover este bloco para cá primeiro). Então empurre o bloco duas vezes para o outro ômega. Este abre a porta no topo da elevação logo à frente. Empurre o bloco mais uma vez, posicionando-o próximo ao pilar à esquerda (você irá escalar este pilar mais tarde). Vá para a porta que você abriu no fundo da sala, acima da elevação. De armas em punho, dê um passo para dentro desta nova sala. Não entre ainda. Pisando no piso pressionável, com o desenho do ômega, a porta atrás de você fechará. Você ouvirá sons de gorilas vindo lá de dentro. Você pode matar um dos 2 gorilas da entrada, se você esperá-lo descer as escadas da esquerda. Agora entre na sala. Se você pular em cima do piso pressionável, a porta ficará aberta. Mate o segundo gorila antes que ele desça da plataforma à direita.

2. Se você não pisou no piso pressionável e a porta estiver fechada, suba as escadas para a plataforma à direita. Acione a alavanca para abrir a porta. Puxe a alavanca no centro da parte mais baixa da sala e aquela porta acima do fim da sala anterior se abrirá. Esta alavanca libera outro gorila que aparece de algum lugar da elevação à esquerda. Mate-o antes dele descer as escadas. Agora saia cautelosamente para a sala com os blocos. Saque as pistolas e prepare-se para atirar em Pierre DuPont, que estará espreitando entre os blocos. O mais importante é usar somente as pistolas para guardar sua munição e evitar perder muita energia; você não matará Pierre, ainda. Você pode usar a porta para se proteger, olhando para fora uma vez ou outra para desviar a atenção dele. Se você correr para cima dele atirando, após ele ter atirado, você deve perder um pouco mais de energia, mas ele desaparecerá mais rapidamente. Ele reaparecerá mais vezes, mais tarde. No fim da Fase 9 (Tumba de Tihocan), você finalmente será capaz de acabar com ele de uma vez por todas. Quando ele for embora, vá para o bloco móvel e suba nele (primeiro tenha certeza de que você o empurrou sobre a marca do lado da sala dos gorilas e da alavanca). Dê um pulo perpendicular para agarrar o pilar mais próximo (os comandos para este pulo podem ser um pouco complicados se você não praticou. Ande com Lara à direita até a borda do bloco, então aperte ação+pulo+para frente em uma sucessão rápida apertando ação no final Lara segura a borda do bloco). Suba. Vire à esquerda, ande até a borda, e dê um pulo correndo para agarrar o próximo pilar. Suba. Ande até o canto esquerdo e alinhe Lara de frente para a saliência em frente à entrada logo adiante. Dê outro pulo correndo para alcançar esta saliência. Dentro estão alguns blocos angulares e uma abertura logo acima. Você precisa fazer uma complicada sequência de pulos para subir. Para fazê-lo de forma mais fácil, há um diagrama (abaixo). As áreas estão marcadas com letras nas descrições para que você as siga. Você provavelmente pode fazer tudo sem o desenho, mas a ajuda visual deve ajudar. Aqui está como fazer: assim que você entrar na sala, há um bloco angular que está à sua esquerda (A). Posicione Lara na entrada da sala, de frente para o bloco angular, com seu pé esquerdo alinhado ao desenho de pequenos triângulos (no piso) que se estendem sobre a entrada (eles estão marcados com a linha vermelha no diagrama) Ande para frente o mais próximo possível rumo ao bloco angular.

3. Tome impulso e aperte ação. Aperte pulo+para frente, então novamente para frente enquanto aperta ambos, ação e pulo. Lara pulará para frente no bloco angular (A), movendo-se para trás no bloco angular atrás de você (B), vire de frente descendo a inclinação e pule para agarrar a saliência acima. Aperte pulo de novo e aperte para frente para subir ao nível do meio. Aqui você encontrará mais 2 blocos angulares-um mais baixo à esquerda (C), um mais alto à direita (D). Posicione Lara de frente ao meio do bloco mais baixo com suas costas para o bloco mais alto. Aperte ação e aperte pulo+para frente. Aperte para frente enquanto segura pulo e ação, e Lara pulará para frente no bloco angular (C), mova-se para trás no bloco mais alto (D), então pule para frente para agarrar a saliência acima (F). Suba para o nível de cima. Este é o segredo #1, que inclui um kit médico grande e cartuchos de espingarda. Evite as lajotas quebradas no canto (E). Para descer em segurança caia de costas, agarrando a saliência por onde você subiu no elevado (F). Saia para a saliência e dê um pulo correndo para alcançar o pilar quadrado mais à direita. Vire à direita e dê um pulo perpendicular para o próximo pilar mais baixo. Vire à esquerda e ande até a borda deste pilar (o bloco móvel deverá estar atrás de você agora). Dê um pulo para agarrar o pilar mais alto adiante. Suba e pegue o kit médico grande. Agora dê um pulo correndo para uma saliência marrom-dourada junto à parede. Você precisa continuar indo por cima, pelas saliências no alto da sala até o balcão com uma porta no fim, a qual você abriu anteriormente. Entre nesta porta e continue para deslizar por uma grande inclinação. Há uma sala secreta do lado oposto, no final desta inclinação, a qual é muito difícil de alcançar. Há dois modos de chegar lá. Um não é mais fácil que o outro. Se você está jogando do PC, salve seu jogo aqui. Então (1) deslize descendo a inclinação de frente. Pouco antes de chegar ao fim aperte pulo então Lara salta para cima e cai na rampa menor logo abaixo. Deslize e, pouco antes do fim, aperte pulo e ação, então Lara pulará da pequena rampa e agarrará a soleira da porta do lado oposto da sala. Aí é só subir. Ou, (2) deslize descendo de frente para a inclinação (de costas). Aperte ação então Lara agarra o fim da inclinação.

4. Aperte ação para cair na inclinação menor, logo abaixo. Então dê um pulo de costas e Lara se moverá para trás na rampa, caindo na entrada da sala secreta. Pegue o kit médico pequeno e os cartuchos de espingarda, o segredo #2. Vá para a pequena alcova e desça na sala abaixo. NÃO USE AQUELA ALAVANCA AINDA. Ao invés disso vá para a abertura acima da água e atire no crocodilo. Pule na água, dê meia-volta e nade para frente para uma pequena abertura no teto. Saia e pegue alguns cartuchos de espingarda. Este é o segredo #3. Retorne sob a água para a sala onde está a alavanca. Use a alavanca para drenar água e desça. (Se você decidir não pegar o segredo #2 não tem problema!; deslize descendo as rampas caindo na água então nade para frente para uma pequena abertura quadrada. Vá até o segredo #3 e mate o crocodilo através da pequena abertura ou então, para matá-lo, nade para a sala maior onde está a alavanca. Use-a para drenar a água, desça e atire no crocodilo ao aterrissar no seco, se você ainda não o matou.) Vá até o fim do corredor, agora seco, e suba as escadas à direita. Você sairá no topo de uma sala de seis níveis com muitas saliências e elevações. Nesta parte da fase você encontrará quatro alavancas para abrir quatro portas diferentes-nomeadas Thor, Atlas, Neptune e Damocles. Atrás de cada porta há uma armadilha ou inimigo, ao entrar nelas estarão cada uma das quatro chaves necessárias para abrir a saída. Caso você fique desorientado ou esqueça de acionar uma alavanca, você poderá sempre subir e descer entre os diferentes níveis. Aqui está como a sala está estruturada: As alavancas estão todas na estrutura central, as portas ao seu redor. Sexto nível (topo) = porta Neptune. Quinto nível = alavanca Thor. Quarto nível = alavanca Damocles e porta Atlas. Terceiro nível = porta Thor. Segundo nível = alavanca Neptune e porta Damocles. Primeiro nível (fundo) = alavanca Atlas e saída. Dê um pulo correndo para a estrutura no centro, onde você encontrará 3 morcegos. Mate-os e cruze para o outro lado. Desça, encontre e use a ALAVANCA THOR. Pule através da pequena abertura quadrada e mate mais 2 morcegos.

5. Na saliência, através da fenda, está um piso cinza pressionável (ele está à direita quando você está de frente para a alavanca Thor). Ele abre uma porta secreta no primeiro nível (fundo da fase), a qual está programada para fechar após um pequeno espaço de tempo – cerca de 15 segundos (antes de ir para lá, tenha certeza de que Lara está com sua energia completa e salve seu jogo, se você puder). Ande até a borda em frente, do lado oposto ao piso pressionável. Dê um pulo correndo para aterrissar ao lado direito dela. Vire à esquerda, então dê dois passos para trás, apertando ação para cair e pendurar-se na borda. Deixe-se cair para a saliência abaixo. Mova-se para trás desça para o próximo nível. Saque as pistolas e mate os 2 morcegos que atacam, enquanto continua correndo (ou correndo e pulando para chegar ao chão) à frente da grande saliência. Continue correndo até que você caia para o próximo nível, o mais baixo, e corra através da porta programada. Dentro está o segredo #4, um kit médico grande e pentes para pistola magnum (NOTA: Você pode descer sem matar os morcegos no caminho, mas eles estarão esperando quando você sair). Saia da sala secreta e vá para o outro lado da estrutura central para encontrar a ALAVANCA ATLAS. Puxe-a. Suba os degraus até o fim. Pule em linha reta para agarrar a saliência e suba. Ande até o fim desta saliência. Através da saliência, vá à direita e você deve ver alguns pentes para pistola magnum. De armas prontas, pule através da fenda, mate o morcego, e então pegue os pentes de balas. Dê meia-volta, vire para a saliência à direita, e dê um pulo e para agarrar a borda de estrutura central. Suba, então vá para a esquerda para encontrar e puxar a ALAVANCA NETUNO. Dê um pulo da estrutura central para o topo dos degraus à direita da PORTA DAMOCLES (que ainda está fechada). Na saliência acima da porta há um kit médico grande. Pegue-o agora, porque mais tarde, quando você voltar aqui, Pierre provavelmente estará espreitando sobre ele. Então retorne para o topo dos degraus e vire de frente para a estrutura central. Ande até a borda e dê um pulo para agarrar a borda do outro lado. Suba. Vá para à direita até o final da plataforma e dê um pulo correndo para a saliência. Role, sacando as armas, e mate 2 morcegos. Volte para a estrutura central e vá em frente, indo à direita. Dê um pulo da borda para agarrar a saliência oposta.

6. Suba, vire à direita e suba na próxima saliência. Mate mais 2 morcegos. Vire e tome impulso para voltar para a estrutura central. Suba acima de um bloco do outro lado onde você encontrará a ALAVANCA DAMOCLES. Mate o morcego que tenta atingir a cabeça de Lara, então puxe a alavanca. Vire e vá à esquerda. Através da fenda você verá um kit médico pequeno na saliência. Pule para chegar até ele e então suba. Suba de volta, acima do bloco. Pule para agarrar a borda da abertura na estrutura central e suba para o próximo nível (o quinto). Daqui dê um pulo correndo para o final das escadas em forma de l abaixo e vá à esquerda da porta através da qual você entrou nesta área (ela tem uma pequena pedra brilhante acima.) Mate outro morcego quando você aterrissar, então vá para o topo das escadas. Olhando ao redor você verá a PORTA NEPTUNE. Vá até lá e entre (salve seu jogo se você puder). Pule dentro do reservatório e nade para baixo seguindo a forte corrente que leva você por aquele caminho. Lá há um portão, mas não vá até ele ainda. Ao invés disso, veja uma abertura à esquerda, no pequeno vão logo acima. Nesta alcova está uma alavanca. Puxe-a para abrir o portão e parar a corrente. Se ainda você tiver fôlego, dê meia-volta, nade descendo e vá à esquerda. Para agarrar a CHAVE NEPTUNE, dê meia-volta e nade para frente e então para cima para chegar à superfície do reservatório. Se você estiver com pouco ar após puxar a alavanca, dê meia-volta e nade descendo, indo à direita, então suba para o topo do reservatório, para tomar fôlego. Então mergulhe e desça novamente, nade para frente para pegar a chave e volte para cima. Saia da sala Neptune, pule para a estrutura central e desça dois níveis. Agora que você começou a pegar as chaves, seu inimigo favorito, Pierre, começará a atirar em Lara assim que ela passar pela porta. Tente esconder-se da melhor forma possível, e, se você puder, atire nele pelas costas, lembrando-se de usar apenas as pistolas para não gastar munição neste estrupício. Lá embaixo também estarão 2 leões rugindo e andando ao redor dele (?!), então evite descer para lá até que você tenha matado os leões. Aproxime-se da PORTA ATLAS com as armas em punho. Mate o gorila que vem de dentro. Pise no piso pressionável para abrir o portão então corra através dele. Pegue o kit médico pequeno na fosso à esquerda. Saia do fosso e ANDE para cima da rampa. Uma pedra grande e arredondada começará a rolar descendo rumo a você. Corra para trás, caindo dentro do buraco onde você pegou o kit médico e corra para ficar junto à borda. A grande bola de pedra rolará passando sobre você dentro do fosso. Saia do fosso, suba a rampa, então suba na saliência da esquerda. Suba para a próxima saliência e pegue a CHAVE ATLAS. Desça e saia da sala. Dê um pulo correndo para a estrutura central. Vá para a esquerda e desça para o nível abaixo.

7. Entre na PORTA THOR. Continue vagarosamente descendo até que uma bola azul no teto começa a atirar raios. Note que quando está tudo apagado. os raios somente acertam os trechos mais escuros do piso. Para passar sem perder energia, ande à direita, ficando próximo à parede de trás. Então vire à esquerda de frente à lajota escura mais próxima. Ande rumo a ela e então mergulhe e role (ande+pulo+para frente) para cima do quadrado escuro e corra para dentro da próxima sala. Agora vem a parte dois. No teto está um enorme martelo. Abaixo da cabeça do martelo, um piso pressionável. Posicione-se neste piso até você ouvir um “crack”, então pule imediatamente para trás. O martelo baterá no chão; à sua frente cairá um par de grandes blocos móveis de pedra. Vá para o bloco próximo ao martelo e empurre-o até a saliência e você poderá subir. Siga pela saliência até o próximo bloco móvel. Puxe-o três vezes, então suba nele. Daqui, dê um pulo perpendicular para agarrar o pilar elevado. Suba e pegue o kit médico pequeno. Vire à esquerda e dê um pulo correndo para agarrar a saliência adiante. Suba, entre na alcova e pegue a CHAVE THOR. Retorne para a saliência, tome impulso para agarrar o pilar, e desça para a saliência mais baixa, então para o piso. Repita o movimento de mergulhar-e-rolar para passar a armadilha de raios, e saia da sala. Volte através do mesmo caminho para a estrutura central e desça para um nível abaixo. Pule próximo à PORTA DAMOCLES e corra para dentro rapidamente, para não ser um alvo fácil para Monsieur DuPont. As espadas pendentes do teto da sala Damocles ainda não estão ativas. Passe através desta sala para a outra por dentro da câmara adiante e pegue a CHAVE DAMOCLES. Suba na plataforma acima e pegue os cartuchos de espingarda e um kit médico pequeno. Agora desça e ANDE muito cautelosamente para fora através da sala das espadas. Para ajudar, você pode usar as sombras das espadas no chão para saber onde elas cairão. De qualquer modo, seja cuidadoso porque esta queda não é exata. Preste atenção, ouvindo o som de “swoosh” das espadas caindo, e fique próximo às paredes e pilares, e você sairá sem erro. Quando você sai, Pierre estará pronto para atirar. Atire nele com as pistolas, ficando acima dele o melhor que você puder, até que ele desapareça. Então mate os 2 leões antes de descer. Use suas 4 chaves nas fechaduras da parede e saia da fase.

6 – COLOSSEUM

1. Siga a passagem até que esta se abra para uma caverna com um reservatório. Atire no crocodilo, então pule na água e nade descendo à frente e à esquerda. Vá à superfície na próxima área – uma grande caverna com uma construção, presumivelmente a entrada para o Coliseu. Um leão está esperando próximo à construção. Se você puder vê-lo da água, espere que vá para trás da construção antes de sair, então saia da água e mate-o quando ele atacar. Vá rumo ao lado esquerdo da construção e mate outro leão que corre em sua direção. Então vá para dentro do coliseu. As escadas à direita levam a um beco sem saída.

2. Quando você começar a subir as escadas da esquerda, um terceiro leão ataca pulando em você, então pule para trás atirando. O portão no topo das escadas não pode ser aberto ainda. Saia e contorne para o lado esquerdo atrás da construção onde você encontrará um pilar de rocha onde você pode subir. Do topo das rochas, pule para a saliência que contorna a construção. Ande nesta saliência, a mais baixa de todas, caminhando para a frente da construção indo até o fim dela, à esquerda, para pegar um kit médico grande atrás de uma coluna. Siga pela saliência, voltando para trás da construção. Suba no bloco baixo, dê meia-volta e pule para agarrar uma saliência mais alta. Suba e siga por esta saliência, voltando à frente da construção. Dê um pulo correndo através da fenda na saliência e continue até o fim. Então pule diagonalmente para um lugar plano à direita. Desça e vá à esquerda: você verá a entrada de uma caverna bem pequena. Você chegará lá daqui a pouco, mas primeiro vamos pegar um item. Olhe à frente e um pouco à direita. Viu um quadrado na abertura da caverna na parede do lado oposto? Este é o lugar aonde você deve ir. Deslize descendo as rochas de cima e ande para frente e à direita da área plana. Agora você deve ver um bloco quadrado plano, logo abaixo, vá até os blocos angulares acima e à direita; adiante à direita há outro lugar plano. Dê um pulo correndo sobre o canto mais baixo dos blocos angulares indo para o lugar plano adiante. Ande para frente vá para o canto direito então dê um pulo em linha reta para aterrissar próximo à entrada. Entre e pegue alguns cartuchos de espingarda, o segredo #1. Para retornar para a caverna pequena, primeiro ande no bloco à frente da porta. Vire, vá à direita e suba em mais um bloco alto. Daqui, dê um pulo correndo para o bloco plano próximo à entrada da caverna. Se você errar e deslizar descendo pelas rochas, suba na construção novamente, por trás, pelo canto e siga até a última saliência por trás, até o final. Agora é só descer dentro da caverna.

3. Vá até a borda do fosso e atire nos 2 crocodilos. Desça dentro do fosso para pegar o kit médico pequeno. Volte para trás e suba pelo canto direito onde há um bloco baixo. Vire à direita e localize a fenda na parede logo acima da cabeça de Lara. Pule para agarrar a fenda, então atravesse agarrado indo à direita. Na metade do caminho sobre o fosso, suba para uma caverna. Este é o segredo #2, a recompensa: mais cartuchos de espingarda. Volte para a saliência, caia para trás e pendure-se, então continue atravessando à direita até que você chegará do outro lado. Siga o túnel até que você possa cair na entrada do Coliseu.

4. Agora você está do outro lado do portão por onde você veio no início da fase. Uma alavanca aqui abre o portão, mas, se você não precisa voltar para o começo da fase, você não precisará usá-la. Suba as escadas e prepare-se para outro confronto com Pierre. Quando você despachá-lo, olhe para baixo, dentro da arena. Você deve matar o gorila e os 2 leões antes de descer lá. (NOTA: Se você está querendo todas as mortes e pegou o segredo #1, você pode entrar nas próximas duas salas. Consulte o passo-a-passo abaixo, para mais detalhes.) Desça para a arena e vá para o canto nordeste, onde você encontrará uma entrada que conduz para uma rampa. Apronte as armas, deslize descendo e mate os 2 leões no fundo.

5. Puxe as 2 alavancas. Uma abre a saída, a outra um portão do outro lado da arena. Siga o corredor para um fosso dentro da arena. Mais três leões terão sido libertados. Você pode matar um ou dois do fosso esperando que eles se aproximem da borda. Se necessário, suba na borda para eles aproximarem-se, e então desça. Pule em linha reta para cima e para baixo, com as armas na mão, até que as pistolas mirem em um deles e continue pulando e atirando até que estejam mortos. Quando as coisas estiverem um pouco mais a seu favor, suba e mate o último leão ou os dois últimos, se for o caso. Cruze para um pilar de rocha marrom no canto sudeste. Outro leão atacará, mate-o e vá para trás das rochas para o portão que você abriu. (NOTA: Leia as instruções abaixo para decidir qual caminho você acha mais fácil ou mais difícil para passar a próxima área.) Entre deslizando pela rampa para uma sala com dois portões e uma porta. Existe uma ordem para sair, e você precisará fazer uma complicada série de passos. Vá para dentro da alcova mais à esquerda com o piso cinza pressionável no canto. Posicione-se sobre o piso: ele abre os dois portões. Ao sair de cima do piso, você terá cerca de 10 segundos até os portões fecharem novamente. Corra e pule para atravessar o portão da direita. Pegue o kit médico pequeno.

6. Pise no piso pressionável para abrir o portão e corra para fora. Agora a parte complicada: salve seu jogo, se você puder. Posicione-se no primeiro piso pressionável. Quando você estiver pronto, corra e pule para frente e vá à esquerda através do portão. Acione a alavanca para abrir o terceiro portão dentro da outra sala. Use o botão de olhar para ver a perspectiva de Lara por trás, então role, e corra para fora indo à esquerda, através do outro portão. Atravesse o terceiro portão dentro do corredor. Agora você pode retomar seu ritmo. Puxe esta alavanca para abrir a porta de saída. Agora pise no piso pressionável para abrir o portão e vá para a saída (se você ficar preso em uma ou outra sala, apenas pise no piso pressionável para abrir o portão, corra para fora e comece tudo novamente. Ou recarregue o jogo se você o salvou aqui). Continue descendo para o fosso com espetos, ande cuidadosamente através dos espetos, entre à esquerda e suba pelas rochas até o topo. (*NOTA: Há outro caminho para passar por esta masmorra. De fato, você não precisa ir para a sala com os 2 leões no fundo. Ao invés de escorregar para lá, desça dentro da sala com os portões, vá para a borda (sul) do fosso com espetos, caia e pendure-se acima deles. Vá agarrado à esquerda, indo com Lara até a metade do caminho (você deve ver a sua sombra no chão entre os espetos).

7. Desça a salvo e continue. Uma vez no topo do pilar de rocha marrom, suba para encontrar uma caixa de cartuchos de espingarda. Suba, mais uma vez, e desça indo para a frente da rocha achatada. Dê um pulo correndo para o outro pilar de rochas. Ande para cima, para a rocha plana no canto da construção e dê um pulo correndo para agarrar a borda do balcão adiante. Suba e apronte as armas. Mate os 2 gorilas lá dentro. Note a fechadura e a cerca à direita, desça até uma porta fechada. Você voltará aqui mais tarde. À esquerda desta sala está um bloco móvel cinza.

8. Puxe-o duas vezes, pegue o kit médico pequeno atrás dele e acione a alavanca, a qual abre a porta para uma sala no canto sudoeste da arena. Dê um pulo perpendicular do balcão voltando para o pilar de rocha, então deslize descendo para chão. Vá para o canto sudoeste da arena e suba para a área dos espectadores usando o bloco junto à parede. Mate 2 morcegos na antessala, então vá pela porta que você já abriu. Corra para frente dentro do fosso, e uma pedra grande e arredondada passará sobre sua cabeça. Suba e pule para agarrar a borda oposta do fosso. Vá para a sala no topo da rampa e acione uma alavanca para abrir a porta da sala no canto noroeste da arena. Deslize de costas, descendo pela rampa, para agarrar a borda e cair para trás dentro da antessala abaixo. Saia da sala pronto para outro tiroteio com Pierre. Desta vez ele tem um leão com ele.

9. Quando o leão estiver morto e Pierre sumir de novo, continue para a sala noroeste, próxima à área dos assentos quebrados. Mate mais 2 morcegos na antessala, então siga a passagem para uma pequena sala adiante. No topo desta sala, atrás de uma porta programada, está uma sala secreta. Para entrar nela é preciso dar uma difícil série de pulos. Abaixo há um diagrama, o qual eu espero torne tudo um pouco mais fácil. As áreas citadas na dica estão marcadas com letras nas descrições que seguem. Você provavelmente pode fazer tudo sem o desenho, mas a ajuda visual deve auxiliar. Primeiro, tenha certeza que o volume dos efeitos de som está no máximo, então você pode ouvir uma porta abrir e fechar logo acima. Posicione Lara junto ao primeiro pilar da esquerda com suas costas para a entrada e seu pé esquerdo no meio da base do pilar (A).

10. Parado neste lugar a porta secreta se abrirá. Ajuste Lara de frente para a plataforma quadrada à sua frente (B) (salve seu jogo se você puder). Agora, dê um pulo para aterrissar na plataforma baixa (B). Pule de lado para a direita, caindo na próxima plataforma (C), continue apertando o botão de pulo, e pule para trás, indo para a próxima plataforma (D), pule de lado à esquerda, indo para a plataforma (E) e depois para frente, alcançando a última plataforma (F) (não solte o botão de pulo até chegar ao final). Se você fez a sequência corretamente e fez os pulos em uma sequência rápida, ao chegar na saliência de frente para a porta secreta (F), a porta ainda estará aberta e você poderá entrar correndo nela. Este é o segredo #3, o qual consiste em duas MAGNUMS, 2 kit médico grandes e alguns pentes de balas para uzi. Pegue tudo e saia (a porta abre automaticamente). Antes de descer, dê um pulo correndo para a plataforma da esquerda, onde está a alavanca. Use-a para abrir a porta no canto nordeste da sala. Para descer, dê um pulo correndo para a plataforma próxima à porta. Ande até a borda e dê um pulo para a plataforma abaixo (E). Vire à esquerda, ande até a borda, e dê outro pulo descendo para a próxima plataforma (D). Pendure-se e caia para o chão.

11. Vá para a sala no canto nordeste da arena. Salte dentro da entrada que você abriu. Use a alavanca para abrir a porta na sala atrás do balcão com os gorilas. Pule no reservatório e siga a passagem sob a água até que você possa ir à superfície. Saia da água e pegue o kit médico pequeno. Encontre um bloco móvel e empurre-o duas vezes. Contorne-o pelo lado direito e puxe-o uma vez para entrar numa alcova. Dentro está uma CHAVE ENFERRUJADA. Pegue-a e nade de volta para a sala anterior, então saia. Agora há outro gorila na arena. Mate-o, desça, e volte para a sala com o balcão. Vá para a sala de trás, através da porta que você abriu, e pegue outro kit médico pequeno. Retorne para a sala principal com a fechadura. Se você quer todas as mortes, você pode atirar em mais 2 gorilas que estão correndo logo abaixo do balcão, na arena. Quando você estiver pronto para sair, use sua chave na fechadura para abrir o portão.

12. Pule na água e desça nadando, vá em frente e para cima para uma pequena abertura quadrada onde você pode sair da água. Seja rápido para evitar o crocodilo que está nadando e você poderá matá-lo de dentro desta pequena sala. Puxe a alavanca para abrir o portão no fim do túnel sob a água. Nade através dele para sair da fase.

7 – PALACE MIDAS

1. Comece nadando e vá à superfície no tanque decorado com golfinhos e saia da água. Saque as armas e vá pela entrada da esquerda (você pode entrar em frente, mas aqui você encontrará alguns gorilas. Se você for à esquerda, ao invés disso, você pode matá-los de cima mais tarde). Um crocodilo espera no corredor. Mate-o e continue para a base da escada. Não suba ainda. Ao invés disso vire à direita e siga o corredor para uma construção alta com muitas alcovas. Avance vagarosamente à esquerda com as armas em punho. Quando entrar na sala volte e suba na inclinação mais próxima enquanto atira nos 2 leões que surgem de uma das alcovas. Quando eles estiverem mortos, avance à esquerda de volta à alcova escura. Mate 4 morcegos lá e pegue um kit médico pequeno (ouviu a água correndo? Esta estrutura é um aqueduto. Você irá para o topo mais tarde, por cima). Dê meia-volta e volte pelo corredor por onde você veio. Passe direto pela entrada e continue até o final da sala. Lá é um beco estreito que esconde um gorila e 2 conjuntos de pentes para pistola magnum. Quando você pegá-los, retorne pela passagem para a base das escadas. Suba a escada, vire à esquerda e avance para a grande sala. Mais três gorilas precisam de sua atenção. Você pode atirar neles da entrada, avançando para atraí-los ou então voltando para trás. Quando todos os macacos estiverem mortos, entre na sala. Sala com 5 alavancas: Aqui você verá alguns pilares quadrados elevados, uma plataforma alta com 5 alavancas, e algumas portas. Note as inscrições acima das portas. Cada um tem uma série de cinco letras Gregas – uma diferente combinação de ômegas (W) que parecem com ferraduras, que significam alavanca para cima, e ípsilons (U), os quais significam alavanca para baixo, para abrir cada porta. Cinco símbolos, cinco alavancas. Agora você deve subir para chegar até estas alavancas. Cruze a sala à direita até o final. Aqui você encontrará o pilar mais baixo, no qual você pode subir. Dê um pulo correndo para o próximo pilar, então outro pulo correndo para a saliência acima da porta da esquerda.

2. Siga a saliência até o fim e dê um pulo correndo para agarrar a saliência oposta. Suba e pegue alguns pentes para pistola magnum e um kit médico pequeno. Desça. Retorne para o pilar mais baixo, suba, pule para o segundo pilar, então dê outro pulo correndo para o terceiro. Daqui, dê um pulo correndo para agarrar o topo do próximo pilar. Suba e dê um pulo para o quinto e um pulo correndo para agarrar o último. Agora, a plataforma com as alavancas deve estar à sua direita. Antes de pular para lá, olhe para cima para o topo da estrutura branca de pedra acima. *Veja que kit médico grande, mas e como chegar lá em cima? Bem, você não pode chegar lá sem trapacear. Aqui está como: pule para a saliência de pedra branca. Dê meia-volta e ande até a borda. Movimente Lara para a esquerda o mais próximo possível do outro bloco branco até que a ponta dos seus pés esteja na borda deste bloco. Então vire-se 45 graus rumo à plataforma com as alavancas. Pule em linha reta para cima e desça no mesmo lugar repetidamente e Lara movimentar-se-á lentamente para frente. Em um certo ponto crítico, ela repentinamente voará para cima, para o topo do bloco. Por quê? Como Lara movimenta-se lentamente para frente, o programa interpreta sua posição como sendo DENTRO do bloco. Você sabe isto não pode ser verdade, então o “correto” seria recolocá-la no topo do bloco. Este é um bug no jogo, mas aparentemente os programadores fizeram-no para ser explorado, ou eles não teriam colocado coisas lá em cima. Não é mesmo? Caia para trás, pendure-se e desça, pule para cima do pilar quadrado e depois para a plataforma com as alavancas. Você pode explorar as áreas atrás das portas em qualquer ordem que você quiser. Eu sugiro que você tente a mais difícil primeiro. Então, se você não tiver sucesso, você pode ir para as outras salas e tentar esta mais tarde, novamente. Aproxime-se da primeira alavanca e então posicione as alavancas, da esquerda para a direita: para baixo, para cima, para cima, para cima, para cima (YMMMM).

3. A porta abaixo, próxima ao pilar mais baixo abre-se. Vá descendo pelas escadas no meio da plataforma e use a alavanca para abrir o portão. Agora você não tem que pular pelos pilares para voltar aqui de novo. Sala das Tochas (primeira barra de ferro): Entre na porta que você abriu. Agora você está de frente a um reservatório e cinco pilares quadrados com tochas no topo. Parando no piso à frente da primeira tocha as chamas apagam. Você terá 10 segundos para ir para o outro lado. Aqui está como: Primeiro, mate os 3 ratos nadando no tanque. Então se você cair nele – e você provavelmente cairá muitas vezes – eles não irão atacá-lo quando você nadar de volta para recomeçar. Salve seu jogo, se você puder. Posicione os pés de Lara na linha marrom de frente para o primeiro pilar, bem de frente ao meio do próximo pilar. O timer não começa a contar até que você passe pela linha, então vá para frente. Agora, aperte para frente, então pule, e aperte ambas as teclas para dar uma difícil série de pulos correndo de pilar para pilar. Use as teclas esquerda e direita para virar Lara no ar então ela cairá em cada pilar de frente na direção que ela precisa correr. No quarto pilar mantenha-se apertando para frente e pulo até que consiga pular e então aperte ação no ar para agarrar a borda do último pilar. Suba e corra antes das chamas o mais rápido possível. Se você fizer isto no ponto onde você pode agarrar o último pilar e as chamas recomeçarem quando você estiver para subir, tente esta dica: vá para um canto do pilar antes de subir, corra pela borda e, se Lara pegar fogo, imediatamente salve seu jogo.

4. Recarregue e Lara perderá alguma energia, mas ela não irá longe se estiver em chamas. Pegue a barra de ferro – a primeira de três que você precisará encontrar para terminar a fase. Pule na água, nade de volta para as escadas e saia da sala. Outro gorila estará espreitando. Mate-o e retorne para a plataforma das alavancas. Sala dos Espetos (segunda barra de ferro): Agora arranje as 5 alavancas para a inscrição acima da porta à direita da entrada: MMYMY – da esquerda para a direita, para cima, para cima, para baixo, para cima, para baixo. Descendo e entrando na sala, tomando cuidado para andar através dos espetos. Vá através da abertura à direita e localize o bloco móvel atrás da rampa. Puxe-o duas vezes então vá por trás dele e use a alavanca que está lá para erguer os pilares cinza na sala com os espetos. Suba pela rampa e vá até o topo. Pule para o pilar mais próximo. Pule de pilar em pilar no sentido anti-horário ao redor a sala (pule correndo sobre todas) até que você esteja de frente a uma abertura de uma pequena sala. Ande até a borda do pilar, dê um pulo para a entrada e imediatamente pule para trás de volta ao pilar. Mate o gorila e volte para esta sala para recuperar a segunda BARRA DE FERRO. Tome impulso para o pilar, então dê um pulo correndo sobre os espetos para uma área plana sem espetos no piso.

5. Retorne para a plataforma das alavancas. Sala de Areia/atalho para o templo (terceira barra de ferro): Arranje as 5 alavancas para a inscrição acima da porta à esquerda da entrada: MMYYM-da esquerda para a direita para cima, para cima, para baixo, para baixo, para cima. Vá pela porta, ao redor do pilar no centro da sala e entre na sala de trás. Vire à direita e desça as escadas. Encontre o bloco móvel e puxe-o uma vez para causar um desabamento no teto da sala acima. Volte pelas escadas então continue em frente para subir até o segundo conjunto de escadas que levam a uma abertura acima da sala, agora cheia de areia. Dê um pulo da entrada para o lugar plano logo abaixo e vá à direita. Daqui dê um pulo correndo para agarrar o pilar quebrado. Suba e então dê outro pulo correndo para o lugar plano mais elevado, à direita. Mais dois pulos irão levar você para o lugar plano à direita da porta, então entre. Suba nas rochas à direita até que você chegue a uma entrada sobre o reservatório do aqueduto. Mate os 2 morcegos e os 2 gorilas deste lugar. Você provavelmente também poderá matar outro gorila correndo na sala logo abaixo da saliência. Pule para o caminho ao redor do aqueduto (quando você olhar para baixo, você perceberá que agora está no alto, acima da área onde você matou os leões anteriormente). Lá estão também 2 crocodilos, na água, mais à direita. Você precisa matá-los, para isso mergulhe e saia da água para atraí-los. Quando os crocodilos estiverem fora do caminho, nade através do túnel sob a água no fim do aqueduto e vá à superfície em uma pequena caverna. Saia da água à direita, vire, vá à esquerda e suba nas rochas.

6. Ande para frente (com o reservatório à sua esquerda) até que Lara não consiga mais avançar. Pule para cima do bloco angular e imediatamente pule novamente para aterrissar nas rochas à frente. Daqui você deslizará descendo para uma lugar plano no canto. Vire vá à esquerda e deslize descendo para pegar os pentes para pistola magnum e um kit médico pequeno, os quais são o segredo #1. Retorne para o norte, no fim do aqueduto por onde você entrou nesta área. Desça dentro do buraco com o kit médico pequeno, cartuchos de espingarda e pentes de bala para uzi. Este é o segredo #2. Se você não tiver matado o terceiro gorila de cima, faça-o agora pulando para cima e caindo até que você o tenha na mira das pistolas, então continue pulando e atirando até que ele esteja morto. Então dê um pulo para sair do fosso. Vá pelo canto, passe as duas aberturas à direita, e pegue outro kit médico pequeno em uma das alcovas escuras adiante. Retorne para as aberturas e pule da abertura esquerda para a construção à sua esquerda. Mais dois gorilas esperam aqui-um na segunda alcova, outro na penúltima. Seja cuidadoso: ande até a borda de frente à parede de rocha oposta. Posicione Lara de frente para o lado direito da fenda próximo a um kit médico grande. Dê um pulo correndo para agarrar a parte plana da saliência, suba e pegue o kit médico. Então caia para trás para agarrar a saliência e atravesse todo o caminho à esquerda. Caia para o bloco plano e role, sacando as armas, para matar os 2 morcegos. Dê um pulo correndo através da fenda para o corredor escuro escondido bem no fim. Siga esta passagem em ziguezague, correndo para cima em uma série de rampas, então escale os blocos até que você saia em uma caverna com uma área com 4 pisos quebrados. Corra através das lajotas para o nicho com o kit médico grande.

7. Então dê um pulo diagonal à direita para aterrissar no chão sólido adiante. Se você cair nos pisos, você cairá no tanque no fim do aqueduto e terá de subir por todo o caminho de volta até chegar aqui. Deslize descendo a rampa, desça para uma área logo abaixo, então desça pelas rochas para sair na saliência acima do reservatório do início da fase. Siga pela saliência sobre o reservatório, atirando no leão que surge no caminho. Entre na caverna no fim da saliência. Continue até uma abertura do lado esquerdo onde você pode subir para outra saliência. Seja cuidadoso: não caia ou você terá de recarregar seu jogo ou fazer todo o caminho por trás para chegar a este ponto. Mate os 2 gorilas de cima. Vire à direita e dê um pulo correndo para a próxima saliência. Entre na caverna com um reservatório. Nade para frente rapidamente, esquivando-se do crocodilo, até que você possa ir à superfície para matá-lo. Dê meia-volta, volte para a caverna e suba pelas rochas até uma abertura. Mate 2 morcegos e então pule para cima do teto do templo. Cruze o teto e pegue a terceira BARRA DE FERRO. Agora você será capaz de matar os 2 leões e os 2 gorilas do teto antes de descer de costas. Se você não quer esperar que os gorilas se mostrem, você pode pendurar-se no teto para que eles se aproximem, ou desça pulando nas rochas do lado direito do templo para matá-los em segurança. Quando tudo estiver limpo, aproxime-se do templo, pegue o kit médico grande e entre (a porta abre automaticamente). Siga pelo corredor até uma alavanca e use-a para abrir o portão de um jardim próximo ao reservatório da entrada. Saia do corredor e continue descendo para a próxima sala. Pule para cima de um dos blocos para matar os 3 gorilas correndo por aqui. Continue até a entrada do outro lado, vire à direita no reservatório por onde você entrou na fase e desça para chegar ao portão que você abriu. Jardim/Midas: Mais dois gorilas espreitam no jardim. Mate-os e então encontre uma alavanca na parede à esquerda, atrás de uma pequena árvore. Use-a para abrir um portão logo acima, também do lado esquerdo do jardim. Entre vagarosamente. Quando você virar poderá ver uma par de lâminas que abrem e fecham começando a trabalhar. Ande com Lara devagar parando bem próximo às lâminas.

8. Ouça os sons que elas fazem. Acontecem dois “clangs” quando as lâminas batem juntas, então elas começam a se separar. Dê um pulo passando pelas lâminas assim que você ouvir o segundo “clang”. Do outro lado está o segredo #3. Pegue as coisas ao redor da sala-pentes para pistola magnum, cartuchos de espingarda e um pequeno kit médico pequeno. Saia passando pelas lâminas do mesmo jeito que você veio. Cruze o jardim de volta para o outro lado. Suba na saliência baixa, dê meia-volta e ande até a borda. Então dê um pulo para agarrar a borda do teto. Suba, pegue o kit médico grande e entre no corredor atrás do teto. Aqui você encontrará a estátua do Rei Midas, agora em pedaços. Se você quer parar, salve seu jogo primeiro. Então, apenas por diversão, pule na mão de Midas. Recarregue o jogo e desta vez use a mão mágica para mudar as barras de ferro que você coletou em ouro (fique ao lado da palma de Midas e “use” as barras de ferro assim como você usaria uma alavanca). Pegue suas de barras ouro e retorne através do jardim, à esquerda e para cima da rampa, então subindo as escadas para a sala das 5 alavancas. Mude as alavancas para a inscrição acima da última porta: YMMMY – da esquerda para a direita, para baixo, para cima, para cima, para cima, para baixo. Vá para a porta, a qual está abaixo do lado direito do balcão. Entre com as armas em punho e mate o leão que ataca. Suba para o topo das escadas e vá ao balcão para pegar alguns cartuchos de espingarda. Então chegue à metade do caminho de trás desça pelas escadas para a entrada. Entre, coloque suas barras de ouro nos nichos dentro das alcovas e saia da fase.

8 – CISTERN

1. Caia na sala abaixo e mate um grande e nojento rato. Encontre o bloco móvel e empurre-o duas vezes para dentro da próxima sala. Vá para o lado e empurre-o para baixo de uma alavanca. Suba e acione a alavanca para abrir um alçapão logo abaixo e uma porta prata do outro lado da sala, libertando mais 2 ratos. Mate-os de cima, então desça e pegue um kit médico grande na pequena sala atrás da porta prata. Desça através do alçapão e saia na sala abaixo em uma saliência sobre uma enorme sala com um reservatório. Não desça ainda. Primeiro de uma olhada a seu redor. Acima do outro lado da sala (norte) está um balcão com grades em ambos os lados. No piso da sala, na mesma parede onde está este balcão, há uma pequena porta de metal fechada. À esquerda (oeste) estão duas saliências com outras duas portas de metal fechadas. Abaixo e adiante delas, também do lado oeste, está outra pequena porta de metal, no piso da sala. À direita (leste) está um balcão mais alto, abaixo está um caminho em forma de U com um pilar quadrado em um canto. Do mesmo lado, também está uma abertura com uma rampa abaixo dela que desce para o reservatório e está ladeada por duas gárgulas. No canto sudeste (à sua direita) há uma saliência em forma de L com uma fenda abaixo. Por onde começar? Que dúvida cruel!

2. Ande até o fim da saliência em que você está. Daqui você pode matar os 2 ratos no chão. Pule para o pequeno caminho em frente, do qual você pode matar os 2 crocodilos no tanque. Retorne para a saliência próxima à entrada (você não tem que fazer isto primeiro, mas o livrará de alguma dificuldade mais tarde, quando você entrar no reservatório através de um túnel sob a água). Dê um pulo correndo do fim desta saliência para a plataforma elevada à sua esquerda (se você estiver de frente para a entrada da sala). Mate o rato que está lá, então ande e desça indo à direita. Para agarrar a fenda acima e atravessar, vá à esquerda até que você possa descer para um bloco com alguns cartuchos de espingarda. Vire-se para agarrar a fenda do outro lado, no canto, e continue indo à esquerda até que você possa subir no bloco. Vire à direita, suba para o topo da saliência e siga por ela rumo à entrada. No fim desta saliência você encontrará uma CHAVE ENFERRUJADA. Volte por este caminho até o fim, e vá para a saliência em forma de l, desça para a área cinza, então desça para a saliência logo abaixo. Siga-a em frente e vá à direita (acima da rampa) então suba no pilar quadrado no canto. Daqui, dê um pulo perpendicular no balcão alto. Suba as escadas com as pistolas em punho. Seu camarada Pierre estará esperando dentro desta sala, à esquerda. Tente ir atrás dele o mais rápido possível e ele correrá pela porta e desaparecerá (não esqueça de usar somente as pistolas nele durante esta fase, já que você não pode causar algum dano real nele até o fim da próxima fase).

3. NÃO PUXE A ALAVANCA AINDA. Isto inundará a cisterna, e você ainda precisa dela seca para fazer algumas coisas acima da água. (NOTA: Se você chegou até aqui, não seguiu este passo-a-passo e já inundou a cisterna, está tudo bem. Apenas puxe esta alavanca novamente para drenar a sala e vá cuidar de seus negócios; após fazer tudo, reinunde-a novamente quando você estiver pronto. Alguns jogadores fazem isto apenas por diversão para ver os corpos dos crocodilos flutuando. Eles sobem com a água mas “esquecem” de afundar quando você drena a sala.) Suba no bloco no canto direito (quando Lara está de costas para a entrada). Dê meia-volta e dê um pulo perpendicular para agarrar o arco elevado no meio da sala. Suba e dê um pulo correndo para agarrar a próxima saliência mais alta. Suba e colete um kit médico grande e alguns cartuchos de espingarda. Retorne pelo caminho por onde você veio e vá para o outro lado da sala. Suba por dentro do arco invertido. Pegue o kit médico pequeno, vá para o topo da rampa de baixo e escale a pequena abertura que está visível à esquerda. Este é o segredo #1. Suba três blocos para encontrar mais cartuchos de espingarda. Continue indo para a inclinação. Deslize para frente e pule no último momento agarrando-se à saliência. Suba, pegue mais 2 caixas de cartuchos, então deslize de costas e desça dentro da sala abaixo. Suba no bloco baixo. Antes de pular dentro da água, acabe com os 2 ratos que estão nadando. Para fazer isto, pule por cima do buraco acima da água, no meio da sala uma ou duas vezes. Isto deve atrair os ratos. Atire neles através da abertura. Então pule na água nade através do túnel até que você possa ir à superfície.

4. Saia e mate outro rato. Vá para o topo das escadas. Dê um pulo correndo para agarrar o bloco cinza do lado oposto. Suba, então vá correndo e dê um pulo para agarrar a saliência onde a segunda CHAVE ENFERRUJADA está. Continue em frente para chegar a um fosso com 2 ratos nela. Mate-os de cima. Você pode ignorar os pisos verdes abaixo à esquerda e da fresta à direita. simplesmente desça para o piso onde estão os ratos, ande à direita para a rampa e deslize de costas descendo para a sala principal. Uma vez fora desta saliência, vire à esquerda e dê um pulo para agarrar a saliência acima. Suba para o topo da saliência em forma de L e siga ao seu redor para o canto sudeste para o bloco onde você subiu para pegar a primeira chave enferrujada. Suba os degraus onde você matou o rato e tome impulso para a saliência próxima à entrada. Ande até o fim e pule para uma pequena saliência. Dê um pulo correndo para agarrar a saliência à frente da primeira porta fechada à esquerda. Suba e use uma das chaves enferrujada para destrancar esta porta. Dois gorilas esperam ao lado atrás das alcovas logo à frente. Avance e atraia-os, então volte pulando para trás, atirando. Ou, entre, dê meia-volta e suba na saliência acima da porta para matá-los. Da saliência acima da porta, dê um pulo correndo para a próximo saliência mais alta. Pierre retorna novamente neste ponto. Você pode atirar nele daqui de cima ou descer e tentar enfrentá-lo cara a cara. Eventualmente ele fugirá. Se você desceu, retorne para a segunda saliência. Dê um pulo correndo para agarrar a terceira, onde você encontrará um kit médico grande. Dê outro pulo correndo para agarrar a quarta e mais alta saliência. Suba e ande em direção à borda. Dê meia-volta então Lara estará de costas para a alcova com os pentes para pistola magnum, logo abaixo. ANDE para trás, até a borda desta saliência. Então ANDE um passo para frente. Pule de costas para trás e Lara aterrissará na saliência (ou ande até a borda de frente, dê um passo para trás, e mergulhe na saliência. Cuidado para não se esborrachar! Pegue os pentes de balas. (NOTA: Se você não encontrou as MAGNUMS no Coliseu, você irá encontrá-las agora no lugar dos pentes de balas.) Agora use o pulo correndo para agarrar a saliência mais alta por trás. Dê meia-volta e desta vez dê um pulo correndo para agarrar a fenda estreita, acima da alcova onde você pegou os pentes de balas.

5. Atravesse, indo à direita até que você possa descer a salvo. Siga o corredor, pule descendo na saliência cinza, então desça e vá à esquerda, deslizando até que você esteja num lugar plano, acima do final da pequena rampa. Mate um crocodilo de cima. Deslize descendo para o piso e imediatamente pule ou suba no bloco baixo no canto esquerdo para matar outro crocodilo. Um terceiro crocodilo espreita no corredor atrás da rampa. Entre pelo lado direito e por trás atirando nele. Quando ele estiver morto, vá para o caminho dentro do corredor, mate um rato e pegue um kit médico grande. Retorne para a sala, suba nos dois blocos no canto, dê meia-volta e dê um pulo para agarrar a pequena saliência no meio da sala. Suba e dê um pulo correndo para agarrar a borda da próxima saliência. Vire à direita e dê um pulo correndo para a próxima saliência. Desça para saliência abaixo. Agora vire de frente para a fenda na parede. Agarre-a e atravesse para a esquerda até que você possa entrar. Acione a alavanca para abrir a porta. Entre cautelosamente – há espetos lá e um par de ratos logo abaixo. Um dos ratos não irá sair até que você desça, então mate um deles de cima, primeiro, pule através do fosso de espetos e desça do outro lado logo adiante deles. Então mate o outro rato. Continue andando até que você possa descer para um bloco em uma sala cheia de musgo. Mate o rato abaixo do bloco, se possível. Pule para baixo, entre na próxima sala e mate outro rato. Suba as escadas verdes e vá para a saliência, então para a outra saliência mais alta à direita. Vá até o fim desta saliência, vire à direita e dê um pulo correndo para a saliência abaixo. Suba para a próxima saliência, vire à direita e dê um pulo correndo para a saliência adiante. Daqui, dê um pulo dentro da alcova com uma alavanca. Use-a para abrir a porta abaixo. Desça e pegue a CHAVE PRATA. Imediatamente role e saque suas pistolas para outro tiroteio com Pierre (esse cara atravessa paredes, ou o quê?!). Quando ele for embora, pule dentro do reservatório e nade sob a passagem na água até a próxima sala onde você pode ir à superfície. No alto acima das saliências está um par de ratos. Você voltará aqui em um instante, mas para tornar seu trabalho mais fácil, você pode matar um deles agora. Pule em linha reta para cima com as pistolas em punho até que você o tenha na mira. Continue pulando e atirando até que ele esteja morto (note a localização da alavanca alta e a pequena porta com a outra CHAVE PRATA atrás dela.

6. Você voltará aqui logo). Agora pule no tanque e siga outra passagem em ziguezague até o reservatório na área principal. Se você não matou aqueles dois primeiros crocodilos ainda, suba e saia rapidamente da água. Se você já os matou, continue nadando para pegar o segredo #2: Nade para dentro de uma das aberturas do lado oeste. Elas conectam você a uma passagem em U. No meio do túnel sob a água, em uma depressão, estão pentes para pistola magnum. Saia do tanque na base da rampa (do lado leste, entre as duas gárgulas). Suba e pule para o caminho de cima, pule no balcão e dentro da sala com o piso de grades. Agora puxe a alavanca para que inunde esta área. Retorne para a sala e nade para o lado norte de onde ficava o pequeno reservatório, através da pequena abertura por onde você saiu anteriormente. Siga o corredor de trás para a sala com as saliências com os dois ratos e a chave prata. Se você matou um dos ratos anteriormente, suba e saia pela saliência com o rato morto (argh!) e mate o outro. Pegue um kit médico pequeno na saliência, um kit médico grande e cartuchos de espingarda na outra. Pule na água e puxe a alavanca para abrir a porta abaixo. Nade para baixo, pegue a segunda CHAVE PRATA e a porta de saída se abre automaticamente. Nade até a superfície. Saia da água na saliência próxima à porta da direita (uma das duas que estava fechada) junto à parede oeste. Destranque a porta com a segunda chave enferrujada. Pule na água e nade através dos espetos (você estará a salvo agora que está na água). Vá à direita, então nade descendo e dê meia-volta. Lá existe uma pequena abertura acima e à esquerda. Vá através dela, pegue um kit médico pequeno e a CHAVE DE OURO então saia (a porta abre automaticamente). Vá à superfície e saia rápido, lá estará um terceiro crocodilo nadando. Mate-o e vá para o topo do balcão ornamentado (do lado norte). Suba, mas antes de entrar encontre um bloco móvel à esquerda da entrada. Empurre-o uma vez e entre na sala de trás, este é o segredo #3. Ande por baixo do balcão para o chegar à rampa.

7. Posicione Lara de costas para a rampa. Ande para trás para ter certeza de que ela está o mais próximo possível da rampa. Então pule para trás para a rampa e continue a apertar pulo para saltar para cima do balcão. Pegue 2 conjuntos de pentes para pistola magnum e um kit médico grande. Retorne para as portas fechadas e use as 2 chaves de prata para destrancá-las. Entre e suba no pilar quadrado à direita. Dê meia-volta e dê um pulo para agarrar a saliência acima da porta. Suba. Dê um pulo correndo para a saliência com a fechadura de ouro. Caia imediatamente para trás para sair do caminho do gorila furioso. Suba na saliência acima da porta e mate-o. Volte lá e use a chave de ouro para destrancar a porta abaixo. Não desça até que você tenha matado os 2 leões que surgem (você pode pular para trás, para a outra saliência para atirar melhor, se necessário). Quando a costa estiver limpa entre na próxima sala. Avance cautelosamente. O piso de “tabuleiro de damas” tem algumas lajotas quebradas, algumas escondem espetos. As lajotas quebradas mais à esquerda contém um kit médico pequeno, então tenha certeza de cair nelas para pegá-lo. Na parte de trás da sala há uma alavanca. Ela abre a porta à direita libertando 3 leões. Você pode puxar a alavanca e subir no bloco para matar os leões. Ou, não puxar a alavanca e esperar para pegá-los de cima, todos juntos, subindo por onde está sua recompensa. Contorne à direita da alavanca e encontre o bloco móvel. Puxe-o duas vezes (atrás dele está a saída, mas não saia ainda). Contorne para o lado e puxe o bloco para fora rumo à grande sala. Quando você não puder puxar mais, contorne-o por trás e empurre-o uma vez mais. Agora você pode usá-lo para subir para o balcão. Saque as armas e vá até o fim da plataforma para atrair 2 ratos. Enquanto você estiver lá, pegue o kit médico grande e 2 conjuntos de pentes para pistola magnum. Você pode ir para a pequena entrada adiante e matar os 3 leões de cima. Desça dentro da sala dos leões ou pelo bloco que você moveu. Se você entrar na sala dos leões, você encontrará uma alavanca para abrir a porta. Para terminar a fase, pule dentro do fosso verde cheia de água que estava atrás do bloco móvel.

9 – TOMB OF TIHOCAN

1. Nade descendo e indo e para frente. Quando você chegar à grade prata, desça em direção a ela, dê meia-volta e nade para frente até que você chega a uma alavanca. Puxe-a para baixar o nível da água, dê meia-volta e nade para trás, de volta à superfície. Saia pela saliência e use a alavanca para abrir a porta à direita. Saque as armas e continue em frente pelo corredor e através da porta que você abriu. Mate um crocodilo na próxima sala. Viu o bloco que parece com os blocos móveis mas não é? Ele se move PARA CIMA. Como? Aqui está: Suba nos degraus verdes para e pule para o outro lado. Dê um pulo correndo daqui para a saliência esverdeada próxima com o bloco quadrado no topo e ao centro da sala. Suba neste bloco pelo lado direito, tomando cuidado para evitar os dardos que começam a voar, saindo das paredes e passando através deste bloco. Vire, vá à direita e dê um pulo do canto do bloco para a saliência acima. Daqui, dê um pulo correndo para a saliência adiante do lançador de dardos. Escale a alcova e use a alavanca para abrir a água da fase novamente. Agora, veja que o bloco móvel flutuou para a abertura acima. Nade descendo para onde o bloco estava e pegue um kit médico pequeno, então suba no bloco e entre no corredor. Siga a passagem até chegar a uma abertura e nade descendo para frente, desça novamente em direção à grade prata, então para frente para uma alavanca sob a água. Puxe-a para baixar a água da fase mais uma vez e corra para cima, para a corrente de água. Retorne para a abertura acima para respirar, então desça e vá para frente até um corredor muito grande.

2. Com a corrente trabalhando em seu favor, Lara será levada para frente, para uma sala onde ela pode ir à superfície. Saia da água e mate um rato. Puxe o bloco móvel uma vez e use-o para subir para a saliência acima. Então suba na saliência quadrada, acima, e então para um bloco cinza retangular. Lá existem 2 entradas no topo da sala. Pule para o bloco quadrado próximo à entrada, à direita, e daqui pule dentro desta entrada. Saque as pistolas e continue pelo corredor. Pierre DuPont estará esperando lá, pronto para causar algum problema. Atire nele poucas vezes e então vá atrás dele até a entrada. Ele deve sumir quando você fizer isto. Se não, tente a mesmo coisa novamente (você irá matá-lo no fim da fase, mas, por enquanto, conserve sua munição). Continue descendo o corredor, mas não corra. Você logo chegará a um par de lâminas que abrem e fecham. Posicione-se o mais próximo possível a elas que você puder, sem que você seja triturado. Atente para os sons delas: quando fizerem o segundo “clang,” dê um pulo através delas. Continue descendo as escadas e mate um crocodilo no fundo. Pegue alguns pentes para pistola magnum e 2 caixas de cartuchos de espingarda. Agora olhe no piso. Lá estão 3 pisos que são diferentes dos outros – um no canto nordeste, um no sudoeste e um próximo aos degraus. Pise nos três pisos pressionáveis, em qualquer ordem, para abrir uma porta escondida, o segredo #1. Dentro está uma pequena sala com uma rampa baixa, 3 blocos angulares e uma pequena saliência acima. Posicione Lara com as costas para a rampa, novamente para o lado mais baixo dos blocos angulares. Mova-se para trás, para a rampa e aperte o botão de pulo, e Lara deslizará pela rampa então pule para frente em cada um dos 3 blocos angulares e vire-se, escalando a saliência no fim. Pegue sua recompensa: um kit médico grande e uma caixa de cartuchos.

3. Desça e volte pelo mesmo caminho, para cima das escadas, passando as lâminas, para a entrada acima do pequeno tanque. Pule, descendo para o bloco quadrado e dê um pulo correndo através da fenda para agarrar a borda da alcova. Suba e pegue os cartuchos de espingarda. Pule passando a lâmina para a saliência à direita. A lâmina agora começará a balançar. Vire-se e fique de frente para ela. Posicione Lara rumo ao lado direito da saliência, de frente à linha entre os dois pisos mais próximos a lâmina.

4. Como logo a lâmina começa a balançar à esquerda, dê um pulo correndo, passando por ela, para agarrar a porta logo acima. Suba. Siga a passagem para uma fenda acima da sala cheia de musgos. Dê meia-volta e caia de costas para agarrar a borda do piso. Atravesse à direita até que você possa subir. Vá pelo pequeno corredor para uma alavanca e puxe-a para inundar a sala abaixo. Desça na água e vá à superfície à direita (não nade para cima, para a abertura próxima às escadas onde você matou o crocodilo anteriormente). Nade para o outro lado da abertura retangular, saia da água e mate um rato. Vá até o fim deste pequeno corredor e pule dentro da água novamente. Desça, então vá para cima novamente através de uma passagem em ziguezague até que você possa sair da água em uma sala com espetos no piso. Fique no piso junto à borda da água até que você mate o leão que está na sala. No corredor em forma de U, do lado oposto da sala com espetos, você encontrará uma alavanca. Puxe-a para abrir uma porta acima e libertar 2 gorilas. Retorne para a sala dos espetos e escale a alcova sobre o degrau. Daqui você deve ser capaz de matar os macacos. Quando eles estiverem mortos, dê um pulo perpendicular para agarrar o piso acima e suba. Cruze para a fenda acima dos espetos. Dê um pulo para agarrar a fenda à esquerda da entrada; atravesse agarrado para a direita até que você possa subir. Entre na sala e pegue um kit médico grande e a CHAVE DE OURO. Dê um pulo da entrada acima dos espetos. Então desça na sala abaixo.

5. Escale a alcova então saia pelo outro lado, onde você encontrará a fechadura onde sua chave de ouro cabe. Use-a para soltar os blocos no tanque. Dê 3 pulos correndo e um pulo normal para atravessar. Pegue o kit médico pequeno à direita da porta antes de entrar. Aqui você verá uma porta fechada com dois buracos de chave à frente, duas portas fechadas à esquerda e outra sala à direita adiante com alguns pilares quadrados. Dentro desta sala estão mais duas portas fechadas no piso da fase e uma porta mais alta. Lá estão também 4 blocos escuros no piso com inscrições neles (pisos pressionáveis) e um bloco móvel entre dois pilares. Puxe o bloco duas vezes para cima do piso escuro mais próximo. Suba no bloco. Uma das portas na outra sala abre, libertando um gorila. Mate-o de cima do bloco então vá para a sala que você abriu para pegar alguns pentes para pistola magnum e cartuchos de espingarda. Puxe o bloco mais duas vezes até o quadrado escuro que está abaixo da porta alta. Novamente, suba no bloco. A porta alta da parede abre, e, à frente a segunda porta na outra sala também abre, libertando outro gorila. Atire nele de cima do bloco.

6. Quando ele estiver morto, vire-se e dê um pulo da borda do bloco para agarrar a entrada. Suba e entre cautelosamente. Outra armadilha de lâminas que abrem e fecham está no caminho. Passe por ela como você passou a anterior, e pegue o kit médico grande e a CHAVE ENFERRUJADA. Voltando, você não será capaz de pular através das lâminas sem bater a cabeça de Lara no teto, então corra através delas. Desça e contorne o outro lado do bloco. Puxe-o duas vezes para o próximo quadrado escuro, imediatamente suba para cima do bloco para matar os 4 ratos que saem da sala à esquerda. Desça e entre para encontrar um kit médico pequeno. Volte para o bloco e coloque-o sobre o último quadrado escuro. Este abre a porta remanescente. Ande para frente até a borda da porta. Então dê um pulo correndo através da sala e dentro da alcova para evitar ser atropelado por um par de grandes bolas de pedra que rolam. Pegue a segunda CHAVE ENFERRUJADA, e o kit médico pequeno no caminho onde passaram as grandes bolas de pedra. Retorne para a sala com a porta fechada. Não esqueça de entrar na outra pequena sala que você abriu para pegar mais cartuchos de espingarda.

7. Então use as duas chaves enferrujadas para destrancar a porta. Aqui você encontrará uma grande rampa que conduz para baixo, para um lago subterrâneo. Antes de deslizar para lá, pegue o segundo segredo. Salve seu jogo se você puder. Então posicione Lara do lado direito da entrada de frente à rampa. Vire cerca de 30 graus à esquerda e então dê um pulo perpendicular para frente para o lugar plano adiante dos blocos angulares altos. Continue apertando o botão de pulo, e ela dará uma série de 5 pulos através das rochas sobre os lados da rampa para aterrissar em uma entrada. Acima está uma sala retangular com 5 lajotas quebradas saindo dos dois lados-dois à direita, três à esquerda – e uma alcova mais distante, do lado oposto à entrada. Posicione-se no meio da entrada próximo à borda então dê uma série de pulos para aterrissar nas lajotas: dê um pulo para frente, pule de lado à direita, pule para frente, pule para frente, pule de lado à esquerda, e pule para frente para aterrissar na alcova. Se você cair você pode subir e sair facilmente, mas assim você terá de recarregar seu jogo salvo para tentar pegar este segredo novamente. Uma vez na alcova, pegue o segredo #2, pentes de balas para as magnums e balas para Uzis. Desça, cruze a sala, suba e caia na rampa deslizando para o lago. Nade para frente sem hesitação.

8. Do outro lado do lago está uma saliência quadrada cinza na qual você pode subir e sair. Mate o crocodilo na água, então dê meia-volta e entre no corredor. Suba nas rochas até que você chega a uma fenda alta acima do lago. Do outro lado você verá uma alavanca. À esquerda está um bloco plano com rampas nos dois lados. Ande para cima deste bloco, dê meia-volta, deslize descendo de costas para agarrar a borda. Suba e imediatamente pule de costas para trás para aterrissar na saliência quadrada. Dê meia-volta e suba junto à alavanca. Use-a para abrir uma porta sob a água. Deslize ou mergulhe descendo na água, vire e nade à direita através do túnel em ziguezague para o outro lado do lago. Indo à superfície você estará à porta do templo, o qual está ladeado por duas estátuas de centauro. Nade, descendo para o lado direito da coluna sob a água que segue para cima para o caminho à frente do templo. Aqui você encontrará uma passagem bem escondida sob a água. Nade para dentro dela, através da porta que você abriu, para uma sala onde você pode ir à superfície. Puxe uma alavanca aqui que abrirá a porta do templo. Nade de volta para o lago mas não suba à direita da entrada. Ao invés disso, vá para o lado esquerdo e suba, saindo na areia. Saque as armas e, cautelosamente, aproxime-se da porta. A estátua de centauro da esquerda toma vida e começa a lançar bolas de fogo. Mova-se para trás, para a área plana arenosa. Quando você vê-la lançar as bolas de fogo, pule de lado e saia do caminho. Mantenha-se atirando e ela explodirá.

9. Ou então, corra passando pela estátua para dentro do templo. Ela começará a se mexer assim que você passar, então você pode matá-la de dentro, usando a porta para se proteger. Se você já acabou com ela, entre no templo (a outra estátua não irá se mover, ainda). Prepare-se para se confronto final com Pierre. Desta vez você pode usar as magnums, se você já as tiver, para pegá-lo em cheio e matá-lo rapidamente. Quando ele estiver morto, tire dele a CHAVE DE OURO, o segundo PEDAÇO DO SCION que ele pegou do pedestal no centro, e suas MAGNUMS (você não terá dois conjuntos de magnums se você já as tem, mas no seu menu de itens a munição será adicionada a seu total). Agora, se você pegou tudo, você pode ir para fora e pegar o segundo centauro. Uma vez que você o desperte, será fácil matá-lo em segurança da entrada do templo.

10. Ele não irá entrar. Apenas coloque-o na mira, aperte o botão de ação e tenha certeza de pular para o lado cada vez que ele lançar as bolas de fogo. Por fim, use os blocos quadrados para impulsionar Lara para cima das saliências do lados da sala do Scion para pegar 2 conjuntos de pentes para pistola magnum. Então pule para cima do balcão na parte de trás da sala. Pegue um kit médico grande. Use a chave que você roubou de Pierre na fechadura acima daqui para abrir a porta abaixo. Desça e entre na Tumba de Tihocan para terminar a fase. Um corte de cena acontece: Lara entra na cripta. Ela examina os hieróglifos da parede e lê em voz alta: “Aqui repousa Tihocan. Um dos dois únicos soberanos de Atlantis, sobre quem a noite caiu após a calamidade do continente; experimentou manter seu governo sem sucesso em outros locais. Morreu sem filhos, e sua sabedoria não tem herdeiros. Olhe por nós com piedade…Tihocan.”

10 – CITY OF KHAMOON

1. Vá frente até chegar a um vão. Dê meia-volta, caia e pendure-se na saliência, então caia para agarrar a fenda logo abaixo (se você errar a fenda, suba no bloco para agarrá-lo). Atravesse, indo à direita até que você possa cair dentro da alcova. Acione a alavanca que está lá para abrir a porta abaixo. Desça, entre e puxe o bloco móvel duas vezes. Vá para dentro da abertura atrás dele e pegue alguns pentes para pistola magnum e um kit médico pequeno. Saia do buraco e vá para o segundo bloco móvel na alcova acima. Puxe-o uma vez, contorne o topo do primeiro bloco e puxe o segundo bloco para cima do primeiro (três vezes), então contorne-o e empurre-o uma vez até o pilar quadrado elevado. Suba no bloco, e então no pilar. Para agarrar a fenda acima, atravesse vá à direita e agarre a abertura. Fique na pequena saliência na abertura para matar a pantera negra correndo na caverna adiante. Suba na saliência acima da abertura e pegue outro kit médico pequeno e pentes para pistola magnum.

2. Desça e continue em frente rumo à esfinge. Mate sua primeira múmia da abertura antes de descer para área na base da esfinge. Dê um mergulho no pequeno tanque e pegue 2 conjuntos de pentes para pistola magnum no fundo. Saia da água próximo às palmeiras. Use o piso baixo para subir para a parede, e dê um pulo correndo para agarrar o topo do pilar elevado no centro do tanque.

3. Pegue os cartuchos de espingarda e pule ou mergulhe de costas, dentro na água. Desta vez, suba e saia próximo à esfinge e vá para cima do bloco móvel entre suas patas. (não precisa movê-lo ainda.) Suba para o peito da esfinge, então ande para a esquerda indo para trás da cabeça. Suba e pegue a CHAVE SAFIRA e alguns cartuchos de bala. Retorne para o bloco à da esfinge frente e puxe-o. Atrás dele você encontrará uma pequena porta que você pode destrancar com a chave safira. Entre e siga o corredor para uma sala com estátuas do faraó dos lados da passagem estreita. Suba no primeiro bloco à direita e pegue um kit médico pequeno. Pule para o próximo bloco e saque as armas para matar uma pantera que surge de uma das alcovas. Vá até o final da sala e entre no corredor da esquerda. Avance com as armas em punho até que outra pantera ataque. Mova-se para trás descendo na sala anterior, atirando, ou role e corra, pule para o bloco mais distante e mate-a através da fenda. Continue subindo pelo corredor, e no final à esquerda. Você chegará acima de uma grande sala com um reservatório e um templo. Mate o crocodilo daqui de cima. Então desça e entre em frente, descendo a grande passagem abaixo de onde você estava antes. No fim, você encontrará um kit médico grande. Saia do corredor e vá para a rampa à direita.

4. Corra para cima e quando você ver ou ouvir uma grande bola de pedra começando a rolar descendo logo acima, corra ou pule de lado para fora da rampa (você precisa desarmar esta armadilha agora, já que mais tarde você cairá do teto e não vai querer ser atropelado). Vá para o canto noroeste da sala arenosa, adiante de onde a grande bola de pedra rolou. Suba o máximo que você puder então dê um pulo para cima da inclinação arenosa para aterrissar à direita do pilar quadrado no canto.

5. Desça e vá à direita do pilar este é o segredo #1, uma depressão escura contendo um kit médico grande e pentes para pistola magnum. Suba e saia indo para o reservatório. Pule nele e siga a passagem sob a água para uma alavanca. Puxe-a abrindo uma porta próxima, nade através dela e saia da água o mais rápido possível. Mate o crocodilo na água. Suba para o caminho acima. Empurre o bloco móvel duas vezes rumo aos degraus (leste). Suba nele e dê um pulo para agarrar a saliência acima. Suba, vá para o topo das escadas, dê meia-volta e entre na abertura acima. Use uma alavanca lá para estender uma saliência dourada acima da sala do reservatório. Desça para o bloco móvel e empurre-o duas vezes mais rumo aos degraus, contorne-o pelo lado direito e puxe-o uma vez, então passe por cima dele e empurre-o uma vez mais. Dê um pulo correndo do topo do bloco para agarrar a saliência próximo para alcançar o segundo bloco móvel. Suba e empurre este bloco uma vez para revelar uma abertura. Entre na sala adiante. (*NOTA: Os usuários de PlayStation devem sacar as armas porque lá dentro haverá uma múmia esperando.)

6. Acione a alavanca para abrir um alçapão acima da saliência de ouro (você também pode dar uma olhada dentro da próxima sala através da janela oposta para ver a segunda chave safira em cima de um bloco). Retorne para a saliência, empurre o bloco uma vez mais e suba nele. Dê um pulo correndo para a saliência de ouro, então entre na abertura acima. Use uma alavanca aqui para abrir alçapões próximos à estátua de gato, no templo abaixo. Ande para a abertura acima da área principal. Pule para a saliência de pedra em forma de l à esquerda. Ande para o lado oposto até o fim e dê um pulo correndo para a saliência de pedra inclinada adiante. Próximo a um pilar de pedra está um jogo de pentes para pistola magnum. Vá até eles então deslize descendo a grande inclinação para a saliência plana abaixo. Pegue o kit médico pequeno. Ande para o canto da saliência mais próximo de uma pedra saliente. Alinhe Lara de frente com o ornamento prata, que parece com isto )O(, na abertura acima. Dê um pulo correndo para aterrissar na pedra saliente. Mate o segundo crocodilo que surge abaixo, então dê um pulo correndo para o teto do templo. Pegue os pentes para pistola magnum. Suba no bloco angular à frente, no canto esquerdo do teto.

7. Novamente, alinhe Lara com o ornamento prata na sala acima. Agora dê um pulo correndo para aterrissar no alto do portão acima da rampa. Pegue alguns pentes de balas para uzi. Este é o segredo #2. Desça em segurança na rampa (você liberou uma grande bola de pedra aqui primeiro, lembra?) Vá para o templo do gato e desça no bloco azul em um canto da abertura então, desça para o piso. O canto escuro com as lajotas de areia colorida são uma armadilha – não há nada no fundo a não ser espetos mortais. Ao invés de ir lá, vá pela outra entrada, pegue os pentes para pistola magnum na alcova e desça através da abertura no piso. Contorne à esquerda e puxe uma alavanca na alcova para abrir um alçapão acima, iluminando um pouco a área. Agora você pode ver, e matar, 2 panteras na sala abaixo. Pegue os pentes para pistola magnum na alcova atrás da pequena estátua de gato, então desça dentro da sala abaixo. apronte as armas (eu prefiro usar a espingarda aqui). A porta à direita abre assim que você cruza a sala e mais 2 panteras surgem. Estas serão mais fáceis de matar se você se manter em movimento e atirando nelas, mas se você está desesperado, você também pode subir para o bloco do outro lado da sala para fazer isso. Pegue o kit médico grande no fim do corredor da qual os gatinhos vieram. Suba naquele bloco agora, então vá para a saliência acima. Cruze a ponte para a plataforma com o pilar quadrado. Outro par de panteras sai da segunda porta abaixo.

8. Faça o possível para matá-las da ponte, mas isto leva tempo. Se seus pulos estão perfeitos, vá para trás da plataforma e dê um pulo correndo para agarrar a saliência à direita com a estátua do gato. Você irá atirar melhor daqui. Quando as panteras estiverem mortas, escale a alcova atrás da estátua para o segredo #3, uma caixa de cartuchos de espingarda. Desça e pegue um kit médico pequeno no corredor de onde as panteras vieram. Suba no bloco angular para alcançar a saliência. Desta vez entre na passagem em frente. Apronte as armas porque quando você chegar ao fim do corredor em ziguezague, você encontrará uma múmia. Existe uma forma, que eu considero a melhor, para enfrentar esta criatura: correr passando por dentro da grande sala adiante. Se ela prender Lara em algum canto no corredor estreito, ela perderá um pouco mais de energia.

9. Outro modo é apenas manter-se atirando, pulando e rolando o quanto for necessário, e não hesitar em usar um kit médico durante a luta. Quando a múmia explodir, vá até a entrada alta – a única abertura para sair desta sala. Siga a passagem para a sala acima. Aqui você encontrará a segunda CHAVE SAFIRA em um pedestal. Pegue-a e suba para o topo do monte de areia. Continue por cima e você sairá acima da sala com as estátuas do faraó onde você esteve anteriormente. Pule através das saliências, pegue os pentes para pistola magnum, então pule e suba para chegar a uma alavanca. Use-a para abrir um alçapão despejando uma carga de areia dentro da sala anterior. Retorne para trás através das saliências para uma porta acima da sala arenosa. Deslize descendo a inclinação, então dê meia-volta e suba a inclinação logo à direita de onde você veio. No topo há uma sala com portas de ouro. Use sua chave para abri-las e sair da fase.

11 – OBELISK OF KHAMOON

1. Entre e vá para cima e à direita. Desça os degraus arenosos e suba para a esquerda. Desça do outro lado e siga o corredor até o fim. Note uma porta fechada à esquerda. Vá pela entrada à direita para uma sala com 4 blocos móveis abaixo de colunas quadradas e com uma porta no alto, na parede. Através das frestas à esquerda você pode ver o obelisco. Você somente precisa movimentar o bloco mais à esquerda, mas se você quer todas as mortes e itens, movimente todos.

2. Primeiro, mova o bloco mais à direita para o lado (se você puxá-lo para fora em linha reta, você não conseguirá ir para a sala atrás dele). Entre na sala que você descobriu. Quando a pantera surge, pule para trás atirando. Vá até o fim do corredor para pegar um kit médico pequeno.

3. Então retorne e puxe ou empurre o bloco abaixo da outra porta. O próximo bloco à esquerda somente esconde uma pantera atrás dele, nenhum item. Se você quer todas as mortes, vá por aqui primeiro. Agora mova o terceiro bloco (segundo da esquerda) e entre na passagem adiante. Caia e pendure-se na abertura no piso para atrair uma pantera na sala abaixo. Suba e atire nela da abertura. Ou, desça, deslizando pelo bloco angular, sacando as armas; mate-a e desça. Use a alavanca para abrir uma porta acima. Suba pelos degraus, e depois no bloco para pegar um kit médico pequeno, então suba para a saliência logo acima. Suba para o bloco inclinado mais alto e dê um pulo correndo para a entrada. Pegue os pentes para pistola magnum atrás da porta, então desça através da abertura no piso para sair próximo à sala onde você começou. Mova o quarto bloco. No pequeno corredor está uma abertura cheia de água. Nade, descendo, seguindo a passagem, até que você possa ir à superfície. Saia rapidamente da água e atire no crocodilo. Nade novamente e encontre alguns pentes para pistola magnum e um kit médico pequeno no fundo, e a CHAVE SAFIRA no canto de uma das saliências. Retorne para a sala principal pelo caminho que você veio. Saia e use sua chave na fechadura que você viu assim que entrou. Ela abre uma porta secreta para o obelisco e também a porta elevada na sala com os blocos móveis.

4. Volte para a sala anterior, suba no bloco e entre na porta de ouro. Vá junto à quina da parede e uma múmia surgirá na próxima sala. Corra para dentro da sala, subindo as escadas, então role e faça o melhor que puder para matá-la rapidamente. Use uma alavanca na janela esquerda para baixar a ponte para O OLHO DE HORUS. Vá através da entrada à direita e pegue o OLHO DE HORUS na coluna.

5. Você terá uma visão de uma porta sob a água. Ela está no tanque abaixo do obelisco. (NOTA: Se sua energia está desesperadamente baixa, você pode voltar para trás, para a sala do bloco e tentar matar a múmia mais tarde, pelo lado de fora, próximo ao obelisco. De qualquer modo, você precisará correr para dentro do corredor para que ela apareça primeiro.) Caia na água e pegue alguns pentes para pistola magnum no fundo (se você não matou a múmia, saia do obelisco através da porta secreta que você destrancou anteriormente e faça isso). Suba e saia na saliência abaixo do obelisco para encontrar uma caixa de cartuchos de espingarda.

6. Da parede sul (oposta à porta entalhada) está uma série de alcovas separadas por blocos de pedra azulados. A alcova mais à direita é uma porta. Entre, deslizando pela rampa para uma entrada e mate as 2 panteras na sala abaixo. Desça nesta sala, suba as escadas, então suba no bloco logo acima. Dê meia-volta e dê um pulo correndo para o próximo bloco. Dê meia-volta, dê um pulo correndo para agarrar a saliência e suba. Ande para frente e suba na próxima saliência. Dê um pulo correndo para a saliência acima e outro para o canto da próxima saliência (sudeste). Caia para a saliência abaixo e pegue o kit médico grande (se você quer todas as mortes, você pode seguir este próximo passo, já que lá não há itens). Caia e pendure-se na entrada para despertar as 2 múmias na sala abaixo.

7. Suba e mate-as da entrada. (Outra alternativa: deslize pela rampa, role, corra para a janela da saliência à direita da rampa e mate as múmias daqui. Quando você estiver pronto para sair, pule da janela desta saliência para a saliência do canto direito. Então dê um pulo correndo para agarrar a pequena saliência com o bloco. Suba no bloco, dê um pulo correndo para agarrar a próxima saliência – acima dos degraus.

8. Suba na saliência acima, dê meia-volta e dê um pulo correndo para a saliência em forma de l no canto nordeste – a que tem o bloco elevado no canto. Vá para o próximo parágrafo e continue o passo-a-passo.) Se você fez a rotina do cair-e-pendurar-se para matar as múmias, pule da saliência próxima à porta para o topo do pilar. Então dê um pulo correndo para a saliência acima. Suba para a saliência acima e à direita, então dê outro pulo correndo para a saliência em forma de l com o bloco no canto. Suba no bloco, e então na próxima saliência mais alta. Dê um pulo correndo para a grande saliência quadrada acima. Dê outro pulo correndo para agarrar o bloco no topo à direita dos degraus de pedra.

9. Suba, dê um passo e suba na entrada da saliência. Isto fará surgir uma múmia no topo das escadas. Tente matá-la antes que desça, ou, volte descendo para os degraus abaixo da saliência e mate-a. Na base das escadas da esquerda está uma saliência coberto de folhagens. Aqui você encontrará uma alavanca para baixar a ponte para O ANKH. Desça à esquerda da alavanca. Então desça para a saliência com uma grade, abaixo. Pegue um kit médico pequeno e 2 conjuntos de pentes para pistola magnum. Suba de volta, próximo à alavanca. Agora vá para o topo das escadas, de onde a última múmia veio. Aqui você encontrará uma porta de ouro e uma abertura no piso. Caia através da abertura, deslizando pela rampa e avançando, com as armas em punho, para uma ou outra das aberturas na parede do lado oposto (elas se conectam). Uma pantera atacará. Ande para trás atirando e, quando ela estiver morta, entre e pegue alguns pentes para pistola magnum. Na alcova mais à direita, na parede do lado oposto, está uma alavanca. Use-a para transformar a rampa em degraus.

10. Suba para o quarto degrau e pule para a saliência da esquerda. Pegue os cartuchos de espingarda e volte para os degraus. Suba mais dois degraus então desça para a plataforma azul claro da esquerda. Note que há uma rampa aqui mas, por enquanto, vá através da entrada para uma saliência próxima ao obelisco. Na metade do caminho para cima das escadas você encontrará um kit médico grande. No topo está outra alavanca. Use-a para mudar a rampa dentro da sala anterior para degraus. Vire-se e pule para a saliência abaixo da alavanca. Vá através da porta do lado oposto à do ESCARAVELHO (esta ponte ainda está para cima). Vire à esquerda, suba nos degraus, então desça pelos blocos rumo ao chão. Quando você chegar ao bloco mais baixo, caia e pendure-se, vá para o piso, e imediatamente suba. Você terá atraído 2 múmias, as quais você pode matar deste bloco (é importante fazer isso rápido, pois você precisará ir para o outro lado desta sala em alguns minutos). Suba de volta para os blocos. Então pendure-se na saliência da parede oeste e atravesse indo à direita, abaixo do bloco marrom, e suba. Suba na saliência com o pilar. No fundo está o segredo #1, uma sala contendo um kit médico grande e pentes para pistola magnum. Saia do outro lado do pilar e dê um pulo correndo para a pequena saliência, quadrada abaixo.

11. Pule para a próxima saliência, vá até o fim, então pule para a grande saliência à direita. Siga-a até o fim para pegar uma caixa de cartuchos de espingarda. Volte para a fenda entre a primeira grande saliência e a pequena saliência quadrada. Desça para o lugar plano abaixo, então caia novamente para o bloco abaixo. Pendure-se e atravesse indo à direita até que você chega ao canto (sudeste).

12. Deixe a fenda. Vire-se e caia novamente, então atravesse indo à direita novamente até que você chegue ao próximo canto (sudeste). Caia para a saliência quadrada abaixo. Dê meia-volta e dê um pulo correndo para agarrar o topo do bloco acima. Suba e vá através da entrada da esquerda, onde você encontrará uma alavanca. Esta baixa a ponte para O ESCARAVELHO. Retorne através da entrada. Dê um pulo correndo de volta para o canto da saliência e desça dentro da sala com o sarcófago. Suba o blocos do outro lado da sala (do qual você matou as múmias) e saia por onde você veio. Cruze a ponte para pegar o ESCARAVELHO.

13. Dê dois pulos desta ponte para a outra ponte e pegue o ANKH do outro lado do obelisco. Ao pegar cada artefato, você terá novas visões sob a água (acho que estas coisas têm alguma coisa a ver com aquela porta no tanque abaixo, não é?) Ande através da ponte do ANKH, vire à esquerda e vá até o fim da saliência. Pule da fenda e entre na sala com a rampa que transformou-se em degraus. (NOTA: Você não será capaz para fazer tudo o que foi descrito acima se você não tiver matado aquela primeira múmia e baixado a ponte do OLHO DE HORUS. Neste caso, você irá pegar os artefatos remanescentes todos de uma vez no final. Por enquanto, retorne através da ponte do ESCARAVELHO, vá à direita e suba próximo a uma alavanca no canto. Desça os degraus para a porta da sala com a rampa e os degraus.) Suba os degraus à frente. Quando você chegar ao topo, vire à direita e dê um pulo correndo para agarrar a fenda estreita. Atravesse indo à direita e caia para os blocos de ouro. Contorne para o outro lado e desça. Entre na sala e acione a alavanca para mudar as rampas do lado de dentro em degraus. Suba para o topo. Outra múmia espera na sala acima.

14. Para matá-la a salvo, pule no mesmo lugar, com as armas nas mãos para que elas façam a mira, então mantenha-se pulando e atirando até que ela exploda. Suba para esta sala. Pegue um kit médico pequeno atrás do ornamento prata que parece com isto )O(. Então use a alavanca para baixar a ponte que conduz para O ESCUDO DE DANUBIS, e outra para abrir a porta de ouro. Vá através dela para sair na sala no topo das escadas (onde você matou uma múmia anteriormente). Descendo as escadas, vire à direita na saliência coberta de folhagens (próximo à alavanca do ANKH) e ande para frente, passando as três colunas. Aqui você encontrará um bloco que “avança” para fora da parede rumo ao obelisco. Você precisará dar um pulo correndo para chegar ao topo dele.

15. Use o botão de Olhar para ajudar a dar este pulo. Quando você correr você não será capaz de ver para onde está indo porque a câmera irá para trás do pilar, mas acredite que Lara irá para a direita. Aperte para frente e pule (para agarrar) e apenas faça isto para atingir o topo do obelisco. Este é o segredo #2, o prêmio: um kit médico pequeno e pentes de bala para uzi. Agora vire-se a prepare Lara para outro pulo correndo – desta vez do obelisco para o pilar com o ornamento de prata, )O(, logo abaixo. Lara perderá um pouco de energia nesta queda, mas vale a recompensa – um kit médico grande e 2 conjuntos de pentes de bala para uzi. Este é o segredo #3. Desça para o caminho à frente da ponte que conduz para o OLHO DE HORUS (você matou aquela múmia, aquela da sala à sua direita? Se você não tiver baixado a primeira ponte e ido até o OLHO DE HORUS, você terá de fazer isso agora). Pule para cima das pontes para o outro lado para pegar o artefato final, o ESCUDO DE DANUBIS, e observe a abertura da porta sob a água abaixo do obelisco. Caia na água e nade através da porta. Abaixo está uma grande passagem com alcovas à frente em ambos os lados. No segundo conjunto de alcovas à esquerda está um jogo de pentes para pistola magnum.

16. Pegue-os e volte à superfície para tomar ar, se for preciso. Nade descendo novamente e vá para frente para o terceiro conjunto de alcovas. Aqui você encontrará cartuchos de espingarda e um kit médico pequeno. Se você estiver com a metade de seu ar continue à esquerda; caso contrário, volte para o reservatório para respirar primeiro. No fim do túnel sob a água, vire à direita e continue indo para frente, então para cima, para um reservatório onde você possa ir à superfície. No fundo estão alguns itens: um kit médico pequeno, cartuchos de espingarda e pentes para pistola magnum. Agora saia pronto para matar uma múmia. O modo mais seguro para fazer isso é nadar rumo ao canto oposto do tanque, próximo à entrada elevada. Se você sair da água um pouco, a múmia virá rumo a você. Quando ela fizer isto, nade rapidamente sob a água para o canto oposto, suba e saia correndo para a saliência à esquerda da entrada e suba. Mate a múmia dali em segurança. Pegue os 2 conjuntos de pentes para pistola magnum na saliência. Agora siga em frente rumo à entrada.

17. Siga por este corredor, passe pelas estátuas do faraó na sala da esquerda, até chegar a uma sala arenosa. Lá está outra múmia logo abaixo, a qual você pode matar do alto. Quando ela estiver morta, desça, pegue um kit médico grande que está no chão do lado esquerdo do pilar arenoso, então suba para a entrada coberta de musgo do outro lado. Ela leva você para uma área atrás da esfinge. Suba e vá ao até o obelisco sobre o reservatório. No caminho, faça um pequeno desvio e entre na sala entre as patas da esfinge para pegar uma caixa extra de cartuchos (ela não estava lá antes; talvez uma das panteras a tenha colocado lá). Coloque os artefatos nas marcas do pilar para abrir a saída, que está do outro lado da esfinge.

12 – SANCTUARY OF SCION

1. Vá descendo as escadas, a porta abre assim que você se aproxima. Pegue 2 conjuntos de pentes para pistola magnum na base das escadas. Veja os portões fechados: você voltará aqui mais tarde. Avance para cima das escadas e 2 múmias começarão a descer. Mova-se para trás atirando, e fique pulando de um lado para o outro, se necessário, para evitar seus ataques. Quando elas explodirem, vá para a sala no topo das escadas. Pegue mais pentes para pistola magnum no canto escuro à direita. Suba os blocos e passe através da abertura no teto para sair atrás da esfinge.

2. Vá à esquerda e suba no bloco que há lá, daqui salte para agarrar uma saliência atrás da cabeça da esfinge. Um mutante Atlantis estará correndo ao redor da esfinge lá embaixo, então não desça para lá ainda (você logo encontrará mais deles: eles lançam bolas de fogo e cospem um perigoso espinho; você precisará evitar ambos). Use a saliência para se esconder e atire no mutante até que ele exploda. Se você está com a energia baixa, volte até encontrar uma saliência nas rochas atrás da esfinge e pegue o kit médico grande na passagem elevada. Então deslize, descendo pelo lado esquerdo da esfinge para chegar ao chão. Ou senão, apenas pule, caindo na pata da esfinge e depois para o chão (você pode pegar o kit médico depois). Entre as patas da esfinge estão alguns pentes para pistola magnum e uma porta fechada. Na parede oposta da caverna, à esquerda da pata da esfinge está um bloco iluminado e colorido, com outro bloco à direita, para escalar. Vá ao topo dele e então dê um pulo perpendicular para o bloco angular à direita. Dê um pulo correndo para agarrar o próximo bloco e suba.

3. Agora suba no bloco plano oposto à esfinge. Fique de frente para a parede, então vire e vá à esquerda. Dê um pulo para agarrar o próximo bloco. Suba para o próximo bloco mais alto. Pegue os pentes para pistola magnum no bloco à direita. Vire, vá à esquerda e até uma alavanca: primeiro, suba no bloco angular e então pule da fenda para aterrissar próximo ao bloco plano. Faça o mesmo novamente e continue descendo e indo à direita. Puxe uma alavanca para abrir a porta abaixo, vire-se e apronte as armas. Um mutante alado voa do outro lado da esfinge. Tente matá-lo antes dele chegar até Lara, ou ele irá empurrá-la para fora da saliência. Se necessário, você pode ir até o topo para o canto à direita da alavanca. Lá não há muito espaço para se esquivar, mas será mais difícil para o mutante empurrar Lara. Certifique-se de estar com, pelo menos, metade de sua energia. Se o mutante explodir perto de Lara, ela perderá alguma energia. Quando a costa estiver limpa, fique de frente para a alavanca, então dê um pulo correndo para a saliência adiante e vá à esquerda. Pegue os cartuchos de espingarda. Dê um pulo correndo para agarrar a próxima saliência mais alta, para pegar mais cartuchos. Dê outro pulo correndo para a próxima saliência.

4. Você pode ver a outra porta acima e um pouco mais à esquerda. Você precisará abri-la logo. Agora, desça para a saliência abaixo e daí cuidadosamente para o chão. Vá para o outro lado da esfinge (o lado esquerdo quando você estiver à frente dela), onde você encontrará uma área com muito blocos quadrados de várias alturas. Suba no único que você conseguir. Dê um pulo correndo para o próximo bloco baixo junto à parede da caverna. Suba na saliência acima. Posicione-se junto ao pilar mais alto, que estará à esquerda de Lara, e dê um pulo correndo para o segundo pilar mais alto, então outro pulo correndo para o mais alto. Suba na próxima saliência. Ande para frente e vire à esquerda – vá vagarosamente pois lá há uma armadilha de lâminas que abrem e fecham logo atrás do canto da parede. Pule através dela quando fechar, pegue o kit médico pequeno e siga o caminho ao redor à direita rumo a uma alavanca.

5. Seja cuidadoso ao pular da fenda no piso antes da alavanca. Acione a alavanca para abrir outra porta que você já viu anteriormente. Apronte as armas e novamente atire em um mutante voador que se aproxima. Quando ele estiver morto, dê um pulo descendo para a saliência com o kit médico grande. Caia do lado oposto da saliência, então deslize descendo pelas rochas até o chão. Agora vá para a porta no lado esquerdo da esfinge. Pegue alguns pentes para pistola magnum no chão próximo a porta e entre. Ande para frente para uma inclinação acima de um reservatório. Dê meia-volta e deslize descendo de costas, agarrando o fim da inclinação. Atravesse indo à esquerda e caia para uma saliência. Pegue os pentes para pistola magnum e escale a abertura acima. Suba os blocos, vá à direita, suba mais alguns blocos e pule para um segundo tanque. No fundo você encontrará a CHAVE SAFIRA. Suba de volta para cima do bloco em degraus, vire à esquerda e continue indo para cima para chegar à rampa (salve seu jogo se você puder). Desta vez deslize de frente e pule para frente no último momento para agarrar a borda da ponte. Se você cair na água, recarregue seu jogo salvo ou suba de volta, para o topo do bloco, e tente novamente. Uma vez na ponte, use a chave na fechadura para abrir a porta do lado oposto. Um centauro mutante está de guarda dentro. Você precisará evitar seu ataque de bolas de fogo, mas tente não pular muito ou você cairá da ponte. Ao invés de ir até a porta, volte rumo à parede com a fechadura. Mantenha-se atirando enquanto corre passando pela porta e ele explodirá. Quando ele estiver morto, entre na sala e pegue um kit médico pequeno no piso e o primeiro ANKH no pedestal. Pule na água, suba e saia da plataforma, suba o bloco em degraus, vire à direita e desça para o outro tanque. Saia da água do outro lado, suba os degraus e vire à esquerda rumo à saída. Retorne para a parede da caverna oposta à esfinge e suba no mesmo bloco colorido e iluminado que você subiu antes. Pule para agarrar o próximo bloco à direita.

6. Suba, dê meia-volta e dê um pulo para agarrar a saliência acima. Suba. Agora entre em frente às saliências arenosas, vire à esquerda e pegue os pentes para pistola magnum (agora você está abaixo da primeira alavanca que você puxou anteriormente). Dê um pulo em diagonal à esquerda, acima da fenda, para continuar. Continue indo para a próxima fenda e dê outro pulo à esquerda. Continue rumo à parede de trás da caverna (atrás da esfinge). Pule da fenda então suba os blocos baixos à direita. Daqui você pode ver a abertura da outra porta acima e ir à esquerda. Dê um pulo dentro da abertura escura acima. Entre no corredor escuro, vire à esquerda e suba dois blocos baixos (agora você está de frente para o lado da esfinge). Dê um pulo diagonal para à direita. Suba pelas rochas até outra porta. Entre e vá à direita. Empurre o bloco móvel para a parede do lado. Contorne-o e suba no bloco e depois na saliência. Lá está outro centauro lançador de bolas de fogo dentro da sala adiante.

7. Aproxime-se da porta com as armas em punho, coloque-o na mira, então mova-se para trás e rumo à borda esquerda. Se você fizer um ângulo fechado junto à parede para poder atirar, você será capaz de matar o centauro sem ser torrado por suas bolas de fogo. Quando o mutante explodir, entre e pegue outro kit médico pequeno e o segundo ANKH. Desça pela parede, e saia através da outra porta, deslizando pela rampa à direita. Outro mutante espreita atrás da esfinge. Este atira um veneno cáustico e vermelho. Use o grande bloco para se proteger e matá-lo tão rápido quanto possível (se você não pegou o kit médico grande anteriormente, pegue-o agora). Pule descendo para trás da esfinge. Vá para cima do bloco baixo angular à direita e dê um pulo correndo para agarrar a saliência atrás da cabeça esfinge. Suba para o topo da cabeça.

8. Coloque um dos ANKHs no receptáculo aqui. Contorne para o outro lado da cabeça, desça e coloque o segundo ANKH no lugar. Esta abre a porta entre as patas da esfinge. Suba de volta para o topo da cabeça da esfinge e ande à sua direita (à esquerda da esfinge). Dê uma olhada ao redor. Que visão adorável, não? Viu o objeto enegrecido flutuando no ar entre a esfinge e a parede de rocha onde você estava andando anteriormente? Aqui está o primeiro e único segredo desta fase: as UZIS, flutuando numa plataforma invisível.

9. Para pegá-la faça o seguinte: posicione Lara de frente ao canto esquerdo da cabeça (à esquerda da esfinge) de frente para a plataforma invisível. Tome impulso e dê um pulo correndo para aterrissar lá (veja no diagrama à esquerda). Pegue as armas e alguns pentes de balas para elas e, enquanto você está em lá, olhe para cima. Mais dois mutantes alados voam do outro lado da esfinge. Se você usar a Uzi, você deve ser capaz de matar ambos antes de aproximarem-se o suficiente para empurrar Lara fora da plataforma. Fique de frente para a parede de rocha e dê um pulo correndo da plataforma invisível para agarrar a saliência amarela mais alta à seu lado direito, ressaltando da parede. Se você errar ao tentar agarrar a borda, Lara cairá no lugar plano logo abaixo, sofrendo uma perda de energia menor. Se você conseguir agarrar a saliência, desça para este lugar plano, então caia, deslizando para o chão. Vá para a porta entre as patas da esfinge, que agora está aberta. Entre e caia dentro de um pequeno lago subterrâneo. Aqui você encontrará 2 estátuas submersas que parecem com o deus Egípcio Anubis (cabeça de chacal, corpo humano). Nade descendo entre as duas estátuas e pegue alguns pentes de balas para uzi na saliência. Também pegue uma caixa de cartuchos de espingarda no colo da estátua da esquerda. Note as portas abaixo de cada estátua e uma alavanca no braço da estátua à direita. Esta é uma das alavancas que não funciona sob a água. A alavanca que você está procurando para descer no túnel está entre os pés da estátua à direita. Puxe-a para drenar parcialmente o lago. No processo, Lara será sugada através da porta e levada à frente para uma sala onde você pode ir à superfície. Saia da água. Suba no pilar quadrado mais baixo.

10. Dê um pulo perpendicular para agarrar o próximo pilar (à esquerda diagonalmente). Suba. Dê um pulo correndo para agarrar o final das escadas. Suba as escadas e siga a saliência até o fim. Você ouvirá e verá um mutante alado voando para cima na área além da entrada. Não deslize descendo a inclinação ainda. Ao invés disso, atire no mutante em segurança da entrada. Após ele explodir, deslize descendo a inclinação. Agora você está na saliência e abaixo dela estão as estátuas de Anúbis. Vá para a esquerda da saliência e desça para uma pequena saliência quadrada abaixo. Dê meia-volta e dê um pulo correndo para agarrar a cabeça da estátua à direita. Suba para o topo da cabeça e pegue um kit médico grande. O caminho mais rápido para o fundo é pulando na água; de qualquer modo, os programadores tornaram isto um pouco difícil (é impossível pular no nariz da estátua, mas se acaso você conseguir veja no que o resulta – Lara volta para trás de volta ao topo da cabeça). Ao invés disso, dando um pulo correndo em linha reta desça, passando o nariz da estátua. Lara baterá dentro de uma parede invisível então cairá na água entre as pernas das estátuas sem perder energia. Outra alternativa: desça entre as duas estátuas e desça para o colo da estátua à direita. Suba à direita do braço da estátua e use aquela alavanca agora. Ela abre a porta na base da estátua da esquerda. Nade, descendo através dela. Vá à superfície e siga pelo grande corredor por todo o caminho para cima até o topo. No caminho pegue 2 conjuntos de pentes para pistola magnum. No topo está um ESCARAVELHO.

11. Lembra-se que você viu atrás do portão fechado no início da fase? Na escada, além do portão estão 2 mutantes “regulares” e um centauro. Pegue o escaravelho e o portão abre, automaticamente. Mova-se para trás ou role e corra descendo pelo corredor até a primeira curva. Os mutantes irão se aproximar primeiro. Espere até que eles cheguem perto e desça pelo corredor, então ande para trás (ou pule de lado) desça até a terceira rampa do caminho. Eles não irão seguir Lara adiante deste ponto e você pode matá-los daqui, embora você deva ir para dentro do corredor algumas vezes para atraí-los. Quando ambos estiverem mortos, avance rumo à entrada para atrair a atenção do centauro. Coloque-o na sua mira e então volte para trás descendo pelo corredor até a metade do caminho. Suas bolas de fogo não irão chegar até aqui, e você pode atirar nele cada vez que ele passa correndo. Você vai precisar entrar na sala algumas vezes para fazer o centauro descer as escadas. Quando todos os mutantes estiverem mortos, cruze a sala na base das escadas e use o escaravelho para abrir outro portão.

12. Pegue o kit médico grande e os pentes para pistola magnum, então deslize descendo a rampa. Suba através da abertura à esquerda e prepare-se para enfrentar Lars novamente (lembra-se dele no Vale Perdido? Aparentemente Lara somente o nocauteou). Ele está espreitando atrás dos pilares à direita mas surge declamando ameaças e sai de seu esconderijo logo que você chega ao chão. Mantenha-se em movimento e atirando, e tente não deixá-lo seguir de Lara, e você acabará com ele rapidamente, e de uma vez por todas. Vá para o topo das escadas e pegue o terceiro PEDAÇO DO SCION para o fim da fase.

13. Um filme se segue: Lara sai de dentro das cavernas contra o sol. Como seus olhos ainda estão ajustando-se à luz, nós vemos duas figuras aproximando-se – um cowboy e um skatista punk. Outro cara, alto, careca e asqueroso, agarra Lara por trás. Eles desarmam Lara e Jacqueline Natla surge de seu Cadillac branco. Natla manda que Lara entregue o Scion. Um dos capangas pega o artefato da mochila de Lara e entrega-o para sua chefe. Natla admira seu tesouro por um momento e então, impacientemente grita, “Bem, matem-na!” Lara joga o cowboy para o lado e corre rumo à borda do precipício. Ela mergulha na água abaixo, enquanto os bandidos atiram. Após esperar alguns instantes sem que ela venha à superfície, Natla e sua quadrilha vão embora. Lara sai da água, pega sua motocicleta e segue os bandidos. Ela corre por uma estrada(?) em ziguezague sobre um cânion e então para em uma elevação acima do lugar onde está estacionado o carro de Natla e seu iate está ancorado. Em uma ação ao melhor estilo dos heróis, Lara corre com sua moto, salta no ar, e mergulha próximo ao barco. Enquanto os bandidos tentam descobrir o que causou o barulho na água, Lara nada para o outro lado do barco, sobe a bordo e esconde-se no compartimento abaixo do convés. Ela dorme por algum tempo e acorda mais tarde com um som de motor. Natla e seus homens pegam um pequeno barco para ir à terra. Lara surge de seu esconderijo e mergulha no mar para segui-los.

13 – NATLA’S MINES

1. Nade para frente e vá à superfície em um lago subterrâneo. À direita (oeste) há uma pequena cachoeira. À esquerda (leste) há uma saliência com algumas caixas de madeira. Acima e à esquerda (sudeste) há uma grande saliência com alguns barris e caixas. Nade passando por baixo e indo por trás da cachoeira. Vá à superfície e siga o corredor até que ele se alargue. Próximo à parede esquerda há uma alavanca. Puxe-a para abrir um portão em algum lugar. Retorne para o lago e nade atravessando para o lugar com os barris e as caixas.

2. Siga pelo túnel para uma sala com um carro de mina bloqueando outro túnel à direita. Vá para trás da rocha com uma pequena rampa e puxe uma caixa que há lá para fora. Suba nela e entre a passagem que há atrás. Aqui você encontrará o portão que você abriu e, logo adiante, outra alavanca. Use-a para abrir outro portão. Volte para o lago e para trás da cachoeira. Siga pela passagem passando pela primeira alavanca, escale a abertura adiante e continue em frente passando o portão que você abriu com a segunda alavanca. Quando você chegar a uma saliência acima do lago, dê um pulo correndo para a saliência com os cavaletes. Continue pela passagem até chegar a uma sala com uma pequena construção suspensa no teto. Lara olhará para cima assim que você entrar indicando que isto é importante. Pegue o kit médico grande no chão. Não se preocupe: a construção não irá cair ainda. Na construção com janelas à esquerda, você verá 3 receptáculos. Você precisa encontrar 3 fusíveis para colocar neles. Também dentro desta construção está uma conjunto de pentes para pistola magnum. Continue através da abertura oposta ao lado onde você entrou (oeste). Aqui você encontrará 2 pequenas construções, uma pilha de pneus e uma caixa móvel. Há um portão à frente e uma abertura à esquerda adiante dos pneus (esta leva até uma correia de transporte onde você encontrará um dos fusíveis, mas você não pode ir para lá, ainda). Contorne para o outro lado da caixa e mova-a rumo à construção à suas costas. Você deve posicionar esta caixa abaixo da abertura que há no teto.

3. Dê um pulo correndo da caixa para o topo da construção. Caia através da área quebradiça do teto. Siga o túnel para uma alcova com uma alavanca. Acione-a e o barco que está no lago se move rumo à outra saliência. Continue até o fim da passagem e desça na caixa. Antes de voltar para o lago, vá até um dos fusíveis: aproxime-se do portão oposto à entrada (entre as duas construções). Ele abre automaticamente. Adiante do portão estão alguns trilhos, cavaletes e grandes bolas de pedra. Agora escolha o caminho mais fácil ou mais difícil para passar por esta próxima armadilha. (1) O caminho mais difícil: ande para frente para o primeiro cavalete acionando a primeira grande bola de pedra que rola do lado. Então volte para trás e dê uma série de 3 pulos correndo por cima dos cavaletes. No último pulo, vire-se no ar para aterrissar na saliência à direita e corra para dentro do corredor. (2) O caminho mais fácil: entre e pare em frente à primeira barricada para acionar a grande bola de pedra que rola do lado. Volte um pouco para trás e então vire-se e vá à direita. Agarre a saliência que corre paralela ao caminho mas não suba. Atravesse agarrado, indo à esquerda até o ponto onde a saliência começa uma inclinação.

4. Agora suba. A grande bola de pedra à sua direita não irá rolar. Vire à esquerda e siga pela saliência, pule a fenda, e continue até o fim. Siga a passagem para chegar ao FUSÍVEL #1. Suba a rampa, ande para frente para onde a caverna inclina-se acima e à esquerda, então rapidamente pule para evitar uma grande bola de pedra que desce rolando. Vire-se, vá à esquerda e posicione-se abaixo do teto angular com uma grande bola de pedra atrás e vá à direita. Pule de lado à direita para acionar a segunda grande bola de pedra, então pule de lado voltando e indo à esquerda. Suba a inclinação e continue até a abertura no piso. Desça. Agora você está ao lado de onde a primeira grande bola de pedra estava. Ande para frente até a junção, então à direita. Isto ativará uma grande bola de pedra logo acima. Você então poderá subir na saliência e segui-la até onde a grande bola de pedra veio (acima e à esquerda do portão). Entre no túnel da esquerda e siga a passagem para uma abertura onde você pode cair para trás descendo dentro da sala com as 2 construções. Retorne para o lago seguindo o túnel ao leste (oposto ao portão). Nade e suba no barco. Dê um pulo correndo para aterrissar na pequena saliência com as caixas.

5. Suba acima da caixa da esquerda. Aqui você encontrará uma pequena sala cheia de caixas com a inscrição “Natla Technologies”. Pegue os pentes para pistola magnum na alcova. Então puxe a caixa escura (a única caixa móvel que você pode mexer agora) uma vez. Contorne à direita e empurre-a dentro da alcova onde os pentes de balas estavam. Lá está outra caixa móvel, atrás da primeira. Puxe-a duas vezes. Contorne-a à direita e puxe-a novamente para entrar no corredor atrás. Entre e puxe a alavanca que está aqui para mover o carro de minério. Retorne para o lago, nade à esquerda e vá à superfície na saliência com os barris. Siga a até o carro de minério. Entre no túnel adiante dele. Empurre a caixa Natla duas vezes. Contorne-a e entre no túnel adiante. Ande para frente cuidadosamente e pegue o FUSÍVEL #2, que está no chão. Não vá mais à frente ou você atrairá a atenção do cowboy na sala adiante. Dê meia-volta e volte para a caixa Natla. Suba na caixa e entre no túnel acima. Pegue os pentes de bala para uzi e acione a alavanca para abrir o portão próximo à correia de transporte. Retorne para o lago. Nade e volte para trás da cachoeira.

6. Siga a passagem de trás passando pela construção suspensa, indo para a sala com as 2 construções. Vá através da abertura da esquerda além dos pneus empilhados. Continue em frente através do portão que você abriu. Aqui você encontrará alguns pentes de balas para uzi no chão e uma alavanca. Acione a alavanca para ativar a correia de transporte, jogando o FUSÍVEL #3 no chão, à frente dela. Pegue-o e retorne para a sala com a construção suspensa. Coloque os fusíveis nas marcas na construção com janelas, isto ativará o guindaste, baixando a pequena construção. Dentro você encontrará suas pistolas. Após pegá-las suba para o teto da construção. Dê um pulo correndo além do gancho para agarrar a abertura na parede oposta. Suba e siga o túnel. No meio da inclinação há uma abertura à direita. Escale-a e continue até uma rampa.

7. Dê meia-volta e deslize descendo de costas, agarrando-se no fim. Suba e o alçapão fechará atrás de você. Agora Lara pode se virar e subir na saliência ao lado. Desça dentro da sala adiante. Este é o segredoO #1 – um kit médico grande e pentes de bala para uzi. Puxe uma alavanca para abrir a porta de madeira no corredor. Desça no alçapão, então dê um pulo perpendicular para cima da inclinação e continue indo à direita descendo o túnel para sair na saliência acima do lago. Desça e nade através do lago para a saliência com os barris, ao sudeste. Passe pelo carro de minérios e pela caixa Natla até a área onde você pegou o segundo fusível. Agora que você está armado, você pode pegar o cowboy. Assim que você entrar na caverna ele fala “Não é nada pessoal!”.

8. Então ele surge de trás dos pilares à direita com as magnums em punho. Coloque-o na sua mira, mantenha-se atirando e avance até a entrada da sala. Se você resolver correr para dentro da sala com os pilares seja cuidadoso para não pular muito ao redor ou você cairá dentro de um dos poços de lava. Quando o cowboy estiver morto, pegue suas MAGNUMS. Vá para a borda mais à direita, acima do rio de lava. Desça. Abaixo dela está uma pequena saliência quadrada que sai da parede. Desça até ela.

9. Caia e pendure-se nesta saliência, caia e rapidamente aperte Ação novamente para agarrar a saliência abaixo. Suba e pegue um kit médico pequeno. Agarre a fenda na parede de rocha e atravesse indo à direita. Caia para o bloco abaixo. Vá pelo canto à direita e agarre a próxima fenda. Novamente, atravesse indo à direita até o fim e caia no bloco. Vire-se vá à direita e observe a parede adiante. Uma fenda horizontal acompanha a parede à frente, logo abaixo de uma saliência angular. Dê um pulo correndo para agarrar a saliência angular. Caia e agarre a fenda abaixo. Atravesse agarrado indo à direita até que você possa cair no piso plano. Siga a passagem até uma inclinação. Deslize descendo, vire à direita e saia próximo ao rio de lava. Dê um pulo para cair no bloco retangular no meio da lava. Vire, vá à esquerda e, do extremo deste bloco, dê um pulo correndo para o pilar quadrado alto, à direita. Dê outro pulo correndo para o próximo bloco. Vire à direita e dê um pulo correndo final, caindo dentro da abertura na parede da caverna. Corra para frente e rapidamente empurre o bloco móvel para frente. Uma grande bola de pedra rola da esquerda, mas se você for rápido o bastante você será capaz de evitá-la. Contorne a caixa para entrar em uma pequena sala. Este é o segredo #2. Puxe a caixa uma vez para revelar uma abertura no teto. Suba através dela para encontrar um kit médico grande e pentes de bala para uzi na sala acima. Pule sobre a abertura no piso e siga pela passagem. Desça e ande em frente, pelo caminho rumo a uma grande bola de pedra. No caminho você encontrará mais pentes de bala para uzi, a ESPINGARDA e outro kit médico grande. Siga em frente até a grande bola de pedra e veja se você pode passar pulando de lado com Lara entre a grande bola de pedra e a parede do lado esquerdo. Isto é difícil, mas dá para fazer. Se você não conseguir, retorne para a abertura acima do caminho e siga a passagem de volta para a sala acima da caixa.

10. Se você foi capaz de passar pela grande bola de pedra, suba através da abertura no teto. Uma vez que você esteja na sala acima da caixa, pule da fenda e desça através da abertura do outro lado da grande bola de pedra. Dê um pulo correndo da entrada para o pilar quadrado elevado no rio de lava. Vire à direita e dê um pulo correndo para o próximo pilar (à sua direita). Daqui, dê outro pulo correndo para o próximo pilar, e um terceiro para o último pilar da esquerda. Pule e desça, indo através da entrada. Deslize descendo uma inclinação e aterrisse numa pequena saliência acima de um reservatório de lava. Dê um pulo perpendicular para agarrar a borda oposta. Suba e continue para a próxima sala, onde você encontrará algumas caixas marcadas com “TNT”. A caixa escura no canto é móvel. Puxe-a uma vez então contorne-a pelo lado direito e puxe-a novamente para longe da parede. Agora puxe-a através da entrada, dentro da próxima sala e posicione-a próxima à abertura alta da parede à esquerda. Dê um pulo do topo da caixa para agarrar a abertura.

11. Suba. Vá para o topo da inclinação e suba nas rochas. Dê um pulo correndo através do fosso de lava para a saliência angular à direita. Uma grande bola de pedra rolará passando por cima. Dê outro pulo correndo diagonalmente à direita para aterrissar do outro lado do fosso de lava. Siga a passagem e você sairá na saliência acima do rio de lava, do lado oposto a onde você matou o cowboy. Siga esta saliência para cima até o topo. Pegue os pentes para pistola magnum no chão e acione a alavanca. Esta explodirá a caixa de explosivos na sala de onde você veio. Retorne pelo mesmo caminho, por onde você veio, através do fosso de lava, e desça a inclinação, a qual agora está escavada. Atrás da sala com as caixas de TNT, você verá a caixa quebrada e uma pilha de entulho à esquerda, onde estava a parede. Suba neste entulho. Ao chegar do outro lado apronte as armas. A pista de skate adiante inclui um skatista – e ele está armado com as Uzis! Você pode usar as mesmas táticas básicas que você usou com o cowboy: avance para dentro da sala, coloque-o na sua mira, e pule para o lado/pule para atrás atirando. Quando ele passar com o skate, avance. Mais uma vez, tome cuidado com os poços de lava ao redor. Alternativamente, você pode correr para a ÁREA SECRETA (descrita logo abaixo) e atirar no skatista punk de cima, da abertura.

12. Quando ele estiver morto, recupere suas UZIS. Para chegar à área secreta, vire à esquerda na entrada e siga junto à parede, dando um pulo correndo através da fenda acima da lava. Vire à direita no canto e continue em frente. Na metade do caminho para cima e do lado esquerdo da sala você encontrará um fosso cheio de água no lugar de lava. Pule nele e nade através do portão, que abre automaticamente. Pegue um kit médico pequeno e um kit médico grande e alguns pentes de balas para uzi no fundo. Este é o segredo #3. Volte pelo caminho por onde você entrou, mas ao invés de sair nadando de volta, vá através de uma abertura no teto além da entrada. Saia da água e siga pelo túnel para uma abertura acima da grande sala com as rampas (atire no skatista desta abertura se você não o matou ainda). Desça e pegue alguns pentes de balas para uzi que estão no chão. E pegue mais 2 conjuntos de pentes de bala para uzi no chão, um à esquerda e outro à direita da grande sala, antes de sair. A saída está do lado oposto à entrada, no topo das rampas. Não muito distante da entrada há uma inclinação à direita.

13. Lá estão 3 grandes bolas de pedra no topo esperando para rolar. Ande para cima pelo centro e, assim que a primeira grande bola de pedra começar a rolar, pule de lado à direita. A segunda grande bola de pedra começará a rolar, então pule de lado à esquerda. Esta acionará a última grande bola de pedra. Pule de lado e dê um passo para trás e à direita para evitá-la. Ande para o topo da inclinação, fazendo a quarta grande bola de pedra rolar passando à sua frente. Vá para a esquerda, através da abertura da qual a última grande bola de pedra veio. No fim da passagem vire à esquerda e suba. Agora você está em uma pequena sala com alguns blocos e saliências. Um deles é baixo suficiente para subir. Do topo deste bloco, faça uma série de quatro pulos – usando a seqüência de pular e agarrar para chegar ao bloco abaixo da abertura no alto. Suba através da abertura e entre numa pequena sala com paredes arenosas coloridas. Esta próximo área envolve uma seqüência de puxar e empurrar blocos móveis em uma ordem certa para acessar as alavancas e abrir as portas.

14. Para tornar isso mais fácil, há um diagrama abaixo, que segue uma sequência de ações mais ou menos em sentido horário da a partir da esquerda. A abertura por onde você entra na sala escura com as saliências está marcada com a letra (A). Ao lado desta abertura está um bloco móvel (1). Empurre este bloco duas vezes dentro da próxima sala (para posição 1a). À direita há uma abertura no teto (B). Suba através dela para a sala acima. Aqui você encontrará outro bloco móvel (2). Puxe-o uma vez, então contorne à esquerda e empurre-a uma vez (para posição 2a). Vá através da abertura que você acabou de fazer. Aqui há outra pequena sala com uma abertura no piso (C) e uma porta dourada (D).

15. Caia através da abertura no piso dentro da pequena sala com outro bloco móvel (3). Puxe este bloco uma vez (para posição 3a). Isto dará espaço para você mover o primeiro bloco na sala de trás, por onde você entrou. Retorne para lá subindo através da abertura no teto (C), então entre na próxima sala e desça através da abertura no piso (B). Agora empurre o primeiro bloco uma vez mais (para posição 1b ). Isto abrirá uma alcova com uma alavanca acima e à esquerda e outra porta (E) adiante. Puxe a alavanca para abrir a porta dourada (D) na sala acima. Para voltar para esta sala, suba através da abertura no teto (B), e entre na próxima sala. A porta está à esquerda. Vá através da porta dourada (D) e vire à direita. No fim da passagem vá à esquerda e desça os degraus para o bloco móvel (4). Empurre este bloco uma vez (para posição 4a). Isto lhe dará acesso para um corredor com alcovas num lado e uma porta dourada (F) no fim.

16. Esta porta abre quando você pisa em determinado piso marcado mas rapidamente ela se fecha. Ignore-a. Vá para a alcova mais distante e use a alavanca que há lá para abrir a porta dourada (E) próxima à primeira alavanca. Retorne para lá subindo de volta pelos degraus. Siga em frente, pelo corredor, e através da porta dourada (D). Vá através da abertura da esquerda dentro da próxima sala, descendo através da abertura no piso (B). Através desta abertura, além da alavanca, está a porta que você abriu. Saque as armas e continue através da porta. O grande cara careca estará esperando do lado de fora com a espingarda (ele vai dizer “Dê um sorriso!”). Você pode subir no teto e tentar atirar nele, mas isto é mais demorado. Há um jeito mais fácil de fazer isto: apenas corra passando por ele e pare na área próxima à pirâmide e atire nele enquanto pula de um lado para o outro. Ele não é difícil de matar, já que espingarda precisa ser recarregada a cada tiro, mas não esqueça, se você for atingido você precisará usar um kit médico no meio da luta, pois o estrago é grande. Quando ele cair (dizendo “Pare, idiota!”), pegue a ESPINGARDA (se você já pegou a espingarda, você irá pegar cartuchos agora). Desça para a pirâmide e suba na saliência acima da porta. Agora dê uma série de pulos para cima nas marcas planas do lado esquerdo, para o topo. Pule no último espaço e depois à esquerda, rente à parede, e deslize descendo pelo lado da pirâmide, aterrissando de frente à entrada na parede da caverna. Dentro há uma alavanca. Puxe-a para abrir as 2 portas douradas na área onde você lutou com o cara careca (porta F e a porta do lado oposto dela). Deslize descendo da pirâmide para o chão e retorne para a área das portas douradas. Entre na porta dourada à direita e pegue alguns pentes de balas para uzi e um kit médico grande na entrada.

17. Vá um pouco mais à frente e você encontrará a CHAVE DA PIRÂMIDE. Pegue-a e retorne para a porta da pirâmide. Destranque-a e entre para terminar a fase.

14 – ATLANTIS

1. Ande para frente e você chegará até a parte iluminada e encontrará alguns pentes de balas para uzi no chão. Na sala à frente estão 6 incubadoras prontas para chocar alguns nojentos mutantes atlantis.

2. Ande para frente cautelosamente e o primeiro ovo da esquerda chocará, libertando um mutante cuspidor de veneno. Mova-se para trás, voltando para a entrada do corredor e mate-o. Avance para frente e vá à direita e o primeiro ovo do outro lado da sala chocará. Este contém um mutante lançador de bolas de fogo. Para perder pouca energia, você pode mover-se para trás e pular de lado voltando para dentro do corredor enquanto atira. Quando ele explodir, vá pelo centro para o outro lado da grande sala. Assim que você se aproximar dos pentes de bala para uzi no piso, o último ovo da esquerda explode e outro mutante surge. Use os pulos de lado para evitar as bolas de fogo, mate o mutante e pegue os pentes de balas. Aqui, no final da sala estão 3 portas: uma em cada lado e outra no centro. A porta da esquerda abre assim que você se aproxima.

3. Entre e suba as escadas. Você pode andar sobre o piso vazado. Pegue um estojo médico pequeno no canto, à esquerda. Note uma porta fechada do lado oposto de onde você veio (no topo e do lado esquerdo (oeste) da sala. Quando você se aproximar do meio, o ovo abaixo chocará. Mate o mutante voador de cima. Mantenha-se perto da borda da piso e você ficará bem. Quando a costa estiver limpa, ande até os cartuchos de espingarda. Continue para o canto mais à direita (nordeste). Aqui, em uma alcova escura você encontrará uma alavanca que abre a porta do outro lado da sala (no canto noroeste). Atrás dela está outra alavanca.

4. Esta abre a porta no canto sudoeste. Saia da sala da alavanca, ande rumo à alcova com a outra alavanca, vire à direita e continue em frente pelo lado esquerdo (leste) da sala. Quando você chegar ao meio, o ovo abaixo explodirá libertando outro mutante voador, logo abaixo. Mate-o como você matou o outro, então cruze sobre a “ponte” no centro e continue em frente pelo lado direito (oeste). O ovo restante chocará abaixo e o mutante subirá as escadas correndo pelo canto esquerdo (sudeste). Se você não correr para frente, você terá fôlego e tempo suficiente para matá-lo assim que ele se aproximar. Ande para frente e desça as escadas à direita (sudoeste). No caminho você verá outra alavanca. Acione-a para abrir a porta no meio da sala abaixo.
5. Continue descendo. A porta no fim das escadas abre assim que você se aproxima. Entre em frente, e então vire à direita através da porta que você abriu com a alavanca. Avance para uma saliência acima do grande reservatório de lava. Mate o mutante voador que vem de cima. (NOTA: Isto irá acontecer muitas vezes mais, toda vez que você subir a caminho do topo da pirâmide. Os voadores podem jogar Lara para fora das saliências. Eles explodem quando você os mata, e Lara pode perder energia se eles estiverem muito perto ao explodir. Aproveite que eles não podem entrar através das pequena entradas, a melhor estratégia é sair para que eles desçam e então pular para trás, matando-os de dentro.) Quando o voador explode, vire-se e caia para pendurar-se na borda externa da saliência. Caia e agarre a saliência abaixo. Suba e entre no corredor, no qual está o segredo #1.

6. Pegue um estojo médico grande e pentes de balas para as magnums e para as Uzis. Continue em frente e para cima até que você chegue a uma abertura no piso onde você pode descer dentro do outro túnel. Num lado há uma saliência acima do grande reservatório de lava (esta está à distância de um pulo da saliência onde você estava anteriormente, mas encontrando o segredo, você não terá que pular). Na entrada estão lâminas que abrem e fecham, mas, desta forma, você não precisa se preocupar com elas. Vá pelo outro lado. Aqui você encontrará uma sala com uma fosso de lava abaixo de uma ponte vazada com uma fenda no meio. Abaixo da fenda há uma incubadora. Ande pelo lado direito da ponte e dê um pulo perpendicular para agarrar a fenda na parede. Caia para agarrar uma entrada abaixo. Suba e siga pelo túnel até uma alavanca. Puxe-a e abra a porta vermelha do outro lado da ponte.

7. Continue até a abertura, pegue os 2 conjuntos de pentes de bala para uzi e dê um pulo descendo para a ponte. Dê um pulo correndo através da fenda para agarrar o outro lado da ponte. Assim que você passar a encubadora, o ovo chocará, liberando um mutante alado. Suba e vá para a entrada. Você pode matar o mutante daqui ou, se você não quiser todas as mortes, siga em frente. Continue para uma sala com um reservatório de água no meio. À sua esquerda está outra parte das paredes angulares da pirâmide. Como na parede da pirâmide no fim da fase anterior, aqui há algumas marcas planas. Lá também há dois poços com espetos no fundo das inclinações e um par de blocos de pedra. À direita do tanque estão algumas rochas e pilares. Estes pilares são escaláveis mas não há um caminho para ir até eles pela água. Do lado oposto da entrada há uma porta vermelha. Você precisará passar pela pirâmide duas vezes: uma vez para desarmar as armadilhas de grandes bolas de pedra e encontrar um segredo, e outra vez para sair desta área. Dê um pulo correndo da entrada para agarrar o bloco quadrado elevado (note a saliência quadrada abaixo e à direita. Você pode sair da água aqui, se você cair). Vire à esquerda e dê um pulo correndo do topo do bloco elevado para o lugar plano da pirâmide, mais próximo. Uma grande bola de pedra rola de cima, rapidamente dê um pulo para o próximo lugar plano mais acima e à direita. Neste lugar você está a salvo.

8. Agora vire Lara para uma saliência aparentemente sem importância e dê um pulo para frente para aterrissar na pirâmide e deslizar descendo para o lugar plano logo acima do segundo fosso de espetos. Outra grande bola de pedra rola descendo. Se Lara estiver de frente para a saliência, você pode dar um pulo para o próximo lugar plano mais alto para sair do caminho da grande bola de pedra. Dê um pulo para a saliência e vá à esquerda para aterrissar no próximo lugar plano, o qual está um pouco difícil de ver. Vire à direita e pule para o próximo lugar plano mais alto, então vá para o próximo. Agora você pode ver uma abertura na parede de rocha à direita. Escale-a para chegar ao segredo #2, cartuchos de magnum, pentes de bala para uzi e um estojo médico grande. Saia desta sala e deslize descendo a pirâmide para o lugar plano próximo à porta vermelha. Dê um pulo correndo através da água para agarrar o piso mais baixo do outro lado. Suba e pule para o piso à direita. Daqui, dê um pulo correndo para agarrar a borda do bloco elevado. Suba e pegue o estojo médico grande. Dê um pulo correndo para o próximo bloco mais alto, suba e entre na sala à esquerda. Pegue os 2 conjuntos de pentes de bala para uzi no chão e puxe a alavanca. Isto altera o terreno na próxima sala, ajudando você a sair. Pule na água e encontre uma alavanca entre o piso e o pilar onde você pegou o estojo médico.

9. Quando você puxá-la, a porta vermelha abre e você tem cerca de 40 segundos para passar através dela antes que ela feche. Aqui está a sequência que você deve fazer: puxe a alavanca, dê meia volta e nade para a saliência abaixo do pilar elevado próximo de onde você entrou na sala. Saia da água e vá para cima do bloco. Dê um pulo correndo do topo do bloco acima dos espetos para o primeiro lugar plano. (NOTA: há um jeito mais rápido de sair da água na saliência, e você estará pronto e defronte ao bloco. Então você pode subir e apertar para frente e pulo sem ter que apertar para cima primeiro. Pressione a tecla para a direita para mudar a direção no ar então Lara cai no lugar plano de frente à parede mais distante. Esta manobra economizará alguns segundos, que você pode usar para realizar os próximos dois pulos. Se você fizer isto sem errar, ao chegar à primeira saliência salve seu jogo. Então, se você errar os próximos pulos, você pode recarregar seu jogo e começar a partir deste ponto.) Uma vez no lugar plano de frente para a parede com a porta de saída, dê um passo para trás, então dê um pulo correndo para aterrissar na parte escorregadia da pirâmide e deslize descendo para o lugar plano logo acima do segundo fosso com espetos. Agora dê outro pulo correndo rumo à parede. Vire-se e corra através da porta vermelha antes dela fechar. Na próxima sala há um caminho incompleto e 3 deslizamentos de lava (lá está também uma porta que conduz de volta à sala com o reservatório, a qual está fechada, e uma alavanca, agora inacessível. Veja a nota abaixo). Fique de frente à porta do lado oposto a entrada e dê um pulo correndo para agarrar o lado esquerdo do caminho (o mais baixo dos dois degraus). Siga este caminho até o fim e dê um pulo diagonal à esquerda, caindo na entrada. (NOTA: Se você não puxou a alavanca na pequena sala acima do reservatório, esta sala terá, ao invés disso, um grande caminho elevado e 3 portas fechadas.

10. Você não será capaz de alcançar a saída por este caminho. Você deve voltar para trás através da porta vermelha, ou descer, andando pelo lado direito do caminho e subir próximo a uma alavanca. Use esta alavanca para abrir a porta do lado oposto e retorne para a sala do reservatório. De qualquer modo, você terá de subir no final da sala, pelo canto esquerdo – saindo sobre a água, do lado oposto ao da pirâmide – e puxar aquela alavanca agora. Faça tudo rapidamente, corra através da porta de saída novamente e retome o passo-a-passo no parágrafo acima.) Siga a passagem, pulando acima do fosso com espetos, até chegar ao topo. Pule dentro do reservatório e nade descendo e indo para frente. Lá estão alguns cartuchos de espingarda do fundo e uma alavanca que abre a porta do lado oposto. Atravesse esta porta e vá à superfície. Ande para frente e pegue os 2 conjuntos de pentes de bala para uzi na saliência. As lâminas que abrem e fecham somente começam a funcionar após você passar. Novamente você se encontra acima do grande reservatório de lava. Um mutante voador aproxima-se de cima. Você pode pular para trás através das lâminas e matá-lo desta entrada ou dar um pulo correndo acima da lava para à próxima saliência à direita e matá-lo de lá. De uma forma ou de outra, você precisará ir para esta próxima saliência, e você encontrará mais 2 conjuntos de pentes de bala para uzi lá. Entre e suba a pequena rampa para encontrar outro tanque de água. Nade descendo e indo para frente para uma sala com 4 pilares sob a água. Atrás do primeiro pilar à direita está um estojo médico pequeno.

11. A sala acima contém 4 encubadoras com mutantes, 3 portas sob a água (abaixo e à esquerda) e 5 alavancas. Você precisa puxar apenas 3 das alavancas para abrir as portas. Posicione-se acima da entrada, então a parede com 3 alavancas estará à sua direita. Puxe a primeira alavanca da esquerda par abrir outra porta. Ande para cima da pequeno rampa entre as duas alavancas para pegar 2 conjuntos de pentes de bala para uzi. Continue andando e puxe a terceira (mais distante) alavanca, à direita, para abrir a porta do meio. Finalmente, puxe a alavanca do meio, à direita, para abrir a última porta e ativar a incubadora à direita das três portas. (NOTA: Você pode saber quando alguma incubadora está ativa porque os braços que sustentam o ovo começam a se mover.) Você agora pode escolher a ordem das próximas quatro mortes, ou entre matar um ou quatro dos mutantes. Se você não quer todas as mortes, após acionar a terceira alavanca, pule na água e rapidamente nade passando através das 3 portas abertas. Para matar um único mutante, após acionar a terceira alavanca, aproxime-se da incubadora preste a chocar o ovo e mate o mutante que atira bolas de fogo. Use o já usual movimento de ir para trás/pular de lado. Apenas tenha certeza não cair na água ou você terá de dificuldade de sair sem ser torrado. Agora deixe a sala através das portas sob a água. Ou, para as quatro mortes, use a alavanca abaixo do primeiro ovo que chocou. Esta ativará a incubadora do lado oposto. Ande rumo a ela para chocar o ovo, liberando outro mutante que também atira bolas de fogo. A alavanca remanescente ativa as últimas 2 incubadoras. A incubadora logo acima da alavanca choca imediatamente e um mutante alado ataca. Você pode rolar e começar atirando e movendo-se à frente da barragem de 3 alavancas. Mas não aproxime-se do outro ovo, ainda, ou ele chocará e você terá de enfrentar 2 mutantes de uma só vez.

12. Quando o voador estiver morto, faça chocar o ovo remanescente e mate o quarto mutante, o qual atira bolas de fogo. Nade através das 3 porta assim que você puder. Vá à superfície e siga a passagem até um corredor com enormes paredes pulsantes. Vire à direita e acione a alavanca para abrir a porta. Entre e pegue 2 conjuntos de pentes de bala para uzi no chão. Assim que você atravessar a sala, uma grande bola de pedra rolará, descendo pela rampa e parando no fundo, bloqueando a saída. Encontre o bloco móvel à direita da grande bola de pedra e puxe-o uma vez, então contorne-o pelo lado direito e empurre-o até a parede junto a onde a grande bola de pedra rolou. Saia através do túnel pulsante e contorne à esquerda para uma porta e uma alavanca. Use a alavanca novamente para abrir a porta e reativar a armadilha com a grande bola de pedra (como isto funciona, pode ter certeza de que eu não sei). Desta vez, quando você entrar, a grande bola de pedra rolará descendo e ficará parada no bloco. Saia através da passagem que estava bloqueada pela grande bola de pedra.

13. Continue até outra saliência acima do reservatório de lava. Mate o mutante alado e dê um pulo correndo para a próximo saliência adiante e à direita. Avance, descendo pelo corredor para a próxima sala. Vá vagarosamente para chocar um de cada dos 2 ovos por vez. Mate cada um dos 2 mutantes alados da entrada. Posicione Lara de frente para o piso pulsante oposto à inclinação (não a rampa de pedra, a qual é escorregadia). Deslize descendo a inclinação e pule no fundo para passar pelos espetos e aterrissar no enorme piso. Vá para o topo e pegue 2 conjuntos de pentes de bala para uzi, um estojo médico grande e alguns cartuchos de espingarda. Siga o grande túnel até uma saliência acima do reservatório de lava. Lá há uma incubadora à esquerda, uma ponte de pedra e um enorme conjunto de inclinações no meio. Aproxime-se dos pentes de bala para uzi no chão, próximos ao fim da ponte e um mutante alado voa de cima, do meio da sala. Mate-o e pegue os pentes de balas.

14. Então retorne para a entrada e fique de frente à incubadora. Dê um pulo em diagonal para a saliência à esquerda. Dê um pulo correndo desta saliência para aterrissar na pequena saliência quadrada que está logo à frente da incubadora. O ovo chocará, liberando outro mutante alado, o qual você pode matar da entrada. Dê meia volta e siga a passagem para uma abertura no alto, pegando alguns pentes de balas para uzi no caminho para cima. Dê um pulo correndo do lado direito da entrada para a saliência marrom que projeta-se da grande ponte. Ande para frente na ponte e dê meia volta, ficando de frente para a parede de onde você pulou. Agora você será capaz de ver os 2 mutantes na caverna da esquerda. Um cospe veneno e o outro atira bolas de fogo. Não pule muito ou você irá escorregar e cair na lava. Ao invés disso, coloque-os na sua mira e ande de lado à esquerda, ficando fora da linha de fogo dos mutantes. Apenas mantenha-se atirando até que um dos inimigos exploda. Então repita a mesma manobra com o segundo. Após matar os mutantes, dê meia volta para a parede oposta e ande até a borda na saliência plana do outro lado da ponte (ali há uma grande área logo acima do reservatório de lava). Dê um pulo correndo para o outro lado e vá à direita, subindo a rampa para chegar a uma alavanca, pegando os 2 conjuntos de pentes de bala para uzi no caminho. Use a alavanca para abrir uma porta que você ainda não pode ver.

15. Dê meia volta e siga pelo caminho descendo para onde você pulou ao atravessar. Continue em frente, dando um pulo correndo através da fenda, até chegar a um bloco móvel. Puxe-o uma vez para descobrir a porta que você abriu com a alavanca. Entre e siga pela passagem até as lâminas que abrem e fecham. Pule através delas assim que as lâminas começarem a abrir. Vire à direita e dê um pulo correndo para a caverna onde os 2 mutantes estavam. Siga em frente e suba a inclinação à esquerda. Escale 3 blocos para chegar a um corredor onde você encontrará um estojo médico pequeno e mais pentes de bala para uzi. Continue até a saliência acima do grande reservatório de lava. Mate outro mutante alado que atacará vindo de cima. Então dê um pulo correndo para a próxima saliência à direita. Vá através da porta, a qual abre automaticamente assim que você se aproxima, para uma sala com um conjunto de pilares quadrados em um reservatório de lava. Vá até o fim do caminho e dê um pulo correndo para o próximo caminho. Entre na sala da esquerda e puxe a alavanca para mudar a altura dos pilares. Retorne para a sala do poço de lava e dê um pulo correndo de volta para o caminho anterior. Siga em frente, vire à esquerda e dê um pulo correndo para o pilar mais próximo. Dê um pulo para o pilar da esquerda, e um pulo correndo para o mais alto dos 2 pilares próximos à porta. Dê um pulo e aperte Ação para cair na entrada.

16. Vá até o fim do corredor e use esta segunda alavanca para mudar os pilares novamente. Retorne para a entrada e dê um pulo para o pilar da esquerda. Dê um pulo correndo para o próximo pilar. Vire à esquerda e dê um pulo para o pilar próximo à saída. Daqui, dê um pulo correndo dentro da entrada, então siga a passagem à esquerda. Se você pisou dentro da próxima sala e se posicionou logo na entrada, você pode matar os 3 mutantes do lado oposto da sala e perder pouca energia. Quando eles estiverem mortos, volte para trás, entrando do corredor por onde você veio, e posicione Lara sobre a lajota do piso SEM a decoração de ouro. Esta lajota abre uma PORTA SECRETA no alto e á direita da rampa onde você matou os mutantes. Dentro está o segredo #3, que consiste em pentes de bala para uzi, cartuchos de espingarda e um estojo médico grande. Saia e continue pela porta à direita. Avance dentro do túnel. A porta abre automaticamente. NÃO USE A ALAVANCA À SUA DIREITA. É uma armadilha: ela abre a porta vermelha, liberando a lava que inunda o corredor (não dá tempo de fugir!).

17. Ao invés disso suba através da abertura no teto logo depois da primeira porta. Continue até a saliência acima do grande reservatório de lava. Dê um pulo correndo para a próxima saliência à direita, pegue 2 conjuntos de pentes de bala para uzi e entre na passagem adiante. Avance dentro da próxima sala rumo aos pentes de bala para uzi com as armas em punho. Mate o mutante do lado oposto, e então pegue os pentes de balas. Continue em frente até o fim da rampa. Há armadilhas de dardos dos dois lados, lâminas no meio da rampa e, para melhorar, uma grande bola de pedra no topo. Isto parece mais difícil do que realmente é. Fique de frente para a rampa e corra de frente para a parede e vire à direita. Você perderá um pouco ou nenhuma energia com os dardos (se você está com seu nível de energia muito baixo ao chegar aqui, você pode dar um “mergulho/rolar” – ande + pulo + para frente – para passar pelos dardos). Uma vez que você esteja no canto, vire-se e suba na rampa – entre os lançadores de dardos – e pule imediatamente para evitar a grande bola de pedra. Suba na rampa novamente e continue até o topo. Aqui você encontrará uma sala com 3 tronos. Veja que eles estão marcados com as iniciais dos três soberanos de Atlântida: Natla, Tihocan e Qualopec. O “assento” do trono de Natla é um bloco móvel. Empurre-o duas vezes para ir para a área atrás dos tronos. Logo à frente e à direita você encontrará 2 alçapões e 2 alavancas com uma porta vermelha entre elas. Não importa qual alçapão você escolherá, já que ambos levam para o mesmo lugar. Para o alçapão da esquerda, acione a alavanca, pule para frente para não cair, então dê meia volta e caia para trás para pendurar-se na abertura. Caia, e, logo que você tocar o chão, pule por cima dos espetos. Continue subindo a inclinação e vire à esquerda. Para o alçapão da direita, acione a alavanca e caia (perdendo um pouco de energia). Vire-se e dê um pulo por cima do fosso de lava, e imediatamente pule para trás para o lugar onde você caiu primeiro para evitar uma grande bola de pedra. Pule sobre a lava e continue em frente e à esquerda. Suba através da abertura e acione a alavanca para abrir a porta vermelha entre os alçapões. Continue escalando para sair acima da sala dos tronos. Desça e retorne para as alavancas. Vá através da porta vermelha e então à direita subindo a rampa. Saque as armas e avance para dentro da próxima sala. Um ovo com um centauro choca do lado oposto à entrada. Faça a sequência de pular para trás, pular para o lado enquanto atira, para evitar as bolas de fogo. Quando ele explodir, pegue os 4 conjuntos de pentes de bala para uzi (nos cantos) e próximos à entrada. Cruze a sala e acione a alavanca.

18. Vá à esquerda da incubadora do centauro para abrir a porta de saída. Esta alavanca ativa também as duas incubadoras dos lados da saída. Você pode evitar estes mutantes ou matá-los de dentro da entrada. Se você não passar embaixo dos ovos, descendo a enorme rampa próxima à porta, eles não chocarão. Mas se você o fizer, mais 2 mutantes – um com asas, um sem – chocarão, e você terá de ter cuidado com eles. Tenha certeza de estar com energia total antes de sair, descendo a rampa. No fundo estão mais 2 mutantes. Matá-los provavelmente será mais fácil, lembrando-se de manter-se em movimento e atirando, mas assim que você puder, corra para dentro da próxima sala e vá à direita para subir em um bloco a salvo. Você deve ser rápido para fazer isto, embora você deva perder mais energia assim do que poderia perder lutando. Uma vez que eles estiverem mortos vá para o meio da sala. Após examinar esta próxima criatura corpulenta por um minuto, veja que ela realizará os movimentos de Lara precisamente iguais – incluindo atirar em você se você atirar nela. Para matá-la você tem de fazer uma sequência, e para fazer isso, você precisará levá-la até uma armadilha. Aqui está como: fique de frente para a entrada e contorne a coluna elevada à direita. Ande para cima da pequena rampa e suba no bloco quadrado.

19. Dê meia volta e dê um pulo para o pilar quadrado elevado. Dê um pulo correndo do lado direito da plataforma elevada adiante. Aqui você verá uma alavanca, um alçapão no piso e a porta de saída. Puxe a alavanca para abrir o alçapão com um fosso de lava. Ele está programado para fechar após alguns segundo, então não perca tempo. Role, corra passando pela porta de saída, caia da plataforma, deslizando e descendo por um bloco angular e aterrissando no chão. Corra para frente, suba no bloco à frente (a criatura descarnada agora será levada para cima do primeiro bloco elevado onde você estava, no outro lado da sala). Dê um pulo correndo para o pilar elevado. Agora dê um pulo correndo para a plataforma e corra para o meio dela. A criatura descarnada deve então correr para o meio da outra plataforma, e cair dentro do fosso de lava. Quando ela cair, a porta de saída próxima ao fosso se abrirá. Suba até a plataforma e saia pela porta. (NOTA: A criatura descarnada não conta como uma das mortes oficiais. BUG ALERTA: Se, assim que você começar a circular por esta área, a garota descarnada estiver congelada e não se mover, tente ficar pulando na rampa por onde você deslizou para dentro da fase.

20. Algumas vezes fazendo isto ela começa a andar). Suba para a próxima sala, pegue os pentes de bala para uzi e avance para a passagem arqueada. Contorne esta passagem para atrair a atenção do centauro.

21. Coloque-o na sua mira, e então mova-se para trás, voltando de costas para o corredor e atirando. Como de costume, pule de um lado para o outro para evitar as bolas de fogo e continue enchendo-o de balas até que ele exploda. Volte para a passagem arqueada e pegue mais pentes de bala para uzi. Agora avance para a abertura da próximo sala. Um mutante espreita à direita. Mate-o, voltando para o túnel se necessário. Esta próxima sala tem um caminho em forma de C acima da lava. Há uma alavanca no final de cada extremidade: a da direita baixa a ponte; a da esquerda abre a porta de saída, a qual está do lado oposto à entrada.

22. Ambas tem um determinado tempo para voltar à posição original, mas a porta fica aberta mais tempo do que a ponte fica para cima. Aqui está como é a manobra: primeiro, siga pelo caminho à esquerda e pegue alguns pentes de balas para uzi. Não use esta alavanca ainda. Agora volte pelo caminho e vá à direita até o fim e acione aquela alavanca para abrir a porta. Corra pelo caminho voltando até a alavanca da esquerda (dê um pulo correndo para frente em linha reta para diminuir a distância) e use-a para erguer a ponte. Role e corra/pule para trás e para o centro da ponte para sair. Logo adiante desta porta há uma sala onde o Scion está guardado. Pegue 2 conjuntos de pentes de bala para uzi no piso, então tente pegar o Scion para finalizar a fase. (NOTA: Esta sala está localizada no alto, acima do reservatório de lava, provavelmente no centro da pirâmide. Você irá para cima da grande plataforma, logo abaixo, no início da próxima fase. Lá não há nada para encontrar agora, mas se você pular para lá, não se preocupe. Fique de frente para a abertura logo acima e aproxime-se do canto esquerdo. Uma porta se abrirá na parede e você poderá pular para dentro dela. Siga a passagem para cima até o topo para sair na sala da ponte próxima à alavanca da direita).

23. Um filme segue: Lara toca o Scion e recebe outra misteriosa visão. Desta vez nós vemos Natla presa pelos outros soberanos de Atlântida, Qualopec e Tihocan. Qualopec sentencia Natla, condenando-a pelo mau uso de seu poder, por gerar uma disputa entre ambos e Tihocan, e por usar os poderes de criação da pirâmide para sua própria “destruição impensada”. Natla retruca, “Impensada?! Olhe para vocês! Nenhum de vocês tem um pingo de suco inventivo em suas cabeças. Esbanjadores!” Então ela apela para Tihocan, mas ele se junta a Qualopec, acusando Natla de usar as pirâmides como uma “fábrica de horrores” A câmera dá um corte de cena, revelando um mutante próximo a eles. “Eles serão os sobreviventes….” ela argumenta. “Uma nova geração”. Tihocan está decidido. Ele conclui, “E você. Está indo direto para o limbo…. Receba seu eterno mal-estar, Natla!” Qualopec dá um sinal para o mutante, que ativa a máquina que congelará Natla.

24. Quando o processo de congelamento começa, Natla grita, “Vocês não irão descansar de qualquer forma…nem seu maldito continente, Atlântida!” Em seguida, um corte de cena: Lara anda para trás do altar e vê Natla sair de trás de uma coluna próxima. “Atrasada novamente?” Natla pergunta. Lara retruca, “E você?” Lara responde, “De volta para a grande reinauguração, eu presumo?” No típico discurso confidências – de – vilão – revelando – seu – maléfico – esquema, Natla explica, “Evolução é como um cio… a seleção natural vem do princípio dos tempos. Despachando carne fresca incitamos violentos desejos territoriais novamente, que nos fortaleceram e nos fizeram progredir, pacientemente criei novas espécies.” Ela indica a incubadora perto com um imenso ovo amarelo. “Um pouco de evolução com esteroides?” Lara pergunta. “Não abuse de minha paciência.” Natla diz empaticamente. “Aqueles subdesenvolvidos Qualopec e Tihocan não faziam ideia. O cataclismo de Atlântida fulminaria uma raça de vermes abatidos…oprimindo-os e levando-os a uma sobrevivência muito básica novamente. Algo como aquilo não poderia acontecer.” “Ou algo como isto.” Lara balança os braços mostrando toda a sala, talvez toda a pirâmide. Uma voz de computador anuncia: “Chocagem iniciando em quinze segundos….” “Tarde demais para abortar agora,” Natla diz, quase gargalhando. “Não sem o coração da operação.” Lara aponta a pistola para o Scion, e Natla grita, “Não!” Natla derruba Lara, lançando ambas sobre o fosso. Lara gira para agarrar a borda da plataforma logo abaixo, mas Natla mergulha na escuridão. Lara sobe na plataforma abaixo da gigantesca incubadora enquanto a voz eletrônica faz a contagem regressiva, “Cinco…quatro…três…dois…UM….”

15 – THE GREAT PYRAMID

1. Obviamente, a primeira coisa que você precisará fazer é matar o humongous, o mutante sem pernas sem deixá-lo agarrar Lara e batê-la na plataforma. Há muitas estratégias que você pode usar para fazer isso. Alguns preferem usar as Uzis e correr ao redor da plataforma ou pular de lado de um canto para outro, porém o mutante rasteja logo atrás. Outros preferem usar a espingarda, já que são necessários poucos tiros para matar a criatura (são 800 tiros de Uzi, versus 30 tiros de espingarda). Experimente para ver. Não pule muito ao redor ou você correrá o risco de despencar da borda. E, é nesta parte que você ficará na maior parte do tempo, fugindo da criatura, pois o mutante se move muito devagar. Outra estratégia, mais difícil, é pendurar-se na borda da Plataforma e esperar que o mutante volte para a porta. Quando ele fizer isso, suba e atire nele até que ele se aproxime, guarde as armas, e pendure-se novamente. Isto demora algum tempo, e se você pendurar-se no lugar errado a besta chegará perto e poderá agarrar Lara ou bater nela, derrubando-a. Os melhores lugares para se pendurar são os cantos em direção à porta (nordeste e sudeste), com as costas de Lara para as paredes dos lados (norte e sul) (o canto nordeste está na direção do lugar favorito do mutante, então se você pendurar-se aqui, a besta demorará mais para chegar até você e você terá de dar mais tiros de cada vez). Se você estiver pendurado e o mutante não estiver se movendo, tente atravessar para o lado da plataforma próximo à parede de trás, então volte para o canto e ele irá atrás de você. Quando você fizer isso, você deve perder um pouco de energia – devido às batidas das mãos do mutante em Lara. Mas, mesmo assim, não pare exceto nos cantos, onde ele não irá agarrar Lara. É recomendável salvar seu jogo no meio da luta, se você estiver indo bem. Então você não terá de recomeçar tudo de novo se você morrer; é só recarregar o jogo salvo. Quando ele começar a tombar você pode parar de atirar.

2. Logo após, ele explode e a porta de saída abre. Pegue os pentes de bala para uzi em cada um dos 4 cantos da plataforma (6 conjuntos no total) e vá para a porta. Siga em frente, então vá à esquerda e deslize pela rampa. Passe pelo bloco móvel na alcova e desça a próxima rampa (você deve ouvir as lâminas que abrem e fecham em algum lugar lá em cima). Continue até outro bloco móvel. Empurre-o 3 vezes. Suba a rampa à direita e volte pelo canto. Você chegará a outro bloco móvel. Esta está atrás do primeiro que você viu. Empurre-o uma vez. Então contorne-o pelo lado direito e suba nele. Dê meia volta e dê um pulo para agarrar uma saliência acima. Suba para um corredor com lajotas quebradas acima de espetos, além das lâminas que abrem e fecham. Posicione-se na borda do piso quebrado e preste atenção nas lâminas. Corra através delas no segundo “clang”, quando elas começarem a abrir. Continue em frente e contornando o canto.

3. Quando você chegar à rampa, vire à direita dentro do corredor preto-e-branco. Siga-o até o fundo e empurre o bloco móvel uma vez. Retorne para o topo da rampa e vire à direita, desça a rampa que você não utilizou anteriormente. No fundo há uma saliência e o bloco está onde você o empurrou. Note uma alavanca acima da parede à direita. Suba acima do bloco móvel e empurre-o duas vezes para trás até que esteja abaixo da alavanca. Dê meia volta e suba a passagem à direita. Volte, descendo pela rampa até que você esteja junto ao bloco que você moveu. Acione a alavanca para abrir a porta vermelha do lado oposto. Vá por esta porta para uma sala com inclinações arenosas coloridas e uma correnteza de lava correndo no centro. Vire à direita e dê um pulo para o primeiro lugar plano. Dê outro pulo para frente para o próximo lugar plano. Agora dê um pulo correndo para o próximo (você ainda está à direita da lava). Dê meia volta e você verá que agora a ponte está erguida sobre a lava. Ela fica elevada por alguns segundos então faça a mesma sequência de pulos voltando para trás, com o último pulo caindo na ponte. Vire à direita e corra através da entrada para uma caverna. Este é o segredo #1, a recompensa: um estojo médico grande, pentes para pistola magnum e uma caixa de cartuchos de espingarda. Você pode pegá-los e rapidamente correr de volta para a ponte. Ou, acionar a alavanca duas vezes, a qual ergue parte da ponte sobre a lava. Então dê um pulo correndo sobre a lava para o outro lado. Repita os pulos à frente do lado direito da correnteza de lava.

4. No fim, dê um pulo para o outro lado. Entre no túnel e suba até que uma grande bola de pedra comece a descer rolando. Role e corra, descendo e indo à direita, parando em segurança na entrada. Volte e suba a rampa de onde a grande bola de pedra veio. Vire à direita e suba a pequena rampa. Na próxima rampa está outra grande bola de pedra. Esta é um pouco mais rápida que a anterior, então corra para cima da inclinação, role e dê um pulo correndo descendo a inclinação, saia à esquerda no final da rampa, ou, pule para trás para o fim da inclinação vire-se e comece a correr, descendo logo que você ouvir a grande bola de pedra começando a rolar. Continue subindo a inclinação até o topo e siga o corredor para um piso com lajotas quebradas. Ande de costas e pise neles para quebrá-los, então pule, agarre a borda e depois caia dentro da sala do Scion logo abaixo. Atire no Scion: isto abre a porta do lado oposto do pedestal do Scion e inicia uma série de tremores (o terremoto não irá causar nenhum dano a você, apenas pode quebrar sua concentração. Continue).

5. Lá fora estão 2 mutantes nos caminhos dos lados. Dê alguns passos para fora da sala do Scion para atrair sua atenção, então mate-os da entrada. Se você quer todas as mortes, cruze a ponte e mate o terceiro mutante do outro lado. Quando você estiver pronto, caia da ponte para as rochas pretas abaixo. Ande para a parede ao sul, encontre uma abertura no chão e desça através dela. Dê um pulo correndo para agarrar a fenda à direita. Atravesse indo à direita, perdendo alguma energia com os dardos. Caia para a grande inclinação e imediatamente pule para trás, por cima da lava, caindo no lugar plano logo atrás. Pule para evitar os dardos. Siga pela entrada, pegue os pentes de bala para uzi à esquerda e ande, descendo pelo lado direito da inclinação. Isto irá liberar uma grande bola de pedra que rolará descendo pelo lado esquerdo, caindo abaixo da lâmina que balança. Uma vez feito isso, ande e desça até a lâmina. Posicione-se o mais próximo possível da borda e dê um pulo passando por ela quando balançar à esquerda. Ande para frente através dos espetos, vire à esquerda, continue entre os poços de lava e vá até o topo da rampa da esquerda. À sua frente estão três pisos de lajotas quebradas. Dê um passo para trás no alto da borda da rampa. Então dê um pulo para frente para aterrissar na lajota quebrada mais à esquerda.

6. Imediatamente pule de lado à direita para aterrissar na lajota da direita, e então pule para frente para a saliência. Continue para a próxima sala. Aqui você encontrará um fosso de lava com 3 blocos angulares elevados, perpendiculares a ele. Do outro lado do fosso, no alto, você pode ver alguns itens na saliência. Ela está no mesmo nível de onde você está. Para agarrar-se aqui é difícil, então salve seu jogo se você puder, antes de tentar. Ande à esquerda até que Lara bata na parede. Movimente-se o indo à direita até que o pé direito de Lara esteja na borda do fosso. Agora vire cerca de 10 graus à direita então Lara estará de frente para a parede logo à frente e à direita da borda. Dê um pulo para agarrar o sulco horizontal na parede (ao olhar você acha que não pode agarrar esta fenda, mas se você olhar mais à frente e à direita, você pode ver onde ela amplia-se para uma fenda real). Atravesse indo à direita por todo o caminho acima do fosso de lava e desça dentro do segredo #2. Nesta saliência você encontrará 3 grandes estojo médicos e alguns pentes de balas para uzi. Vá até a borda acima da lava e fique de frente aos pilares angulares abaixo. Dê um pulo para o grande bloco inclinado e aperte o botão de pulo para imediatamente mover-se para frente e aterrissar no bloco adiante. Dê meia volta e dê um pulo para agarrar-se a fenda.

7. Atravesse indo à direita. Se você fizer isso corretamente, você pode cair no bloco sólido sem problemas. Apenas seja cuidadoso não para cair nas lajotas quebradas. (NOTA: Você pode fazer isto tudo sem pegar o segredo, a não ser que você precise de 3 grandes estojos médicos, você pode simplesmente continuar pulando da primeira saliência acima do fosso de lava para o primeiro bloco angular. Aperte o botão de pulo para dar um pulo para o próximo pilar e depois para o próximo. Aperte pulo antes de você aterrissar no terceiro pilar. Daqui dê um pulo para agarrar a fenda. Atravesse indo à direita e caia). À sua frente está uma combinação de armadilhas envolvendo um fosso de lava, lâminas que balançam e, na inclinação acima, uma armadilha com uma grande bola de pedra. Para atravessar tudo sem perder energia, primeiro atravesse o mais próximo que você puder para a direita. Então, assim que você cair nas lajotas quebradas, aperte pulo enquanto ainda segura o botão para a direção direita pressionado. Pule de lado à direita duas vezes para evitar a grande bola de pedra. Então você pode retomar seu ritmo para ir correndo para passar pela lâmina que balança e atravessá-la sem medo.

8. Uma vez adiante da lâmina, lá estará outra grande bola de pedra à sua direita e uma inclinação à sua esquerda. Corra descendo a inclinação para dentro da alcova à direita, ignorando o estojo médico pequeno no chão, por enquanto. Assim que a grande bola de pedra passar, você pode dar um pulo entre a grande bola de pedra e o canto junto à entrada, indo em frente e voltando pelo mesmo caminho. A próxima armadilha envolve uma inclinação com uma grande bola de pedra atrás, lâminas que balançam acima, e poços de lava dos lados e ao fundo. Posicione-se para, de uma forma ou de outra, passar pelo centro, de frente, para descer a rampa. Deslize para frente e pule no último minuto para passar a lâmina e aterrissar no bloco plano à frente (se você for para cima agarrando a borda do bloco, você não terá tempo para subir antes de ser atropelado pela grande bola de pedra). Pule, descendo à esquerda e vá através da entrada. Nesta sala está um estojo médico pequeno no chão acima, alguimas correntes de lava e uma porta do outro lado. Corra para frente para o estojo médico. Pare e aguarde. A lava corrente virá atrás de você, mas você estará a salvo neste lugar, dê um pulo para frente então corra para a entrada. A corrente de lava remanescente deve errar você.

9. Puxe a alavanca para abrir a porta. Entre e vá à direita. A porta fecha atrás você. Continue em frente e pegue os pentes de bala para uzi. Dê meia volta e corra para frente passando pela porta, mas pare na borda do próximo fosso de lava. Uma grande bola de pedra rolará descendo e passando sobre sua cabeça. Dê um pulo para agarrar a borda oposta do fosso de lava. Espere para que outra grande bola de pedra passe rolando, então suba. Continue para a próxima sala, a qual contém um reservatório de água e um grupo de pilares com tochas. Relaxe! Não é alguma coisa como as tochas do Palácio de Midas. Você ficará bem. Posicione-se junto ao primeiro pilar (não no centro). De frente para a borda do pilar adiante e tenha certeza de Lara está alinhada de frente à borda do próximo pilar.

10. Dê 5 pulos em uma série para passar todos os pilares (se você cair ou, acidentalmente, pular dentro da água, suba por baixo começando do ponto inicial e tentando novamente). Na próxima sala há uma estrutura vermelho – e – dourado com lâminas que balançam no meio e lajotas quebradas abaixo da lâmina. Ande, descendo a inclinação e posicione-se de frente para as lajotas quebradas. Dê mais dois passos para trás (andando). Dê um pulo correndo e continue apertando pulo e para frente. Lara aterrissará na borda das lajotas quebradas então dê um pulo correndo para cair dentro da abertura adiante. Este é o segredo #3.

11. Dentro você encontrará um estojo médico grande e 2 conjuntos de pentes de bala para uzi. (NOTA: Na versão do jogo para PC, este segredo não está registrado. No fim da fase o display mostra que você encontrou 2 de 3 segredos, acredite, ele está lá). Retorne para a entrada e dê um pulo da borda, ou volte vire de costas na borda e mergulhe para aterrissar no pequeno tanque abaixo. Pegue os pentes de bala para uzi no fundo, então siga a passagem sob a água até que você possa ir à superfície. Saia da água e pegue mais 4 conjuntos de pentes de bala para uzi. Avance para a próxima sala de armas em punho. Acima, à esquerda, está sua velha amiga Jacqueline Natla. Agora ela está ostentando um simpático par de asas e atirando bolas de fogo em você. Use a mesma estratégia básica que usou com os centauros: mova-se para trás e pule de lado para evitar os mísseis, mantenha-se atirando e não a deixe prender você em um canto. Assim que ela cair, aproxime-se, mas não seja muito confiante: Natla não cai tão facilmente. Ela voa novamente para cima para recomeçar a luta. Se você bobeou e na empolgação viu que não tinha munição suficiente, você pode correr para dentro do túnel à direita da entrada da sala. Aqui você encontrará 6 conjuntos de pentes de bala para uzi. Infelizmente este túnel não pode ser usado para se esconder, pois Natla segue Lara até lá dentro. Mate-a pela segunda vez e você estará livre para ir para casa (cada vez que Natla cai conta como uma morte).

12. Agora você precisará ir para cima, para o topo da caverna para sair. Ao nordeste estão algumas rochas escaláveis. Daqui você pode pular para dentro da entrada de trás (use um pulo com ação para chegar lá). Siga o corredor para cima até uma entrada. Dê um pulo correndo para o pilar adiante, então outro pulo correndo para o pilar à esquerda. Dê um pulo para o próximo pilar, o qual está abaixo da porta. Suba e siga por este corredor para uma abertura no piso. Desça em outro pilar mais alto. Dê meia volta e dê um pulo correndo para o pilar acima e vá à esquerda. Dê outro pulo correndo para o próximo pilar, então outro pulo correndo para agarrar o pilar adiante, o qual está abaixo de uma abertura. Suba para dentro dela e siga a passagem para outra abertura onde você pode cair no pilar mais alto. Dê um pulo correndo para a saliência vermelho – e – dourado. Escale a abertura acima e continue em frente para uma grande rampa. Deslize e desça até o fim da fase e do jogo.

Parabéns! Você conseguiu! Agora sente-se para assistir a um pequeno filme final. Lara sai correndo da pirâmide a tempo, apesar de alguns pedaços da pirâmide passarem bem perto, ela pula na água pega o barco de Natla e sai em disparada para o mar enquanto o topo da pirâmide explode e, em seguida, a ilha inteira.

Comentários

  • Tamiris Oliveira

    Olá, eu tentei pular no bloco branco, mas não consigo de jeito nenhum, como faço para conseguir o kit medico? E quase no final, quando vou para a área do jardim, os dois portões ainda estão fechados, será que eu esquec de alguma coisa? O que eu faço?
    Beijos