Detonado Tomb Raider The Angel of Darkness - Lara Croft BR
Detonados

Detonado Tomb Raider The Angel of Darkness

Este detonado do jogo Tomb Raider The Angel of Darness aplica-se à todas as versões do jogo. Para saber mais sobre o jogo, visite a seção dedicada clicando aqui.

Utilize os atalhos abaixo caso queira verificar um nível específico.

PARIS

Parisian Backstreets

Nessa 1ª fase você pode vasculhar esse beco e assim aprender a jogabilidade e os movimentos da nossa heroína.

Pegue o chocolate que está na sua frente, este te dará energia extra quando precisar.

Suba na caixa de metal do seu lado esquerdo, ande até a ponta e suba na plataforma. Salte para a plataforma à frente e pegue um kit médico. Pule de volta e suba novamente na plataforma. Vire para a esquerda e suba a escada. Entre pela janela, pegue um dobrão de ouro e dinheiro embaixo da pia, saia pela janela e suba a escada de mão ao lado. Pegue mais um dobrão de ouro, fique na extremidade da plataforma e salte com o botão de ação pressionado.

Pule para o outro telhado.

Escale o cano, pendure-se na borda do prédio, siga pela direita, deixe Lara cair sobre o telhado para descansar. Pendure-se novamente na borda do prédio, siga pela direita para subir na parte sem grade.

Puxe o tonel para trás, suba na borda do prédio, vire de costas e pressione o botão ação, pegue o pé de cabra, retorne ao terraço do prédio, siga até a porta com o cadeado arrebente o cadeado da porta e pegue uma pistola no armário. Retorne ao telhado depois do cano da calha, caia na plataforma abaixo, entre no apartamento em que você apanhou o primeiro dobrão, use a barra de ferro no armário e pegue o colar.

Vá em modo silencioso e pegue as chaves, chegue por trás do inimigo e pressione a tecla ação, assim Lara sufocará o inimigo de surpresa. Volte para o local da queda e abra o portão, desça a escada e fase 1 concluída.

Derelict Apartment Block

Nesta fase tanto faz você colocar o armário na porta, pois os guardas irão entrar do mesmo jeito!

Suba a escada, salte os degraus destruídos, vire à direita, pule o buraco correndo e com o botão ação pressionado.

Arraste o armário para passar, em seguida puxe a caixa para a beirada da escada, suba na caixa e pule na beira para subir no próximo andar.

Abra a porta a direita, pegue as chaves e ligue o elevador. Desça para o 2º andar atravesse a fenda novamente, entre na sala 21 pegue a pistola, volte para o elevador e vá novamente para o 4º andar e abra a porta para sair.

Industrial Roof Tops

Suba a escada, pendure-se no cabo de aço, pressione o botão de abaixar para Lara recolher as pernas e passar pelo telhado.

Na próxima plataforma desça correndo sobre a grade do telhado (isso evita escorregar), salte na plataforma com as caixas e recolha bandagem. Pendure-se na extremidade da plataforma e deixe Lara cair, volte a se pendurar e deixe cair novamente, entre pela porta, pegue o primeiro dobrão de ouro. Desça pela escada à esquerda, empurre a caixa para ganhar mais força nas pernas, pegue um kit médico no beco a esquerda, volte e passe por debaixo do portão quase fechado.

Apanhe outro kit médico, suba no bloco de ventilação, salte na plataforma esquerda, vá até a outra extremidade, tome espaço e salte correndo, pendure-se na plataforma do outro lado. Suba a escada, e entre na porta seguinte.

Siga o corredor na porta a direita você encontrará uma escada, pule nessa escada e continue a subir até o terraço, pegue o último dobrão atrás da instalação no terraço, siga para a parte sem grade de proteção.

Margot Carvier’s Apartment

Nessa fase Lara conversa com Madame Margot, ela possui um caderno com anotações importantes endereçadas a Lara, para conseguir essas anotações você deve escolher as falas de Lara. Seja o mais sutil possível. Caso não consiga ganhar a confiança de Madame Margot siga os passos para conseguir o caderno e os itens escondidos.

Logo quando Madame Margot sair da sala você deve virar à direita e pegar um anel de brilhante perto do abajur, em seguida entre na cozinha e sob o micro-ondas você pegará o caderno. Vire à esquerda. Sobre a pia pegue a garrafa de vinho.

Saia da cozinha e vire à esquerda, siga até a escrivaninha e pegue comprimidos de saúde. Vire a direta e na porta ao lado da lareira você encontrará a saída pela porta do fundo do apartamento. Seja rápido, antes que a polícia entre no apartamento!

Parisian Ghetto – Parte 1

Saia do metro e vire à esquerda, fale com o mendigo. Suba no teto do metro, passe por baixo da plataforma, apanhe o kit médico, volte para o outro lado e suba na plataforma escalando a grade, vire à direita, pule no beco entre as grades, fale com homem fumando cigarro, entre na porta à direita.

Fale com a prostituta e suba as escadas, siga pela esquerda, e esquerda novamente. Verá o café Metro, entre e fale com o bar man. Saia do café, volte para a rua onde está a prostituta vire à esquerda e siga para os fundos do clube The Serpent Rouge.

Rennes Pawnshop

À esquerda do local onde está a prostituta há uma loja onde você pode vender seus objetos de valor.

St. Aricard’s Church

Vá até a igreja, escolha um dos lutadores de boxe e aposte E200 com o gordão. Se você acertar, receberá o Gold Watch.

Wilowtree Herbalist

Converse com o balconista para obter algumas informações.

The Serpent Rouge

Acione o interruptor, evite o guarda passando pela sala sem portas, pegue uma chave e uma arma sobre a mesa da sala de onde o guarda saiu. Empunhe a arma e mate o guarda, entre na porta, no final do corredor.

O salão possui dois guardas, mate-os como quiser, lembrando que Lara agora pode desempenhar combates corpo-a-corpo. Suba no palco, pegue um LP e acione o interruptor que ativará os holofotes e música para a pista de dança.

Dica: Recolha itens atrás do balcão e também na porta ao lado da porta que você usou para chegar até o salão.

Suba as escadas, empurre a caixa menor para a ponta, pendure-se e suba na plataforma acima, salte correndo para alcançar a passarela.

Cuidado com os guardas, salte no suporte dos holofotes quando ele estiver o mais baixo possível. Salte para o outro lado do suporte, suba na grade a esquerda, mova-se para o lado externo do suporte e escale o “poste”, salte novamente para o outro lado do suporte, e depois para a plataforma junto à parede.

Suba a escada de mão, deslize pela rampa inclinada e pressione o botão de salto quando estiver quase no final dela.

Pendure-se na plataforma de grade, mova-se um pouco para a direita e então fique sobre ela. Baixe a ponte (encoste na ponte e pressione o botão de ação), suas pernas ficaram fortes o suficiente para chutar a porta trancada da cabine. Entre na cabine, acione duas vezes as alavancas da esquerda e uma vez as da direita (o holofote com a luz piscando se movimentaram).

Atravesse a ponte, suba a escada, abra a caixa e recolha uma caixa misteriosa. Volte à cabine, mate o vigia, apanhe a chave e saia pela porta.

Parisian Ghetto – Parte 2

Desça pela escada de mão, pendure-se na borda da plataforma, deixe Lara cair.

Desça os degraus e pendure-se novamente. Caia da borda do prédio. Você estará de volta às ruas. Suba as escadas, siga em frente até o final da rua, vire à esquerda e retorne ao Café Metro, entregue a caixa misteriosa ao barman. Saia do Café, siga a Rua Dominique (quando sair do café vire à esquerda e siga), pare na casa de número 17 e digite a senha 15328 e entre.


St. Aicard’s Graveyard

Converse com Francine, saia pela porta à direita de vidro, salte até a outra sacada, salte a grade, suba pelo cano da calha. Passe rapidamente, pois as plataformas desabarão. Pendure-se na borda e prossiga à direita, agarre o cabo de energia e vá para a outra sacada, caindo sobre um jazigo no cemitério. Vá saltando sobre o teto dos jazigos numerados na imagem, quando chegar ao número 3, salte para dentro do cercado à direita.

Abra a porta do jazigo e pegue alguns itens. Fique atrás das costas da estátua, derrube-a sobre o túmulo e salte dentro dele.

Bouchard’s Hideout

Logo que você dobrar a esquina, o piso desabará, corra o mais rápido possível até a próxima esquina. Pendure-se no cano junto à parede direita e atravesse o buraco no chão. Caia na água, nade até a outra extremidade, escale toda a parede direita e alcance a plataforma pendurando-se na rachadura.

Arraste uma das rochas do escombro até as demais rochas desabarem. Retorne alguns passos, pegue a arma e atire no rato, arrombe a grade, engatinhe e passe pela abertura. Passe por duas portas, vire à esquerda, passe pela água, atravesse a fenda na parede. Vire à esquerda, nesta sala ao lado do homem enfaixado pegue o kit médico, saia e abra a porta, siga pela direita, converse com Bouchard. Mantenha a calma na conversa, pois ele pode se irritar. Baixe a alavanca, vá para a sala que se abriu no final do corredor.

Puxe a caixa até a grade, suba nela, pendure-se na borda, puxe a alavanca e saia pela sala de Bouchard. Fale com o cara observando a luta, aposte em Carl e ganhe um relógio de ouro. Saia do local.

Renne’s Pawnshop

Ao sair da igreja, vire à direita. Na primeira viela vire à esquerda e siga, desça a escada, vire à direita, passe pela prostituta e entre na loja de penhores. Lá você descobre que Renne foi morto. Pegue o papel ao lado do corpo para descobrir a senha 14529.

Use-a para abrir a porta, pegue os mapas, armas e explosivos. Quando a armadilha for ativada, acione o interruptor para abrir a porta e fugir pelo alçapão à direita.

Louvre Storm Drains

Pegue um kit médico subindo as escadas a direita, volte e siga a galeria de esgoto até dar numa junção, existem três galerias de esgotos um à direita, outro à esquerda e o que você usou para chegar à junção, mas esqueça-os por enquanto.

Escale o cano do outro lado da parede, acione o switch, retorne à junção, entre na galeria a direita (oriente-se estando de frente para o cano escalado).

Suba a escada, gire duas vezes a hélice gigante, passe engatinhando por debaixo dela e gire a primeira válvula. Retorne à junção, entre na próxima galeria a esquerda, passe por uma porta de ferro aberta e gire a segunda válvula. Volte a junção, escale novamente o cano, atravesse a viga que interliga as duas passarelas, gire a terceira válvula, vire à direita e suba a escada fixa na parede, ao final da passarela. Vá além de um pouco mais que a metade da viga, pendure-se no cano e gire a quarta válvula. Retorne à junção, mergulhe no meio da abertura embaixo d’água, desça até o final, suba a galeria vire à esquerda, escale a passarela quebrada (em vertical), pendure-se no cano ao alto, caia sobre a viga, gire a quinta válvula, pendure-se novamente no cano, caia na próxima passarela e continue a subir pela passarela em vertical. Gire a sexta e última válvula localizada na passarela do outro lado, passe abaixado pela parte quebrada da grade e deslize pela rampa. Vá até o nível em que você encontrou a quarta válvula, entre na galeria gigante ao lado da escada.

Entre pela porta de ferro, pendure-se e caia na plataforma, siga pela direita, aloque o explosivo no cano perto dos tonéis, mergulha na água repleta de óleo, nade para dentro das galerias submersas.

Siga a segunda galeria à esquerda e continue até Lara sair da água, vire à esquerda e você encontrara a saída, pendure-se na beirada caia na plataforma, suba a escada a direita, pule as chamas e entre na abertura criada pela explosão.

Louvre Galleries

Suba as escadas, mate os guardas com o revolver, você leva desvantagem no combate corporal devido à arma de choque deles.

Na próxima ala, existe um conjunto de feixe de lasers, aqui está como proceder em cada um deles:

  1. Suba na primeira vitrine, vire à esquerda e salte na pedra no alto da parede, apanhe o kit médico, salte correndo por cima dos lasers e caia na próxima vitrine a sua frente.
  2. Desça dessa vitrine e suba na vitrine central, salte correndo por cima dos lasers e caia na vitrine a frente novamente, tome cuidado com os movimentos dos lasers, pule quando estiverem perto do chão.
  3. Chegue na ponta desta vitrine e aguarde o tempo certo dos lasers sumirem e salte até a vitrine maior.
  4. Pendure-se na borda direita da vitrine em que você se encontra e mova-se até a outra extremidade.
  5. Suba na vitrine da direita e salte.

A sala seguinte também possui lasers:

  1. Engatinhe e passe exatamente embaixo de onde os lasers cruzam-se;
  2. Entre em modo silencioso, encoste-se na parede direita (pressione o botão de ação) e atravesse os lasers.

Mate o guarda e apanhe um keycard, entre na primeira porta. Mate mais um guarda, empurre um pouco a vitrine no canto da sala. Empurre agora a vitrine central para junto da vitrine com o quadro da Mona Lisa (até encostar-se aos banquinhos), passe o keycard no leitor que a primeira vitrine ocultava, suba na segunda vitrine movida, salte correndo e alcance a vitrine com o quadro, entre no duto de ar.

Dica: Os lasers somem por um curto período de tempo.

Engatinhe pela abertura de ar, suba a escada de mão, derrube a grade e mate o guarda. Vire à direita e suba na caixa de ventilação.

Pendure-se na borda do prédio e siga para a direita (lembre-se de subir na borda ou Lara não aguentará ficar tanto tempo pendurada), pendure-se no cabo e continue o caminho, mostrado na figura, mate o guarda, apanhe sua chave e desça pela janela e o cano.

Passe pela passarela, você terá duas portas, vire à direita e pegue uma bandagem, (na outra porta da esquerda não tem nada), volte para a passarela de ferro escale novamente o cano e passe para o beiral a direita, pule na borda sem grade e vá para o outro prédio.

Desça a grande escada fixa e vire à direita, abra a porta com a chave que pegou do guarda e apanhe um pé de cabra, suba novamente a grande escada e com o pé de cabra abra a porta trancada com o cadeado. Suba na caixa de energia e entre no duto de ar.

Dica: Depois que você percorre todo o cabo, ganha força e permite que você abra uma porta no nível inferior e recolha um item.

Ao sair da sala que você caiu, mate o guarda no corredor, entre na segunda porta à direita, mate o guarda que lá está, acione o primeiro computador da esquerda para direita da mesa, para ter acesso à câmera do escritório e adquirir a senha 14639 (aumente o zoom) que será usada no keypad da porta no final do corredor.

Pegue um cartão na escrivaninha utilize-o no leitor da porta do outro lado do corredor. Utilize o cartão para abrir a porta, desça as escadas e vire à direita, no final vire à direita e abra a porta, mate o guarda e continue. Abra a porta e você estará no segundo salão onde tem o sistema de segurança a laser, ande reto e vire na porta da direita, desça as escadas, mate o guarda da sala a direita, volte a descer a escadaria, abra a porta no final, vire à esquerda e em seguida veras um estúdio, vá até os portões de ferro e saia.

The Archaeological Dig

Entre no container direito, mate o guarda e baixe a alavanca, saia e vire à direita.

Mate o guarda entre na porta dupla metálica, antes da tenda de onde saiu o guarda, acione o scanner, localize o primeiro símbolo antigo perdido e apanhe uma cópia dele na impressora à esquerda, pegue na impressora, saia desta sala e vire à direita, passe pela tenda e entre no container direito pegue uma cópia do segundo símbolo perdido. Desça até o fundo da escavação através das escadas de mão, escale a parede que possui tijolos em relevo.

Pendure-se na parte debaixo da ponte sobre sua cabeça e chegue a plataforma do outro lado.

Fique sobre a ponte, atravesse uma passarela e acione o interruptor, volte à plataforma embaixo da ponte, salte até o elevador que você acabou de baixar (posicione Lara corretamente ou ela irá se pendurar na ponte quando você tentar saltar). Agora você tem que resolver este pequeno puzzle, quando você gira a alavanca todas as rodas que não estão com o eixo travado irão girar; as alavancas que travam os eixos estão depois da escada à direita, a combinação certa é a mostrada na imagem.

Volte para o elevador, pule de volta na plataforma, suba em cima da ponte, vire à esquerda e caia no buraco dentro da tenda amarela.

Tomb of Ancients

Pendure-se, caia sobre a viga e depois alcance o solo. Após a animação, pendure-se na borda, desça pela parede, caia sobre a plataforma, salte sobre a viga e entre no túnel.

Salte para o outro lado da ponte, e depois na plataforma sem estátua. Salte na plataforma à esquerda, pendure-se para passar pela estátua, caia na plataforma abaixo e desça pela parede. Pendure-se na parede e siga na para esquerda, salte para a plataforma um pouco abaixo e escondida pelo rochedo, pule sobre a viga e acione a alavanca.

Vá saltando as plataformas reveladas e alcance o solo, pressione a alavanca na abertura perto do gladiador. Suba as novas plataformas reveladas, acione mais uma alavanca no alto e entre na abertura. Pegue a espingarda à direita e prossiga pela esquerda. Baixe a alavanca, corra o mais rápido possível para a porta no final do corredor infestado de armadilhas, observe o tempo certo de saltar as armadilhas, não se esqueça de ir rápido, pois você deve atravessar antes que o a porta se feche.

The Hall of Seasons

Primeiro vamos entender o esquema desta fase, ela é um tipo de vínculo que possibilita a você entrar em quatro fases, nas quais você tem acesso por meios dos botões no centro da sala. Cada botão abre três portas com três alavancas, somente uma abre a porta que dá acesso à fase.

Aqui segue como entrar em cada fase, os botões foram nomeados por motivos didáticos:

  • Botão A, alavanca da porta central, abre a fase Wrath Of The Beast;
  • Botão B, alavanca da porta direita, abre a fase The Sanctuary Of Flame;
  • Botão C, alavanca da porta esquerda, abre a fase Neptune’s Hall;
  • Botão D, alavanca da porta direita, abre a fase The Breath Of Hades.


Wrath of the Beast

Salte as plataformas quase totalmente destruídas indicadas na imagem.

A maioria delas desmoronam após Lara ficar sobre elas por alguns instantes, o objetivo é alcançar o portão ao alto. Você receberá o cristal da terra. Acione as duas alavancas laterais e saia aproximando-se da porta à frente.

Dica: Atraia os gladiadores para longe das alavancas. Caso eles acertem bola de fogo em você, passe pelo chafariz.

The Sanctuary of Flame

Espere a lava de fogo passar pelas pedras, então inicie uma corrida até o outro lado da sala, você depende mais da sorte do que das próprias habilidades. Pegue o cristal do fogo e volte pela mesma porta usada no acesso a esta fase.


Neptune’s Hall

Nesta fase fuja do gladiador e suas bolas de fogo, mergulhe rápido na abertura da estátua jorrando água no final do corredor, baixe uma alavanca e volte à superfície. O nível da água subirá possibilitando alcançar três portas, uma delas possui uma passagem que você deve prosseguir. Depois das lanças, vire à direita para tomar ar, siga pelo lado oposto, apanhe o cristal da água sobre o pilar, acione a alavanca junto a este mesmo pilar, suba (a grade sobre sua cabeça irá se abrir), entre no local que abriu durante a animação e procure uma rachadura no teto que o levará à superfície.

The Breath of Hades

Empurre a parede de tijolos direita e baixe a alavanca. Vá saltando os pilares, os “suspiros” só interferem durante os saltos. O segredo é usar o pulo de curta distância (botão de salto + botão de caminhar) quando os pilares se aproximarem de você.

Apanhe o cristal do ar e retorne saltando até a porta de entrada.

The Hall of Seasons parte 2

De volta à sala principal, use as quatro joias nas pinturas que estão próximas da porta central. Abra as três portas do símbolo 1, acione a alavanca da passagem da esquerda e caia pelo alçapão. Na área das armadilhas, fuja para não ser atropelado e entre pela porta à esquerda. Na casa de máquinas, acione a válvula à esquerda.

Pendure-se nas correntes da máquina central para chegar a mais duas válvulas. Volte à estrutura central e acione a última válvula. Antes que as armadilhas sejam ativadas, corra e pule na plataforma de saída.

Volte à sala das armadilhas e fuja pelo elevador. Escale as plataformas que surgiram na sala central. No último andar, contorne a área e escale a parede para encontrar uma alavanca. Volte até a passagem que você abriu e empurre a parede rachada para fortalecer seu corpo. Volte ao local da última alavanca e continue a escalar a parede visando alcançar o centro da sala. Pare um pouco para descansar na plataforma que está no meio do caminho e prossiga. Chegando à sala no topo, prepare-se para enfrentar um fantasma. Seu objetivo é ficar o mais próximo possível de uma das estátuas que estiverem com um brilho nas mãos. Atire no fantasma até que ele fique paralisado e seja rápido para pegar a First Obscura Painting na estátua. Depois fuja.

Galleries Under Siege

Nesta fase você está de volta ao museu, mate o guarda, pegue uma metralhadora junto ao corpo do primeiro terrorista, suba as escadas, entre na primeira porta à direita, apanhe uma máscara de gás no armário (é necessário selecionar no inventário para Lara poder utilizá-la). Volte e desça as escadas, entre na porta à direita com a luz amarela. Continue descendo as escadas, entre na porta à direita, e siga até o banheiro feminino, retorne e siga em frente.

Dica: Caso tenha munição suficiente, a arma ideal contra os terroristas é a que dispara cargas elétricas.

Von Croy’s Apartment

Antes de pegar a bengala de Von Croy, recolha o revolver, munição e vários outros itens espalhados pelo apartamento. Logo depois, pegue a bengala, empunhe sua arma e atire no inimigo que surgirá, ele fugirá após alguns disparos. Saia pela porta onde você entrou, entre na porta à esquerda, existe um pequeno kit médico e munição no final do corredor, pegue munição perto do sofá e dê mais alguns disparos no inimigo.

Dica: Ao invés de deixar apertado o botão de tiro, fique pressionando várias vezes, pois assim os tiros saem mais rápido.

Apanhe a metralhadora deixada pelo inimigo, fique bem próximo dos lasers à esquerda, salte de costas para os lasers e você passará sem problemas. Vá para o andar abaixo, salte as ruínas da explosão e vire à esquerda. Vá esgueirando-se pelos cantos, aguarde o momento certo de passar pelos lasers e atire com a metralhadora quanto estiver perto o suficiente.

PRAGA

The Monstrum Crimescene

Fale com o repórter Luddick perto do carro vermelho, ele lhe dará algumas informações em troca de dinheiro. Pegue o martelo no beco à esquerda do repórter, use-o para arrebentar o cadeado da grade do esgoto no beco caia dentro, entre pela fenda na parede à esquerda.

Após a animação, converse com Bouchard, saia pela porta dourada, suba a escada em espiral, empurre o móvel, fique sobre ele e escale as plataformas ao alto. Puxe algumas vezes as correntes. Pressione o botão de ação quando estiver em frente ao relógio, utilize o direcional de movimento e gire os ponteiros para que marque 3:00h.

Desça pela nova escada em espiral revelada no centro da sala, apanhe uma folha de fax jogada no chão, insira a senha 31597 (extraída da folha) digite no teclado da parede e pegue a quinta e última pintura Obscura. Retorne à sala em que Bouchard estava, você pensara que ele escapou, saia da sala, aproxime-se da porta à esquerda, encontre Bouchard morto, apanhe uma chave, desça as escadas, entre na porta vermelha.

Fale com o repórter Luddick.

The Strahov Fortress

Adquira um kit médico dentro do container com as portas abertas, siga em direção do grande portão apenas para que aconteça a animação do guindaste movendo um dos contêineres. Fique sobre alto da pilha ao qual o container movido pertencia, salte correndo, alcance o ar condicionado, salte sobre o muro à direita, suba na grade e salte sobre a passarela do muro.

Entre na porta lateral direita utilizando o cartão recebido do repórter, suba a escada de mão à esquerda, elimine o guarda na janela, suba até ele pegue sua arma, ative o guindaste através das alavancas. Desça a escada, atravesse a passarela, suba por outra escada de mão, vá para a cabine de controle do guindaste e aguarde a animação em que as armas automáticas por sensores são desabilitadas. Desça e entre pela porta verde. Vire à direita, existe uma pilha de caixas e duas delas empilhadas do lado esquerdo.

  • Mova as caixas até a outra parede, suba nas caixas e desligue uma válvula em cima do ar condicionado.

Desça e vamos às outras caixas:

  • Mova a caixa até ela encostar-se nas caixas da pilha.

Suba na caixa que você puxou até a cerca e encostou na pilha. Empurre a caixa à sua frente para o canto, suba nessa caixa e puxe a que está no alto para a cerca, ela só irá se mover um pouco, suba na caixa e vire-se para grade, ande para trás até o canto da caixa e dê um pulo para frente, assim você saltará a cerca. Suba a escada de mão, acione a alavanca no painel, suba na viga sobre sua cabeça, salte para cima do duto de ventilação. Quando chegar à extremidade, fique de costas, pendure-se, solte, pendure-se novamente e engatinhe pelo duto.

Espere o guarda se afastar, caia sobre os pneus, e mate-o. Pegue um cartão junto ao corpo. Entre na porta à direita, desligue a energia, volte para perto dos pneus, atire no extintor de incêndio. Deixe a roda destruir os explosivos para você e então prossiga desviando dos lasers. Entre na porta à direita.

Dica: Você pode entrar no quarto onde o repórter foi morto e recolher uma arma sobre a cama.

The Bio-Research Facility

Converse com o Dr. Muller, acione a estátua que não exala água, siga pela abertura, suba a escada de mão e acione o switch.

Entre na porta que se abriu no jardim e pressione o botão amarelo. Você verá uma série de câmaras com monstros dentro, suba a escada da esquerda, pendure-se no cano perto dos arbustos e alcance a passarela ao alto, gire as duas válvulas e caia na abertura na base da câmara em que o monstro saiu.

Existem dois meios de prosseguir, mas que ambos levam ao mesmo lugar: caindo na água e atravessando a grade destruída ou subir pela escada de mão. Escale a trepadeira embaixo da porta e do lado esquerdo da árvore, alcance a passarela no topo da sala e acione um interruptor.

Gire a válvula, suba as escadas, atravesse a estreita passarela, escale o cano, siga pela esquerda pendurando-se na passarela superior, escale a trepadeira e chegue à plataforma que foi movida quando o interruptor foi acionado. Desça duas escadas de mão, entre pela porta no canto, pressionando o botão amarelo. Da esquerda para a direita, gire às válvulas 1, 2 e 4, acione a alavanca e avance pela porta que a planta agora desbloqueou. Mate o inimigo e apanhe o primeiro cartão de acesso junto ao corpo, suba a escada de mão. Siga pela direita, salte para a outra plataforma, pegue o segundo cartão de acesso após matar o inimigo e desça a escada de mão parcialmente destruída, partindo da primeira escada, siga pela esquerda, salte as plataformas sobre o telhado e alcance a passarela do outro lado. Salte correndo para a passarela com um kit médico, isto fará Lara ganhar mais força, possibilitando que você alcance a plataforma com a escada. Escale o cano camuflado na trepadeira, pegue o terceiro e último cartão de acesso com o corpo após a animação.

Dica: Um meio rápido de chegar ao solo é caindo na água.

Passe os três cartões nos leitores da porta perto da água. O caminho em frente finaliza a fase, mas se você quiser recolher mais alguns itens, siga por um túnel em meio ao gás tóxico descendo as escadas.

The Sanitarium

No controle de Kurtis, desça com cuidado até chegar no primeiro andar. Feito isso, siga pela porta na passagem. Acabe com os lunáticos e converse com o paciente em uma das celas. Chegando na porta lacrada, Kurtis usará seus poderes sobrenaturais para descobrir a senha 06289. Use esta senha na porta. Vá até o escritório e pegue o Strahov Assitants Pass ao lado do médico morto. Volte à área destruída e use seu cartão para abrir a porta oculta à direita. Suba a escada e use a senha 38471. Corra para a porta demonstrada na animação.

Siga pelo duto de ventilação, desça no laboratório e abra outro duto. Chegando na hélice, atire nos recipientes explosivos para destruí-la e ative a alavanca na plataforma ao lado.

Maximum Containment Area

Abra as próximas duas portas metálicas e uma porta dupla, vire à direita, aproxime-se da segunda porta à esquerda e Kurtis utilizará novamente sua habilidade mística para conseguir uma combinação. Retroceda uma pouco o caminho, entre na porta verde e insira a senha 17068 no teclado, entre na porta em que Kurtis usou a habilidade, pegue um cartão com o guarda morto e passe-o no leitor do portão no final do corredor.

Não chegue perto do guarda na entrada do duto ou ele atirará, abra o portão no final do corredor por meio do cartão. O monstro Proto Nephilim virá ao seu encontro, a estratégia é ficar andando em círculo ao redor da criatura e socando-a incessantemente.

São necessários quatro turnos, ou seja, o monstro foge e volta algumas vezes. Baixe a alavanca depois do combate.

Aquatic Research Area

Nesta fase você não deve descer pela escada de mão, pendure-se na parte sem grade, rasteje até a abertura na parede.

Gire a válvula, aguarde o gás se espalhar pela sala, isso impede que as torres de disparo localizem você. Escale os canos, pendure-se na borda da parede e alcance a plataforma. Cuidado com as torres de disparo no final do corredor, aproxime-se um pouco para Lara mirar e então atire nos cilindros à direita, entre na porta ao lado e suba a escada.

Salte no tanque direito, mergulhe, atravesse a janela destruída, baixe a alavanca à esquerda, siga pelo lado oposto e chegue às passarelas da superfície. Vá para a porta que se abriu. Ative o elevador através do interruptor à direita e desça ao nível inferior, baixe a alavanca no final do corredor e volte à área principal.

Suba as escadas à sua direita, empurre a caçamba para cima da plataforma quadriculada, pressione o botão e a caçamba será movida até a outra ponta. Empurre a caçamba para dentro da instalação, baixe a alavanca e ela se encherá de pedaços de algum animal, leve-a de volta ao trilho. Veja na animação os próximos pontos que você deve ir.

Suba a escada de mão próxima de alguns blocos, vá para o final da plataforma, escale os canos, pendure-se na borda e caia na outra plataforma, pressione o interruptor, suba na plataforma móvel que o levará até uma porta a qual você deve entrar. Acione o switch seguindo pela esquerda, ele baixará a caçamba com a “refeição” do monstro dentro do tanque, que ficará de satisfeito e não lhe incomodará tanto como antes.

Mergulhe no tanque, baixe a alavanca 1, entre na abertura 2 (parede oposta, não é a mostrada na animação), logo após Lara vestir seus trajes de mergulho, baixe a alavanca 2, agora sim entre na abertura no fundo do tanque mostrada na animação anterior.

The Vault of Trophies

Vire na segunda à esquerda, nade pelo túnel, encontre o caminho que o levará à superfície, apanhe o aqua-lung (selecione-o no inventário para Lara utilizá-lo). Mergulhe novamente, encontre uma parede de tijolos submersa, derrube-a pressionando o botão de ação. Você estará numa sala com várias estátuas, cada estátua possui um nome escrito nas costas e uma corrente na parede atrás, puxe as correntes das estátuas Limoux e Vasiley e nade para o túnel revelado no teto.

Dica: Derrube os tijolos no alto da sala com as estátuas e tenha um lugar para obter oxigênio.

Baixe a alavanca, vá realizando saltos curtos pelas plataformas (comece pela segunda da esquerda para a direita). Baixe a alavanca perto da lareira e apanhe o item no esconderijo atrás da prateleira. Puxe a corrente, escale a parede e alcance a plataforma de madeira. Pendure-se na grade no alto da plataforma, avance pela outra grade, caia sobre o lustre e recolha a pintura Obscura. Perceba que o fogo da lareira se apagou, possibilitando que você siga engatinhando pela abertura, nade pelo túnel subaquático e prepare-se para a fase seguinte.

Boaz Returns

A primeira coisa que você se preocupa é com a pouca munição, mas isto não é um problema, visto que quando ele acaba, você pode apanhar mais jogada no chão, basta procurar. Vamos ao que interessa, atire na face da mulher que o monstro engoliu durante uma animação da fase Bio-Research (embaixo das mandíbulas) até que o monstro comece a espirrar ácido pelos quatro poros. Você tem de atirar nestes poros, mas acontece que são vários alvos e Kurtis sempre mira no principal, então enquanto estiver mirando, pressione o botão de cambalhota, isto fará o alvo ser mudado para um dos poros.

Após destruir os quatro poros, vem à segunda parte do combate que você luta contra uma vespa voadora que sai de dentro do monstro, não há muito segredo, apenas atire e salte quando ela atacar com a garra.

The Lost Domain

Vire à direita, deslize pela rampa, salte sobre as ruínas, dê um salto curto para a próxima ruína, suba na passarela, a direita, baixe a alavanca, e volte pela passarela de madeira, apanhe um kit médico.

Siga para o outro corredor e baixe a alavanca, a porta se abre do outro lado e por pouco tempo, você tem que correr e saltar as plataformas, mas o segredo fica por conta de começar a correr e saltar durante a animação da porta abrindo ou o tempo não será suficiente. Suba a escada de mão à esquerda, na hora de deslizar pela rampa, jogue o direcional para a direita e pendure-se na plataforma, baixe a alavanca e aproxime-se da porta.


Eckhardt’s Lab

Deslize a rampa e salte na plataforma à esquerda, dê um salto para alcançar o outro lado do poço de lava.

Na sala seguinte, pegue o Alchemic Phial 1 sobre a mesa no canto da sala (há também um pequeno kit médico embaixo da plataforma), baixe a alavanca, suba a escada de mão, insira o item no receptáculo. Ainda no alto, fique perto da escada de mão que o levou até lá, salte sobre a jaula maior, caminhe um pouco e você cairá dentro dela onde poderá recolha o Alchemic Phial 2.

A jaula começará a baixar, fique no topo dela, aguarde a total descida, pegue o Alchemic Phial 3 na abertura, um pouco acima de sua cabeça. Escale a parede, aperte o botão de salto quando estiver na beirada, para realizar um salto de costa que o levará de volta ao piso da sala.

Insira os itens em seus respectivos receptáculos (um embaixo do primeiro receptáculo e outro perto do poço de água fervente). O líquido mostrado na animação retirará o excesso de calor contido na água, possibilitando mergulhar e apanhar o shard no fundo do poço. Desça a rampa depois da passagem revelada ao lado da lareira.

Inicia o combate com Eckhardt.

Ele começa com alguns ataques elétricos e com chamas de fogo. Para desviar, basta ficar abaixado. Após ele criar três clones, fique no centro da sala, aguarde o ataque e salte quando eles estivem bem próximos, neste momento Eckhardt torna-se vulnerável, dispare até ele se ajoelhar, então aproxime-se dele e Lara cravará uma das adagas (shard). Repita este procedimento três vezes.

O chefe real se apresenta: Kabal.

Pegue a luva de Eckhardt, aperte o botão atrás de um dos pilares, suba todas as escadas, pule em cima do Sleeper e curta a animação final.

https://youtu.be/9tMrfpDX3Yo