Detonado Tomb Raider Anniversary - Lara Croft BR
Detonados

Detonado Tomb Raider Anniversary

Este detonado do jogo Tomb Raider Anniversary aplica-se à todas as versões do jogo, exceto Nintendo Wii. Para saber mais sobre o jogo, visite a seção dedicada clicando aqui.

Utilize os atalhos abaixo caso queira verificar um nível específico.

1 – Peru

1.1 – Mountain Caves (Caverna das Montanhas)

01. Lara precisa alcançar o alto da montanha, então pendure-se na parede em frente. Uma vez em frente ao portão, use a corda e escale as plataformas para chegar até o botão no alto e abrir a porta.

02. Na montanha, caminhe com cautela para descobrir uma plataforma de pressão que ativa uma armadilha: para desabilitá-la, vire de frente para o caminho de onde você veio, escale a parede do lado direito e acione a primeira alavanca; nesse ponto, pule para a parede da esquerda e acione a segunda alavanca.

03. Prossiga e suba pela escada do lado direito. Vá pela plataforma de madeira até chegar à parede, vire de costas e pule na beira da montanha. Siga em frente e pule os buracos. Quando avistar o Artefato #1, desça a rampa e, antes de cair, pule para o outro lado. Pule para a parede em frente, vire à esquerda e siga pela nova caverna. Siga até o final para ver uma corda pendurada. Use a corda chegar às fissuras da parede e no final você encontrará o Artefato #2. Desça até o fundo da caverna e acione a alavanca ao lado da porta.

04. Após cair da ponte, elimine os lobos e suba pela ponte quebrada. Atravesse a segunda ponte. Passe pelos pilares, ignore a corda e desça no buraco do centro. Mate o urso e siga pela caverna. Acione a alavanca e pegue o Artefato #3. Volte à corda que você ignorou. Pule para o outro lado e desça pela rampa.

05. Vá até o buraco, use a barra para chegar ao outro lado, suba a parede do lado esquerdo e siga em frente até chegar à porta. Pise no dispositivo – a porta não vai abrir. Escale as fissuras da parede do lado esquerdo e, adiante, escale outra parede também pelo lado esquerdo. Siga pela esquerda e pule no pêndulo. Corra até o final do corredor, acabe com os lobos e use as barras para chegar ao outro lado. Continue até o final do novo corredor, escale a parede da direita e pule na barra. Quando ela parar de girar, pule no segundo pêndulo e desça. Pise no dispositivo e abra o portão.

06. Antes de sair, você pode pegar a Relíquia #1, para isso suba até o segundo pêndulo novamente e, quando chegar à barra, pule imediatamente para a parede da esquerda. Escale e pegue a objeto. Desça e passe pelo portão.

1.2 – City of Vilcabamba (Cidade de Vilcabamba)

07. Elimine o urso no alto da escada e desça no buraco logo em frente. Pule na parede do lado direito e, em seguida, no pilar de madeira no centro. Passe pelo novo portão, desça as escadas e elimine os dois lobos. Continue até chegar em segurança à área da piscina. Um novo urso vai surgir, acabe com ele.

08. Nesta área há uma porta trancada. Pule na piscina e nade pelo túnel para encontrar uma alavanca, então acione-a e suba pela nova passagem para sair dentro de uma cabana. Suba pela escada de madeira e pule pela janela na direção do outro edifício. Destrua o cadeado do portão e empurre o baú. Pegue a chave no lado esquerdo.

09. Para encontrar o Artefato #1, puxe o baú até a área externa e posicione-o em frente à ponte, então siga o caminho por cima até chegar ao tesouro. Volte à área central e use a chave para abrir o portão. Continue em frente, elimine os lobos, suba os degraus e comece os procedimentos para abrir o portão.

10. Entre na porta da esquerda, suba pela escada do lado esquerdo, pule na pedra e siga pelos beirais até chegar à nova porta. Suba pelas rampas e elimine os morcegos. Passe para o outro lado e, em seguida, para o bastão do portão. Desça e entre pela porta da direita e faça o mesmo procedimento da porta da esquerda. Ao abrir o grande portão, siga em frente, pule na pedra do lado oposto e escorregue; no meio do caminho, pule e segure no bastão do lado oposto. Continue e pule em cima do pilar; rapidamente, siga em frente e, ao cair no próximo buraco, suba pela parede do lado direito e use a vara para chegar ao alto. Pule no novo pilar e complete a fase.

1.3 – The Lost Valley (O Vale Perdido)

11. Desça pela escada e elimine dois lobos. Pegue a primeira engrenagem do lado esquerdo, ao lado da cachoeira – ainda faltam duas. Você vai usá-las mais tarde na escada do lado direito da cachoeira. Sua próxima missão é escalar a montanha ao lado da cachoeira.

12. Siga até o fundo da caverna e pule para o outro lado. Escale a parede do lado esquerdo e vá até a plataforma no lado oposto. Atire nas cordas que seguram a ponte destruída. Escale a parede em frente, pule no bastão e atravesse a área. Siga à direita. Pule e use a corda para chegar ao outro lado. Suba pelo pilar do lado direito e, no alto, pule para a direção oposta. Atravesse a ponte e pegue a segunda engrenagem.

13. Destrua os morcegos e atire nas cordas que sustentam a ponte por onde você atravessou. Vá para o lado esquerdo e pule na barra que está girando. Salte nas pedras no centro da cachoeira e, em seguida, para a montanha. Entre na caverna e use a alavanca para liberar uma passagem submersa que você usará futuramente. Mergulhe para retornar ao ponto inicial da fase.

14. Saia da água e elimine os três lobos. Suba pela escada do lado direito, coloque a engrenagem no local e acione a alavanca. Use as barras que estão girando para chegar à escada do outro lado. Suba e coloque a segunda engrenagem. Use a parede ao lado da alavanca para ir para o lado direito, para chegar ao outro lado. Vire para o lado oposto e pule no beiral da parede. Escale o local e pule na corda.

15. Balance para conseguir força para chegar ao outro lado. Desça e, com o peso de Lara, a escada vai formar uma ponte. Siga abaixado pelo buraco em frente, detone o urso e suba nas pedras. Adiante, no beiral, entre no buraco e pegue o Artefato #1. Escale novamente as pedras e suba no primeiro poste de madeira, vire a câmera e pule na parede até o segundo nível; volte, pule nos postes e vá para a passagem mais ao alto.

16. Salte na placa à sua frente e, assim que começar a escorregar, pule em direção à parede, siga à direita e pule na barra. Suba e siga em frente até chegar ao vale perdido. Destrua os seis dinossauros Velociraptors.

Chefe  – T-Rex

Faça a sequência de botões da tela. Para matá-lo é muito simples. Comece a atirar, uma barra vermelha em baixo da barra amarela da vida dele irá aparecer (é a barra de raiva). Quando a barra vermelha encher ele virá em sua direção, se esquive e atire quando o alvo ficar vermelho. Faça isso até ele morrer. Após eliminar o T-Rex, entre no templo e pegue a terceira engrenagem. Desça na piscina e passe pelo túnel. Suba pelo poste, escale a parede à esquerda para chegar ao templo.

17. Suba mais algumas pedras – do lado de fora – e vire à esquerda. Pule nas plataformas até chegar ao novo poste de madeira, então suba e entre na passagem. Continue em frente e pule na ponte de madeira, suba pelo novo poste, entre na sala e pegue o kit médico. Ao chegar à ponte quebrada, pule para o outro lado e vire à esquerda. Escale a parede e, no alto, há uma ladeira para escorregar – antes, vá mais para frente e pegue o Artefato #2. Volte e deslize; pule no meio da queda e continue a escorregar. Salte nos postes
e prossiga para entrar na caverna.

18. Siga até o fundo e desça com cuidado. Após o checkpoint é a toca do urso. Use os postes e volte à área inicial. Escale o local e encaixe a terceira e última engrenagem. Pule na piscina. Para coletar a Relíquia #1, escale novamente a montanha, passe por baixo da madeira e pule na água. Entre no túnel que você abriu no começo da fase e pegue a relíquia. Desça até a piscina do começo e entre na passagem que estava escondida pela cachoeira.

1.4 – Tomb of Qualopec (Tumba do Qualopec)

19. Siga pelo corredor até chegar ao buraco. Pule no primeiro pilar e salte para o poste. Alinhe seu corpo na direção do próximo poste e pule. Vá à plataforma e entre no corredor à esquerda. Passe pela ponte e suba pela rampa – uma bola vai surgir no seu caminho, volte e proteja-se. A bola vai destruir parte da ponte e fechar três portões na rampa. Retorne pela ponte e desça pelo lado direito.

20. Pegue o baú que está no local e posicione-o embaixo da borda que você usou para descer. Vá até o lado oposto e puxe o pilar revelado até a posição que favoreça saltar da plataforma acima para o alto do pilar. Vire e atire nas cordas presas no centro do teto. Pule e use a sua corda para chegar ao lado oposto. Puxe a alavanca para abrir o primeiro portão.

21. Volte e siga pelo caminho ensinado pelo gráfico anterior, porém, desta vez, pule para a esquerda e passe pela porta. Siga pelo corredor e tome cuidado com as armadilhas de dardos. Salte e agarre o poste; em seguida pule para a borda da parede da direita. Siga à esquerda até a última borda, pule para a outra parede e vá até o final. Pule no pilar de pedra no centro da tela e, por último, vá até a plataforma coletar o kit médico.

22. Prossiga pelo corredor até a nova sala. Pule na plataforma do meio, pule na barra da esquerda para chegar à plataforma mais alta. Siga até o final, pule na base sobre a alavanca, desça e acione-a. Volte e tome cuidado com as lâminas e com o Velociraptor. Vá até a sala inicial e posicione os pilares para que ambos sirvam de plataforma auxiliar até a entrada do lado direito.

23. Desça no primeiro buraco para pegar o Artefato #1. Suba novamente e use as bordas das paredes para atravessar. Vá à nova sala e o piso vai ruir. Elimine os lobos, suba pela rampa e posicione o baú de forma que possa usá-lo para alcançar a fenda na parede. Prossiga até o checkpoint. Pule no pilar, entre na sala à esquerda e pegue o Artefato #2. Volte ao pilar, pule na borda sobre a alavanca e acione-a. Pule na barra do lado direito e volte à sala inicial. Passe pela rampa que foi liberada e siga até o alto. Após a animação, corra até o começo da fase e prepare-se para encarar uma cena interativa.

2  – Greece (Grécia)

2.1 – St. Francis Folly (Mosteiro de São Francisco)

24. Logo no ponto de partida, saque as suas armas e elimine os dois leões. Há uma plataforma de pressão no centro da tela e você precisa encontrar algo pesado para deixar sobre ela. Suba no último pilar, pule no pilar vizinho à esquerda e entre na sacada do lado direito. Siga em frente e use a corda para chegar ao fundo. Há um painel em frente ao portão fechado. Vá até o lado oposto, analise o painel e observe os lugares que estão brilhando. Volte ao primeiro painel e atire nos mesmos lugares demarcados para levantar o segundo painel.

25. Use a corda e entre na nova sacada. Observe as marcas no chão e volte ao primeiro painel. Pise na plataforma no chão e atire nas mesmas marcas que você viu no chão. Use sua corda para soltar a bola atrás das grades e empurre-a até a plataforma no centro da tela. Use os pilares ao fundo novamente para entrar pela passagem que foi aberta.

26. Vire para o lado esquerdo, use a corda para chegar ao outro lado, desça e acione a alavanca para abrir o portão. Pegue a bola de outro e coloque no prato dentro da sala. Para pegar o Artefato #1, olhe para o teto e veja mais uma descrição do painel – volte até ele e faça as mesmas marcas. Volte pelo caminho que você fez e pegue o objeto na sacada. Entre novamente na sala, passe pela porta aberta e desça pelas escadas até chegar à área central.

27. Porta Poseidon: pule na estrutura do centro, vá para o lado esquerdo e use a corda para puxar a plataforma do lado direito. Tome distância e pule na plataforma da esquerda. Use o poste, vá até a alavanca do lado esquerdo e abra a porta.

28. Porta Hephaestus: volte ao centro e atire no botão sob a entrada da área. Vá para o lado direito, puxe a argola do local, desça devagar e, ao chegar embaixo, atravesse o caminho formado pelo pilar. Pegue o kit médico, escale a parede da direita e suba para chegar à alavanca que abre esta porta. Volte ao centro, pule para a passagem na parede e passe agachado. Entre pela porta, use a alavanca e escale a parede do lado esquerdo. Pule e use a outra alavanca. Entre na nova sala e pule nos pisos mais altos. A seguir, pegue a estátua solta e coloque-a em um dos buracos, com seu olhar voltado para o centro. Pegue o bloco e coloque-o em cima da plataforma, um martelo vai cair e formar outra estátua. Coloque-a no segundo buraco. Pise novamente na plataforma, corra e suba no martelo. Pule para o lado direito, agarre o poste e vire à esquerda, colete o Artefato #2 e prossiga. Empurre o bloco e posicione a última estátua. Pise no prato do martelo e pegue a Hephaestus Key. Volta à área do centro.

29. Vire para à direita, desça e pule no local onde dá para enxergar outro interruptor, baixe-o para abrir a porta Damocles. Desça e use a alavanca para abrir a porta Atlas. Retorne à plataforma central e suba refazendo o caminho para entrar pela porta Poseidon. Puxe a alavanca, pule na plataforma na grade e pule para o outro lado. Entre na piscina e nade até o fundo, puxe a alavanca e siga em frente. Tome fôlego e desça novamente. Puxe a alavanca na coluna central e pegue o Artefato #3.

30. Suba pela plataforma central e tire a caixa da frente da estátua do peixe. O nível da água vai subir, vá para o lado direito e empurre a outra caixa, desta vez para dentro da água. Mergulhe e puxe a alavanca no centro. Isso vai soltar uma plataforma de madeira. Suba e coloque a caixa em frente à estátua para parar o fluxo da água. Desça e interrompa a segunda porta usando a caixa que você derrubou. Use sua corda e posicione a plataforma de madeira do lado direito. Escale a parede e libere o fluxo de água novamente. Suba no buraco na parede, escale-a pelo lado esquerdo e entre na sala com a grade para pegar a Poseidon Key.

31. Porta Atlas: vá ao ponto mais alto e siga daqui siga para a porta de Atlas. No lado direito, no ponto de onde você veio, desça e vá para esquerda. Pule no poste e pegue o Artefato #4. Volte e, agora sim, entre pela passagem. Acione a alavanca, use a borda do portão para subir, ignore o poste e elimine os ratos. Gire o instrumento e use o piso que se formou para chegar ao outro lado. Suba na parede da esquerda e acione o interruptor para montar o poste sobre o buraco. Atire na marcas atrás da estátua no centro para derrubar a bola. Corra, pule no poste e volte ao instrumento giratório. Gire-o mais uma vez e pegue a chave sob o altar. Suba pelo poste da direita, pegue o Artefato #5 e acione o interruptor. Volte.

32. Porta Damocles: vá até a parte mais baixa da área central e escale até a porta. Tome cuidado, uma queda aqui pode ser fatal. Use a alavanca e puxe a pedra sobre a grade. Escale o portão. Pise no dispositivo em frente ao segundo portão e passe correndo. Siga para a segunda sala e pegue a chave no centro. Tudo vai desmoronar. Suba na rampa,
pule para a plataforma central e salte na janela do lado direito. Pule e puxe a alavanca do local. Passe pelas espadas da primeira sala. Dê a volta e suba na parede da esquerda. Puxe a alavanca na janela e pegue o Artefato #6.

33. Pule no pilar branco e, em seguida, salte nos pilares do centro. Dê a volta na parede até chegar ao dispositivo giratório. Abra o portão e faça o caminho de volta. Desça e coloque as chaves nas fechaduras para encerrar esta fase e partir para o imponente Coliseu.

2.2 – The Coliseum (O Coliseu)

34. Ao final do caminho você encontrará uma piscina. Nade até o fundo, vire à esquerda na bifurcação, siga até o final e saia. Suba na caixa do lado esquerdo da tela e use a parede para chegar ao lado esquerdo. Passe pela porta de madeira e suba. Acabe com dois gorilas, suba no pilar e escale o pilar do lado esquerdo das arquibancadas. Pule nas pedras e use a alavanca na sacada. Ignore a porta trancada. Desça na arena, acabe com outros gorilas e tigres. Entre pelo portão aberto, vá até o fundo e puxe o baú que está no fundo.

35. Leve o baú à direita da rampa, suba e pegue a chave. Volte, suba pelo portão antes ignorado e use a chave. Suba pela escada, vá pela esquerda e pule no gancho na cúpula do Coliseum. Ao chegar ao segundo gancho, vire à esquerda, pule na parede e pegue o Artefato #1 na coluna. Volte e faça o mesmo caminho novamente. Siga até o final, entre no túnel e vire à esquerda.

2.3 – Midas’s Palace (Palácio do Midas)

36. Suba e destrua os três gorilas. Vire à esquerda e suba na fonte. Use a parede do lado direito, suba mais um nível e acione a alavanca. Continue pelas escadas até chegar à sala com espinhos – entre e vire para a porta que você acabou de entrar e puxe as pedras brancas com o seu gancho. Abra a porta em frente e, no canto direito, puxe a caixa (que será usada para calçar uma das colunas de espinho da sala) e acione a alavanca ao fundo. Suba pela escada e acione outra alavanca. A partir desta ação, pegue a Relíquia #1, Artefato# 1 e a Lead Bar #1. Volte à sala inicial, elimine os gorilas e suba na área da estátua. Escale o lado esquerdo e use a alavanca atrás da mesma estátua. Entre pela porta que você abriu e suba até a nova sala – ignore a escada da direita. No final, entre na sala à esquerda e acabe com os animais. Use o seu gancho para puxar as três colunas que sustentam o pilar e pegue o Lead Bar #2.

37. Volte e suba pela escada que você ignorou no passo anterior. No final do corredor, vire à direita e suba pelas pedras. Pule na parede do lado direito e use o gancho para chegar até a parede do lado oposto. Continue pulando para o lado direito até chegar à corda que está suspensa. Pule no pilar do lado esquerdo e escale pelas fissuras. No alto, após estabelecer um checkpoint, pule no pilar branco lá embaixo e, rapidamente, salte no próximo bloco. Pule na fissura do pilar branco e escale até chegar à porta do lado direito.

38. Corra pela nova passagem, detone os dois gorilas e acione a alavanca. Desça e entre pela porta atrás da estátua. Na área do fogo, pule na água e acione a alavanca submersa à esquerda da porta. Suba e siga pelas plataformas do lado direito até chegar à outra alavanca. Acione-a e faça o caminho para o lado esquerdo, para acionar outra alavanca. Deste ponto, mire na estrutura e puxe a argola com o seu gancho. Escale até a plataforma mais alta no fundo do cenário e pegue a Lead Bar #3.

39. Para pegar a Relíquia #2, volte ao começo desta área e faça novamente o caminho até a alavanca do lado direito. Use a argola deste local para chegar ao fundo da tela e siga pelo caminho até encontrar a alavanca secreta. Puxe-a e corra até a plataforma indicada na animação para pegá-lo. Você tem pouco menos de um minuto para pegá-lo.

40. Volte ao começo da fase. Coloque os três itens Leads Bar na mão esquerda da estátua para transformar os blocos em ouro. Coloque as barras nos orifícios, isso vai abrir a piscina e concluir a fase.

2.4 – Tomb of Tihocan (Tumba do Tihocan)

41. Pule na piscina e siga até o final do caminho. No novo quarto, empurre a caixa para dentro e acabe com os ratos. Posicione a caixa embaixo da alavanca é assim que acioná-la, desça pelo alçapão que foi aberto. Entre na próxima sala e pule para a barra do lado direito, use o gancho para chegar até o outro lado e pule para alcançar o gancho seguinte. Suba e pule na plataforma. Siga até o final da trilha, pule em mais duas barras até encontrar uma caixa. Empurre-a e pule no beiral. Continue em frente até encontrar a segunda caixa. Empurre-a para baixo e pule na plataforma em frente. Mergulhe na piscina, saia rapidamente e acabe com os jacarés. Empurre a caixa para dentro da água. Siga até o fundo, suba na lateral esquerda e gire o dispositivo para drenar a água da piscina.

42. Pegue a outra caixa e jogue-a dentro da piscina. Desça com cuidado e coloque as caixas sobre os dispositivos. Você precisa encher a piscina novamente. Vire o dispositivo, pule na água e procure um pilar com uma alavanca. Isso vai liberar a grade no fundo da piscina para que você pegue o Artefato #1.

43. Suba e use a estrutura de madeira para chegar ao ponto mais alto. Passe pelo túnel e pule na piscina para chegar ao templo. Do lado esquerdo do lago está o Artefato# 2 e, no direito há uma alavanca, acione-a. Volte e entre no templo. Para vencer na sequência interativa, aperte os botões que aparecem na tela.

Chefe- Centauros

44. Acerte o inimigo até deixá-lo bastante nervoso. Faça o movimento de esquiva e acerte um tiro quando o alvo ficar vermelho. Neste momento, puxe o seu escudo. Repita a mesma estratégia contra o segundo centauro. Atire sobre o escudo e espere até um deles lançar um raio para puxar o escudo e devolver o raio contra os monstros. Aproveite para acertá-los.

3 – Egypt (Egito)

3.1 – Temple of Khamoon (Templo de Khamoon)

45. Desça na sala mais baixa e puxe a pedra do lado esquerdo. Mova também a pedra à direita, porém esta com o seu gancho. Suba nas pedras e escale a parede da esquerda. Pule no poste e agarre o pilar. Continue até o outro lado. Entre na caverna que está à sua frente.

46. Siga pelas duas próximas salas e use a alavanca para chegar à área mais alta. Elimine um puma e saia pela porta do outro lado. Prepare-se para um quebra-cabeça gigante. Para começar, suba no pilar mais baixo e escale até chegar às barras. Pule na escada ao lado da cabeça da esfinge e pegue o Artefato #1 à direita da passagem. Puxe a alavanca atrás da estátua e entre.

47. Elimine outros pumas e vá ao final da sala. Examine a alavanca, corra e suba nas estátuas da direita. Pule na estátua da esquerda e use a corda para chegar ao outro lado. Siga pelo novo corredor, puxe a caixa e leve-a até o final do buraco para sair. Pule na barra e siga até o outro lado.

48. Desça e mate os crocodilos. Pule na piscina e use a alavanca. Passe pelo portão, escale o pilar, corra e pule na alavanca. Suba e pule na plataforma do lado direito. Entre e suba na coluna de madeira do lado esquerdo. Salte na alavanca e volte sobre a coluna. Ao entrar na sacada ao lado, puxe a alavanca e a caixa cai.

49. Posicione a caixa exatamente no lado oposto ao local em que ela estava. Escale as fissuras da parede e atravesse a área. Puxe o portão pelo outro lado e use o gancho para atravessar. Puxe a alavanca e suba na porta. Escale até chegar à parte mais alta. Puxe a nova alavanca para abrir uma passagem ao lado da estátua do gato. Antes de descer, vire para a esquerda e use os ganchos para chegar ao Artefato #2.

50. Desça ao lado da estátua do gato e elimine os pumas. Abra o portão e suba pela sacada ao lado da porta conforme. Suba no quarto da esquerda e depois siga pela escada. Mate a múmia e use o gancho no fundo, à direita, para chegar ao outro lado. Pule nos pilares e pegue o Artefato #3. Suba pela escada, acione a alavanca e vá até o outro lado para usar as estátuas como plataformas. Ative outra alavanca, volte e use o escaravelho.

51. Desça, entre no outro corredor e tire todos os blocos que estão nas paredes. Coloque os obeliscos virados para a porta, obedecendo a sequência que ensinamos (Gráfico #19). Com a porta aberta, coloque um baú do lado direito da porta e use as fissuras na parede para chegar até a parede do lado direito. Pule nos obeliscos e pegue a Relíquia #1dentro do buraco da parede. Desça e saia.

3.2 – Obelisk of Khamoon (Obelisco de Khamoon)

52. Passe pelo corredor, vire à direita e acione a alavanca. Siga pela ponte que desceu e pegue o Eye of Horus. Pule na piscina no andar de baixo e passe pela porta. Desvie das armadilhas nos corredores e, ao chegar à sala, use o dispositivo da direita. Isso vai abaixar
um pilar e você poderá subir nele.

53. Pule para o outro lado e puxe a alavanca. Volte para a plataforma da esquerda e, no centro, suba pela coluna e tome cuidado com os dardos. Pule nas colunas e suba na parede, ao lado da ilustração. Use o grampo para chegar ao outro lado e segure na parede. Vá para o lado esquerdo e pule na coluna central. Atravesse a área e evite os dardos. Pule no bastão que você ativou lá embaixo e vire para a direita. Pegue o Artefato #1 atrás da pedra e corra para o outro lado. Suba e acabe com a múmia.

54. No corredor, pule nos bastões para alcançar a alavanca. Suba rapidamente na fenda, salte para o lado esquerdo e passe pelos corredores até chegar ao obelisco. Suba pela parede à direita e use o bastão para chegar à sacada. Puxe a alavanca para liberar uma ponte e abrir um portão. Volte à porta e suba pela parede da esquerda. Pule na parede do lado esquerdo e use as fissuras para conseguir chegar até o portão que você acabou de abrir. Passe pelas armadilhas e escorregue até o fundo do buraco. Arrebente a múmia e puxe a alavanca que está do lado direito, no alto.

55. Desça e tire a caixa que foi liberada do buraco na parede. Suba na caixa e pule nas fissuras acima. Vire à esquerda, espere a lâmina no alto sumir e use o gancho para chegar à alavanca do outro lado. No segundo andar, suba pela parede da direita e use o gancho para chegar à área à esquerda. Em seguida, espere a lâmina sumir e use o gancho para seguir pela esquerda, voltar pela direita e subir nas beiradas.

56. No quarto andar, espere as duas lâminas sumirem para poder correr para o lado oposto. Depois do checkpoint, use o gancho para alcançar o outro lado e repita o processo. Suba pelos buracos na parede e pule para a porta. Antes de seguir em frente, volte e pule do lado esquerdo da porta, na plataforma quadrada. Use o gancho para chegar ao meio da tela. Pegue o Artefato #2 e volte à porta. Siga até o final do corredor e acione a alavanca. Volte e desça novamente ao local onde você encontrou a última múmia. Vá pela porta do lado direito, passe pelas armadilhas e pegue a Seal of Anubis no obelisco.

57. Volte e suba nas barras do lado esquerdo, passe atrás dos pilares e siga por mais duas barras. Pegue a Ankh of Isis no obelisco. Evite as armadilhas do corredor e desça até a área mais baixa. Destrua as três múmias, entre na nova passagem e passe pelo corredor com mais armadilhas. Acione a alavanca do lado esquerdo no final. Faça o caminho de volta. Vire para a direita e pule na plataforma. Siga pela fenda na parede e, quando chegar ao final desta, vire à esquerda e pule. Contorne a nova parede e pegue o Artefato #3. Desça e faça o caminho novamente, só que desta vez suba pela passagem do lado direito.

58. Dê a volta e entre no novo corredor, no alto. Use o gancho para chegar ao fundo e pule na plataforma do lado oposto. Use a barra e pegue o Artefato #4. Desça e pule para o lado direito, use o gancho para chegar ao lado esquerdo e faça o caminho de volta. Na ponte, pule para a esquerda e pegue o Scarab of Osiris. Desça pelo buraco que se abriu na piscina e siga até o final. Elimine o centauro e coloque as peças no obelisco no centro da tela.

3.3 – Sanctuary of the Scion (Santuário do Scion)

59. Passe pela porta que você abriu e suba pelas escadas. Considerando sua entrada como referência, gire o primeiro poste da direita duas vezes e o segundo da esquerda duas vezes. Isso vai fazer um pilar subir, escale-o e siga pelo corredor. Tome cuidado com as pedras que se fecham. Continue em frente até chegar à esfinge. Desça o máximo que puder usando as escadas do lado esquerdo.

60. Suba pela escada do lado oposto da esfinge, pule para a plataforma do lado esquerdo e escale a parede. Deslize até a metade da rampa e pule para o outro lado. Corra até o terceiro pilar, escale as fissuras, pule no primeiro andar e vá até a parede atrás dela. Escale os quatro níveis e elimine dois monstros voadores. Deslize levemente pelo caminho à sua frente e pule nas duas barras. Pule em frente, vá para o lado esquerdo, desça e acione a alavanca.

61. Entre pela porta aberta do lado esquerdo e passe pela primeira sequência de blocos. Na segunda onda, abaixe entre cada um deles. Siga em frente e ignore, por enquanto, a alavanca que está do outro lado do cenário. Mergulhe na piscina e vá até a área mais baixa. Fique sobre a pedra solta e salte na parede com tom dourado. Escale até a parte mais alta e as peças vão se encaixar. Isso vai levantar o primeiro obelisco. Escale-o e pule na plataforma no lado oposto, então salte para a direita e, em seguida, pendure-se na coluna dourada. Escale até o alto e mais um obelisco vai subir. Escale-o e pule para a ponte. Use o gancho rente à parede para alcançar o outro lado. Pule na terceira coluna e repita o processo.

62. Escale o novo obelisco, pule na ponte e vá até a porta. Pule no poste do lado esquerdo e, rapidamente, salte para o outro. Desça pela parede e pule para a esquerda. Suba na última coluna, escale o obelisco e volte à ponte. Use a barra do lado direito para alcançar as escadas de mão – escale todas elas e, na última, pule para a esquerda. Desça até a alavanca, siga pela porta, arrebente a múmia e pegue a Ankh Key.

63. Mergulhe na piscina e saia pelo portão que você abriu. Mate o centauro na área inicial e volte ao alto da escada do lado oposto da esfinge, porém, desta vez, opte pelo caminho da direita. Pule nas barras, suba pela escada, vire para trás e escale a parede da esquerda. Suba pela coluna e mate os dois monstros voadores. Pule na barra ao fundo e use a alavanca.

64. Entre pela porta e passe pela dupla de blocos usando as barras. Na sala seguinte há um quebra-cabeça de obeliscos igual ao anterior. Pule para a direita e escale a parede. Desça pela escada, pule para a parede da esquerda e depois salte no obelisco que subiu. Pule na plataforma, volte para a direita e pule nas quatro barras rapidamente. Ao chegar à parede, pule na coluna do lado direito para ativar o segundo obelisco.

65. Mergulhe na água e suba na plataforma mais baixa. Pule no obelisco e suba na parede para escalar a coluna. Pule no obelisco que subiu e vá para a ponte. Pendure-se na barra, suba na última coluna e volte para a ponte. Use as barras para chegar às escadas. Suba e acione a alavanca. Desça novamente e, ao chegar à segunda escadaria, pule para o lado direito e pegue o Artefato #1.

66. Atravesse a ponte e entre pela porta. Destrua a múmia e pegue a segunda Ankh Key. Mergulhe na piscina e siga pelo corredor liberado. Acabe com os centauros, suba pela escada na esfinge e coloque as duas chaves. Dentro do novo ambiente, desça pelos corredores e acabe com os ratos. Pule na água e acione a alavanca no fundo, entre as duas estátuas. Suba nas plataformas que estão em frente à estátua da direita e siga pela esquerda – use o gancho para chegar à escada que leva a área mais baixa.

67. Suba e pule para o lado oposto. Atire nos escaravelhos na parede para deixá-los na mesma posição que os exemplos que estão no piso. Acione a alavanca. Suba pela escala do lado direito e vá até o final. Pule na barra e salte sobre o dispositivo para abrir o portão na água. Corra até lá, suba e empurre a caixa para a água – posicione a caixa em frente ao portão e acione o dispositivo novamente. Escale novamente, só que desta vez siga para o local onde a caixa estava. Vá para o lado direito e acione outro dispositivo para liberar um portão no alto. Repita o trajeto pela terceira vez e coloque os escaravelhos no piso nas mesmas posições dos exemplos. Vá para o outro lado e suba pelo lugar onde você acionou a segunda alavanca. Escale as barras, suba pelo lado esquerdo e pule no dispositivo para elevar o nível da água até a porta. Antes de sair, vá pela última vez na estátua da direita, desça e entre pelo portão para pegar a Relíquia #1. Passe pelo corredor, elimine os inimigos e suba pelos postes para chegar ao final da fase e colocar as chaves no lugar. No lado esquerdo, no alto, está o Artefato #2. Entre, pegue a chave e termine a fase.

4 – Lost Island (Ilha Perdida)

4.1 – Natla’s Mines (Minas da Natla)

68. Nade até o lago e passe sob a cachoeira do lado direito. Siga pelo túnel, pule na barra e depois salte na caixa. Pegue o kit médico e pule na corda no centro da tela. Balance e pule na parede ao lado da cachoeira. Siga pelo corredor à esquerda. Na área dos trilhos, siga para
o lado esquerdo e pegue o fusível vermelho sobre um carrinho. Volte e suba pelas escadas da sala de controle. Coloque o fusível vermelho no local e aperte o botão. Volte na sala com vidros e puxe a caixa no local para conseguir chegar ao teto da sala. Pule nas vigas de madeira, salte na parede, gire na barra e caia na rampa, então pule rapidamente para o outro lado e colete o Artefato #1.

69. Volte ao teto da sala. Siga pelo túnel e pule para o lado oposto. Desça até a plataforma de madeira, prossiga, empurre a caixa e vá em frente. Pule para a parede do lado direito e depois para a plataforma em frente. Siga pelo caminho e passe por cima da tela. Pegue o fusível verde, use o gancho para chegar ao outro lado. Suba pela escada e volte à sala de força para encaixar sua nova aquisição, depois aperte o botão duas vezes antes de sair.

70. Escale as caixas verdes e suba na caixa suspensa que você acabou de posicionar. Pule na plataforma de madeira atrás dela. Siga pelo túnel e entre na primeira à direita. Desça pelas escadas e pegue o fusível azul no chão. Escale
novamente usando os canos de vapor. Na sala de controle, aperte o botão vermelho e o verde, então coloque o novo fusível e aperte o botão azul.

71. Entre na sala sem teto e recupere sua arma. Atire na janela e volte para a tela inicial da fase. Suba no barco e atire na corda. Assim que a embarcação parar, pule na parede da direita, escale até o alto e pule para a direita. Siga até o final do caminho e pegue o Artefato #2. Passe mais uma vez por baixo da cachoeira e, no final do túnel, atire na primeira caixa. Desça e pegue a Relíquia #1.

72. Volte ao local onde você encontrou o fusível vermelho e atire nos vidros. Suba na caixa da esquerda, pule dentro da sala e acione o botão. Com o carrinho no lugar, basta apertar o botão para ativá-lo. Prepare-se para uma sequência interativa que vai resultar na total derrota de Larson. Pegue a arma do vilão e volte à sala de controle. Recoloque o fusível azul no lugar e aperte o botão. Entre e saia novamente do carrinho.

73. Depois que o carrinho quebrar a madeira, prossiga a pé e pule nas plataformas para chegar ao outro lado. Tome cuidado com os declives para não escorregar – você precisa pular antes de cair. Ao chegar à barra horizontal, vire para o lado oposto, pule e pegue o Artefato #3. Volte, suba e entre na nova caverna. Escale a parede e, logo após, prepare-se para uma batalha interativa com os seus inimigos.

74. Empurre a caixa da direita até as pedras da direita, escale e pegue o kit médico. Volte, empurre a caixa da esquerda e leve-a até as pedras da esquerda. Escale até encontrar pinos sobre a parede – pule nos pinos com marcas brancas. Pise nos seis pinos para abrir a porta. No canto direito, perto do último pino, pule na parede para pegar o Artefato #4. Volte aos pinos e na parte mais alta ative a alavanca.

4.2 – The Great Pyramid (A Grande Pirâmide)

75. Deslize e entre pela porta que você abriu. Siga em frente, passe pela sala com seis casulos e elimine todos os inimigos na sala seguinte. Entre na porta à direita e suba pela escada. Na sala superior, destrua dois inimigos e vire à esquerda. Na próxima sala, atire no botão do lado direito usando o seu gancho e pule para o outro lado. Repita o processo com o botão do lado oposto e suba até a plataforma mais alta. No terceiro nível, acerte os botões, pule nas barras e use os dois ganchos para alcançar o outro lado. Repita a estratégia nos dois últimos andares.

76. Ao chegar à porta, pule na parede do lado esquerdo, entre na caverna e pegue o Artefato #1. Volte e cruze o corredor. Tenha cuidado com as portas que se fecham e desça pela rampa. Elimine os inimigos – um deles repete os seus movimentos, faça com que ela caia em uma armadilha.

77. Vá até o centro da tela e gire o objeto para revelar várias plataformas sob as escadas. Suba pela escada ao seu lado, corra até o fundo do cenário e puxe a alavanca na lateral esquerda. Você tem 30 segundos para descer, girar o objeto e subir pela escada do outro lado. Quando você pisar na plataforma, sua adversária vai cair na lava.

78. Puxe a alavanca da plataforma e siga até a primeira plataforma para chegar à porta. Passe pelas laterais da nova área e tome cuidado com as armadilhas ao tentar ativar as duas alavancas. Passe pela ponte e olhe para cima antes de entrar, então atire no teto e escorregue pela nova passagem. Pule e use o gancho para chegar ao outro lado. Suba e pegue a Relíquia #1. Volte e passe pela porta.

4.3 – Final Conflict (Conflito Final)

79. Na batalha contra o monstrengo, posicione-se em frente à porta do local e acerte vários disparos na criatura usando a sua pistola. Faça isso até que a barra de fúria do inimigo fique cheia. Quando ele se aproximar, execute o movimento de esquiva e espere o alvo ficar vermelho para atirar. O monstro vai ficar preso só por uma das mãos, acerte tiros nela até o monstro cair.

80. Siga pelo rio de lava. Pule nas placas e vigas para fazer a travessia. Puxe a alavanca e sua plataforma vai começar a se mover. Espere até que a plataforma do fundo se aproxime para pular. Destrua o centauro e ignore o Artefato #2, no alto. Vá até o fundo da sala e puxe outra alavanca. Passe pela porta e mergulhe na piscina. Há outra alavanca no fundo da piscina, acione-a e saia do outro lado. Derrube a caixa no chão, vire-se de costas e pule na plataforma para pegar o Artefato #1.

81. Desça, deixe a caixa perto do pilar e suba. Puxe a alavanca para abrir a porta, empurre a caixa até o Artefato #2 e pegue-o. Coloque a caixa novamente ao lado do pilar, suba e pule no buraco da parede, no lado direito. Desça do outro lado e escale a pedra para encontrar um alvo, atire nele para abrir o primeiro buraco na piscina. Desça e pule nas duas pedras ao redor da piscina. Atire no alvo para abrir mais dois buracos. Siga pelo novo túnel para chegar ao rio de lava. Pule para o outro lado e siga até o final da parede à esquerda. Salte na escada à direita. Suba até o nível mais alto e pule para a esquerda.

82. Desça junto à cachoeira. Pule nas plataformas e entre atrás da cachoeira para pegar o Artefato #3. Antes de entrar na área do último confronto, vire à esquerda para encontrar o Artefato #4.

Chefe – Natla

83. Acerte as asas da vilã e não fique parado para não ser atingido. Quando ela cair, fuzile-a até a barra de raiva encher – use a esquiva para acertá-la quando a mira ficar vermelha. Assim que ela cair de joelhos, atire sem dó até que surja uma animação interativa, então aperte os botões indicados para acabar com a vilã e encerrar a aventura.

Croft Manor (Mansão Croft)

Caso você entenda de inglês, ative as legendas no menu principal para entender melhor tudo o que acontece.

A aventura começa na sala de estar da mansão Croft. Olhe o livro em cima da mesa no centro da sala e, após ler o livro, vá para perto das caixas empilhadas e pise no botão no chão, uma peça se abrirá atrás da lareira. Saia de cima dele e pegue a caixa com os adesivos vermelhos no meio das outras caixas e coloque-a em cima do botão. Não tente pegar a flecha ainda ou Lara irá se queimar. Agora suba nas caixas até o topo e então use o quadro para chegar ao outro lado. Pegue a engrenagem no topo, volte pelo caminho que você veio e então suba as escadas, vire para a esquerda e entre na primeira porta a direita. Siga o caminho todo até chegar à biblioteca.

Vire para a esquerda e procure um livro vermelho. Depois que a passagem secreta abrir, pegue o mapa e suba as escadas. Você verá um elefante prateado, este é um dos artefatos, mas não é possível pega-lo ainda. Entre na sala no segundo andar e leia o livro do lado direito. Vá até os livros e mexa neles para abrir a passagem e pegar as armas.

Leia todos os livros da sala e saia. Atire no vidro para pegar o elefante e depois volte para a entrada da sala. Pule no quadro a sua frente, quando o quadro abaixar, pule de volta e atire no botão. Agora passe pela porta que abriu, siga pelo corredor e no final dele aperte o botão a esquerda para abrir a porta.

Chegamos a uma sala onde todas as relíquias que você pegou durante o jogo estão. Suba as escadas, entre na sala e atire nos vidros para pegar a ponta da flecha. Desça as escadas e acione o botão vermelho do lado da porta. Siga pelo corredor e passe pela porta. Nesse corredor há outra porta, passe por ela, siga pelo corredor e entre no quarto da Lara. Do lado direito há um closet onde você pode mudar de roupa (caso você tenha pegado as relíquias correspondentes as roupas). Voltando à entrada do quarto, do lado esquerdo há duas espadas, puxe as duas, pegue o Journal e leia o livro à direita para a pista final, sobre como resolver o quebra-cabeça final da faz. Após ler, volte para a sala de estar da mansão.

Desça as escadas, vá até as caixas e vire de frente para a escada de novo. A primeira porta a esquerda leva a academia, a segunda à esquerda leva para a piscina, e a porta que está no alto da pequena escada leva ao jardim. Vá para o jardim, siga o corredor, passe pela porta e continue. Vire à esquerda e coloque a flecha no desenho. Agora você deve mover o relógio em direção aos números 11, 2 e 7 ou como está no desenho no chão, XI, II e VII. Quando o ponteiro estiver na posição correta você saberá. Depois de colocar nos três números o portão abrirá, passe por ele e o ângulo da câmera irá mudar.

Se for necessário olhe no mapa para se guiar, no mapa acima é possível ver a localização os três artefatos marcados com uma estrela. Vire à direita e siga o caminho até ele se dividir, vire à direita de novo e siga até uma área aberta com um gramado. Irá sair perto de uma estátua. Entre no caminho a sua frente, vire na segunda à direita e depois a primeira à esquerda. Faça o caminho em ziguezague até sair numa área com um gramado no meio. Vá pela passagem à frente e pegue o item. Agora volte um pouco antes de onde você pegou o artefato, entre à esquerda, siga o caminho, vire para a esquerda de novo. Pegue o Grapple na frente da fonte, use-o no anel dourado do portão e volte para a biblioteca.

Na luminária tem um anel, puxe-o para baixo para baixo para abrir mais uma porta secreta. Dentro dessa porta tem mais um artefato. Volte para a sala de estar, de frente para a lareira, entre na porta a esquerda e vá para a academia.

Suba na plataforma azul no chão com o número 1, pule na barra, depois que ela virar, pule na parede a sua frente. Vá para a esquerda e pule na barra atrás de você. Agora pule na parede e depois pule nas peças verdes à direita. No topo pule e suba na plataforma, pegue o item e ative o botão no fundo. Alguns pilares subirão, volte para o chão.

Vá para a plataforma no chão com o número 2, pule na parede à frente e suba até onde for possível. Vire para a esquerda e pule no pilar. Pule no outro pilar e depois na parede. Continue indo para a esquerda, suba mais um nível e dê a volta até chegar perto da abertura na parede. Pule na abertura, pegue o artefato e volte para o chão.

Vá para a plataforma 3, suba até o topo, vá para a esquerda, suba mais um nível, pule e use a corda para chegar ao outro lado. Vá para a esquerda e quando estiver em posição, desça e agarre na saliência na parede. Vá para a direita, pule na abertura e volte novamente para o chão.

Suba na plataforma 3 novamente e dessa vez vá para a direita. Pule na pedra atrás de você e continue seguindo pela direita. Desça um nível e contorne a peça pela direita. Pule e balance na corda e em seguida vá para o outro lado em cima da rampa. Dê a volta, pule na barra e depois na passagem pegue o item. Então pule nas peças verdes e desça. Suba mais uma vez na plataforma 3, só que dessa vez pule na barra atrás de você no topo, depois na outra barra nos dois pilares azuis que saem do teto e depois nos pilares maiores em direção a plataforma suspensa, pegue a ferramenta no topo e então volte ao chão.

Volte para o jardim, e usando o grifo que você pegou, ligue a água. Vá para a fonte mais próxima e pegue um pouco de água usando o balde para isso. Volte para a sala de estar, e use o balde na lareira. Pegue a flecha e pronto, uma parte está concluída.

Entre na porta à direita da lareira para chegar à piscina. Nessa área sua missão é derrubar a estátua dentro da piscina. Use o cenário em volta para soltar todas as cordas, as dicas são as seguintes: no topo onde tem uma estátua com lança, repare no X no chão, alinhe a lança com o X. Nesse mesmo local há uma lata vermelha. Leve-a para onde deveria estar a outra estátua e alinhe a barra de ferro com o outro lado do X. Atire no botão quando ele aparecer, do outro lado use a corda para derrubar o globo e então coloque no botão de pressão no chão. Depois de derrubar a estátua mergulhe na piscina, pegue o arco dourado e passe pelo cano. Pegue o artefato no meio do caminho e ative a alavanca. Passe pela porta debaixo da água e suba. Você está na academia de novo.

Volte para o jardim, vá ao local onde você pegou o Grapple, suba no centro e olhe a estátua. De um lado tem um arco e do outro uma flecha. Coloque os itens correspondentes em cada lado. Vá para frente da estátua onde tem uma alavanca e use a corda no anel a sua frente. Encaixa a engrenagem, volte e ative a alavanca. Pegue o item que a outra estátua derrubou e então vá para a sala de música.

Encaixe a peça dourada do lado esquerdo da porta para destrancar e então abra a porta. Pronto, você concluiu a Croft Manor, lembrando que Lara pode interagir com os instrumentos da sala.


Itens Desbloqueáveis

Em Tomb Raider Anniversary, é possível desbloquear códigos e roupas especiais cumprindo missões dentro do jogo.

  • Códigos/Cheats
    • Shotgun Dourada e Mini SMGs prateadas – Todos os times trials de Lost Island
    • Munição infinita calibre 50 e mostrar a vida dos inimigos – Todos os times trials do Peru
    • Munição infinita para a Mini SMG e vida infinita – Todos os times trials do Egito
    • Munição infinita para a Shotgun e todas as armas – Todos os times trials da Grécia
    • Fôlego infinito – Acabar o jogo no modo Easy
    • Óculos de Sol – Acabar o jogo no modo Easy
    • Modo sem texturas – Acabar o jogo no modo Easy
  • Roupas/Outfits
    • Camuflagem – Obter a relíquia do Temple of Khamoon
    • Catsuit – Obter a relíquia do Sanctuary of the Scion
    • Classic – Obter a relíquia de The Lost Valley
    • Roupa de Treino da Mansão Croft – Obter a relíquia Athenian Owl de Midas Palace
    • Doppelganger – Obter a relíquia de Natla’s Mines
    • Golden – Obter a relíquia Griffin-Head de Midas Palace
    • Legend – Obter a relíquia das Mountain Caves
    • Scorched Natla – Obter todas as relíquias
  • Músicas
    • Músicas egípcias – Completar os níveis Temple of Khamoon, Obelisk of Khamoon e Sanctuary of the Scion
    • Músicas gregas – Completar os níveis St. Francis Folly, Coliseum, Palace Midas e Tomb of Tihocan
    • Músicas de Lost Island – Completar os níveis Natla’s Mines, The Great Pyramid e The Final Conflict
    • Músicas peruanas – Completar os níveis Mountain Caves, City of Vilcabamba, The Lost Valley e Tomb of Qualopec
    • Música da Mansão Croft – Completar a mansão Croft