Detonado Tomb Raider Underworld - Lara Croft BR
Detonados

Detonado Tomb Raider Underworld

Este detonado do jogo Tomb Raider Underworld aplica-se às versões para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.  Caso deseje verificar o detonado para PlayStation 2, clique aqui.

Para saber mais sobre o jogo, visite a seção dedicada clicando aqui.

Utilize os atalhos abaixo caso queira verificar um nível específico.

 

1 – Mediterranean Sea

1.1 -The Path to Avalon (O caminho para Avalon)

1. Ao mergulhar, use o sonar para localizar a cabeça de pedra gigante, fique de frente para ela, mas mantenha distância. À esquerda, procure uma gruta camuflada por algas nas pedras e pegue o Tesouro 1. Atrás dessa gruta, um pouco à esquerda, há um conjunto de pedras: dê a volta nelas para encontrar o Tesouro 2 em outra pequena gruta atrás dos corais.

2. Em um dos olhos da cabeça citada, encontra-se o Tesouro 3. De frente para a cabeça, nade para a direita de Lara e localize outra gruta no último conjunto de pedras para encontrar o Tesouro 4. Visite a caverna que está de frente para a cabeça citada, para pegar o Tesouro 5 e uma manivela. Leve o item para dentro da caverna na cabeça, use-a a na parede em frente e faça o mesmo com a manivela no altar abaixo.

3. A figura é um conjunto de 3 círculos, acione a manivela no meio para a figura do olho ficar para cima, então acione as duas restantes para que os outros dois olhos fiquem voltados para o centro e abram a passagem – antes de avançar, nade para a abertura logo acima e pegue o Tesouro 6.

4. Ao longo da caverna submersa, pouco antes de ver algo se escondendo, pegue o Tesouro 7. Saindo da água, quebre os jarros junto à parede do lado oposto ao corredor, para encontrar o Tesouro 8 (lembre-se do formato do jarro, pois os demais tesouros estão neles). O Tesouro 9 está atrás da rampa, dentro d’água, mais adiante no corredor; enquanto o Tesouro 10 está no alto da parede, em um dos cantos, ao lado das três barras horizontais. Saindo da água, mais adiante, escale a parede e localize a barra horizontal solitária. Use a parte da parede que permite ser escalada para chegar à barra e acessar o outro lado do salão. Use o gancho na cabeça da estátua da direita, e puxe-a para travar o botão no chão; deposite os dois blocos próximos sobre o segundo botão e acione a alavanca ao centro.

1.2 – Niflheim (Tradução literal para ‘Mundo da Névoa’)

5. Logo na primeira plataforma do corredor, localize uma abertura na parede para pegar o Tesouro 11. Logo que chegar ao outro lado do corredor, ao pé da escada, pegue o Tesouro 12. No alto da escada, à direita na entrada do corredor, está o Tesouro 13. Mais à frente, o Kraken está bloquando o caminho.

6. Vá pelo corredor à direita e desça pela parede do primeiro buraco. Bem ao lado, desça o lance de escada em direção ao polvo e siga a direita. Olhe atrás da pedra no canto, para encontrar vasos com o Tesouro 14. Bem ao lado, há um lance de escada, suba rápido e ignore a entrada para pegar o Tesouro 15 no final do corredor. Use a passagem ignorada a pouco, chegando a uma engrenagem gigante. Use o gancho para puxar a coluna e soltar o tentáculo, depois escale a parede até a alavanca e acione-a. Fique sobre o braço esquerdo da estátua e mergulhe em um ponto seguro. Sob a água, junto ao monstro, procure o Tesouro 16. Na água, suba o lance de escada com o Tesouro 17 para ter acesso ao outro lado do salão.

7. Antes de avançar pela passagem a sua frente, pegue o Tesouro 18 no final do corredor à esquerda. A citada passagem o leva até outras engrenagens gigantes. Fique sob a corrente e use o gancho em uma argola na engrenagem para puxá-la. Escale a parede, pule sobre a coluna e então acione a alavanca. Use o braço da estátua na sala central para pendurar-se na fenda da parede acima do polvo e acione a alavanca central. Atire nos elos danificados da corrente para soltar a plataforma central, mas não desça ainda. Salte de uma parede para a outra, em um dos pontos que estavam as correntes, para encontrar o Tesouro 19 na plataforma acima.

8. Mergulhe, acione a alavanca atrás de onde o monstro estava e avance pela nova passagem. No corredor adiante, escale a parede até o outro lado do primeiro buraco e equilibre-se sobre a plataforma no segundo.

1.3 – The Norse Connection (A Conexão Nórdica)

9. Ignore a sala a esquerda e escale a coluna à direita, chegando em outra sala com dois blocos. Pegue um, fique sobre o plataforma de pressão no chão para abrir aporta e aperte o botão de jogar granadas para lançar o bloco na sala adjacente. Repita o processo e role no chão para sair antes da porta fechar.

10. Deixe os blocos sobre um dos botões no salão e pise no outro. Lançe o gancho no portão e puxe-o. No salão com a estátua de Thor, pegue o Tesouro 20 em um dos cantos. Naquela sala ignorada no começo, pegue o Tesouro 21 e no final do corredor acima, o Tesouro 22. Ao fundo da próxima sala encontra-se o Tesouro 23.

11. Use as colunas para chegar na plataforma e alcançar outro corredor, após o trecho estreito, com o Tesouro 24 logo ao lado. No alto do salão onde você matou o Kraken, use o gancho para chegar ao outro lado e pegue o Tesouro 25 ao lado da pilha de pedras. Escale as pedras, pelo outro lado e, após escorregar pela rampa, pendure-se na beirada ao lado e siga pendurado para a direita para pegar o Tesouro 26.

12. Salte para a plataforma ao lado e siga a pequena passagem até a Relíquia. Faça o caminho inverso até aquela rampa e desça usando a parede ao fundo. O resto é basicamente voltar para seu barco e chegar a um navio.

1.4 – God of Thunder (Deus do Trovão)

13. Escale pela âncora, depois use os contêineres para chegar no ponto mais alto e continue até entrar no interior do navio. Após a conversa com Natla, o navio irá começar a afundar.

1.5 – Realm of the Dead (Reino dos mortos)

13. Siga o caminho escapando dos objetos e caem, suba as duas paredes e chegue ao topo do navio.


2 – Coastal Thailand

2.1 – Remnants (Restos)

14. Dentro d’água, na abertura do paredão, pegue o Tesouro 1. Suba na plataforma e escale a parede, seguindo para o lado direito para pegar o Tesouro 2. Mergulhe e escale o paredão para o lado esquerdo até se pendurar em uma viga, então salte para trás e suba no beiral. Vá até o limite e salte para frente, chegando a uma rampa com uma barra lateral que dá acesso à escadaria.

15. Na lateral da escada há um ponto de escalada que leva até o Tesouro 3. Suba e continue escalando a parede adiante até avistar um ponto isolado (sobre a água) com o Tesouro 4. Salte até lá para pegá-lo, depois pule para o penhasco e escale de novo, continue até chegar a um ponto de usar o gancho para passar de um buraco. No final do caminho, pegue o Tesouro 5 (decore o tipo de vaso) e salte entre as colunas para se agarrar e ter acesso a outro ponto de escalada ao lado. No alto, siga pendurado para o outro conjunto de colunas para escalar até o topo da parede. Adiante há um conjunto de colunas que deve ser usada para descer em segurança até um rio. Ao final deste há um pequeno lago, pegue o Tesouro 6 atrás da mureta e use o conjunto de colunas mais adiante para escalar.

16. Em um trecho, deve-se saltitar entre duas colunas até o topo. Neste ponto, localize uma caverna na parede do lado oposto a escada e pegue o Tesouro 7 lá – o salto da lateral da coluna deve ser preciso. Chegando à escada citada, siga pendurado a direita antes de subir por ela para pegar o Tesouro 8.

17. No andar de cima, use a barra lateral à esquerda da escada para chegar no alto do muro. Pendure-se no final dele para alcançar duas barras laterais até o Tesouro 9 ao lado da cachoeira – use o pedaço da coluna vertical ao lado para voltar. Seguindo pela escada do templo, siga pendurado pelas laterais da parede no corredor. Ao fundo da passagem, use a parede para alcançar a viga lateral e pegar o Tesouro 10 ao lado, antes de seguir saltando por outras vigas até a escada.

2.2 – Bhogavati

18. Á sua frente tem uma plataforma com uma alavanca. Por hora, siga para o lado esquerdo e desça pelo vão da parede, então use o gancho para chegar do outro lado, pegue o Tesouro 11 e um bastão, que deve ser usado na coluna. Suba e fique de pé sobre o bastão para saltar à coluna ao lado. Escale a parede e salte sobre o alto das colunas para chegar à lateral do sistema de roldanas. Pendure-se na barra vertical ao lado e aperte ação para arrancá-la e soltar uma corda. Volte até depois de usar o gancho, então pendure-se na parede junto à coluna e salte precisamente no ponto abaixo do sistema de roldanas. Escale e chegue acima, use o gancho para puxar o anel e liberar mais uma corda.

19. Desça pela parede ao lado e volte àquela plataforma ignorada para acionar a alavanca. Ao fazer isso, lance o gancho na argola para não morrer, então desça. Detone os lagartos e ignore as estátuas móveis por ora. Desça por um dos corredores laterais até outra estátua. Use o gancho nela e desça pelo buraco, onde se encontra o Tesouro 12.

20. Examine à parede a esquerda para encontrar um trecho de escalada. No alto, use o conjunto de vigas laterais para chegar ao alto do portão, tendo acesso à uma grande área com muitas colunas e lagartos. Ao fundo, escale a parede à esquerda para chegar ao Tesouro 13. Ao lado, salte entre a coluna e parede ao fundo para chegar numa plataforma com um portão ao lado. Dê a volta na coluna da plataforma onde você está e escale-a até o topo, de onde poderá usar o gancho para chegar até a primeira Gem. Ao pegá-la, prenda o gancho no suporte ao lado e desça um pouco pela parede ao lado, então dê um salto para ter acesso a uma coluna que conduz até o Tesouro 14.

21. Desça e procure a parede ao fundo da sala, entre as escadas, para avistar (e pegar) o Tesouro 15. Volte e continue escalando a parede, então visite a área com escada à esquerda para obter o Tesouro 16. Aqui, pendure-se na parte da frente da área e solte para chegar ao Tesouro 17 abaixo.

22. Agora vá para o outro lado da sala, ao lado das escadas, e escale a coluna para obter a segunda Gem e abrir um portão abaixo a você. Prenda o gancho no suporte e desça até o portão. Passando o primeiro buraco no corredor, fique de pé na barra lateral e pendure-se no ponto acima. Siga para o lado esquerdo, fazendo o caminho inverso (por cima) usando as vigas laterais para chegar ao Tesouro 18. Pendure-se do lado do corredor de entrada e faça o caminho até depois daquela barra lateral, então avance e use o gancho para descer do outro lado.

23. Ao final da escada, procure o Tesouro 19 no fundo da área à direita, depois escale os destroços. No alto da primeira coluna, salte para a parede ao lado para encontrar o Tesouro 20. Volte para o alto da coluna e continue o caminho até o alto da plataforma. Pendure-se e solte para se agarrar logo abaixo e ganhar acesso a outro conjunto de vigas laterais. Chegando até mais baixo, salte para o alto da coluna ao lado e siga pendurado pela parede até o Tesouro 21. Faça o caminho inverso e continue escalando a estrutura central até chegar a um corredor sem chão.

24. Siga pelos pontos de escalada da parede até acessar as barras laterais para continuar. Ao final desta, encontra-se o Tesouro 22 e mais adiante, uma estátua segurando duas plataformas. Pise na mais alta para que a estátua gigante ao fundo baixe o braço. Vá até a mão dela e use uma Gem, volte e pise na outra plataforma para erguer o braço novamente.

25. Use o gancho para puxar um suporte junto das plataformas e use-o para descer. Lance novamente o gancho, desta vez para subir do outro lado. Puxe a jaula e use-a como plataforma, pegue o Tesouro 23 ao fundo da sala, depois escale a coluna e pendure-se na barra lateral do braço da estátua. Desça rapidamente e puxe a jaula para baixo da plataforma sustentada pela estátua. Deposite o Gem restante na mão da estátua gigante, tire a jaula debaixo da plataforma e desça. O resto da tarefa é simples: posicionar as estátuas para refletir a luz no cristal.

2.3 – The Ancient World (O Mundo Antigo)

26. Na sala adiante, pegue o Tesouro 24 atrás da estátua e depois use o gancho para puxá-la e quebrar o chão. Durante a descida, localize uma argola e lance o gancho para sobreviver. Aproxime-se da figura na parede e abra a porta. Á esquerda, use o gancho para descer e pegar o Tesouro 25. Suba de volta e, próximo da árvore ao centro do salão, desça pela parede do fundo para usar a luva de Thor e girar a estrutura central em sentido antihorário – pegue o Tesouro 26 no compartimento que se revela.

27. Quando parar, salte para o resto da plataforma à esquerda e use o gancho para chegar do outro lado. Preste atenção na parede, pois há um espaço entre as colunas e a estrutura. Passe por este canto para dar a volta e continue empurrando até o limite. Use o gancho para voltar na lateral da plataforma central, suba e vá pegar o Tesouro 27. Desça por trás de estrutura central e termine de girá-la até a saída. Antes de atravessá-la, pendure-se na lateral voltada para a estátua e use o gancho para chegar ao chão. Passe pelo vão entre a estrutura e a parede e continue empurrando até o limite.

28. Use o gancho para voltar à estrutura central e terminar de girar, formando uma ponte até a Relíquia atrás de estátua. Desça pela lateral da ponte e puxe-a um pouco, aproximando-se da plataforma de saída acima. Volte para a parte de trás da base da estrutura e escale-a, seguindo para a saída.

2.4 – Puppet no longer (Marionete não mais)

29. Use o gancho e corra na parede o mais próximo da água. Então salte para se agarrar na plataforma atrás de Lara. Escale até a barra lateral, para abrir uma passagem submersa. Dentro da água, antes de avançar, pegue o Tesouro 28. O corredor submerso é longo, então seja rápido e fique atento para pegar o Tesouro 29 antes de abrir a porta no caminho – há um ponto no teto para respirar -; siga então até seu barco.


3 – Croft Manor

3.1 – Protected by the Dead (Protegido pelos mortos)

30. Destrua o vaso ao lado para encontrar o Tesouro 1 (memorize o tipo de vaso). Ao lado da coluna de madeira adiante está o Tesouro 2. No salão, use as plataformas da esquerda para chegar ao Tesouro 3, depois use a barra vertical ao fundo para chegar ao Tesouro 4. O Tesouro 5 encontra-se sob a plataforma da direita. Suba por esta plataforma e siga pela seqüência de barras verticais adiante. Mais a frente, use a barra lateral solitária para subir no canto da parede e encontrar o Tesouro 6. Arranque o bastão e desça a escada – pegue o Tesouro 7 no caminho – e suba pela outra escada, do outro lado da sala com a alavanca giratória, e use o bastão na parede para chegar ao Tesouro 8.

31. Na sala abaixo, pegue o bloco e leve-o para o corredor à esquerda, deixando-o sobre o botão que abre o portão mais adiante. Neste mesmo corredor, pegue outro bloco e deixe-o com o primeiro. Feito isso, volte um pouco no corredor para pegar a Relíquia na pequena passagem aberta. Depois pegue os dois blocos e lance-os para o outro lado do portão.

32. Use-os sobre o botão atrás da estátua para acender uma luz (e manter os portões abertos). Vá até a sala do mecanismo giratório e examine as alavancas da estrutura ao fundo, para projetar a sombra das lâminas e reproduzir a silhueta dos dois anjos no vitral para destrancar a porta. Gire a manivela ao centro para abrir a porta logo acima, rapidamente suba pela lateral da coluna, salte e lance o gancho para se pendurar no teto e projetar-se para o outro lado da porta. Diante da escada você encontra o Tesouro 9 e, no final do corredor, o Tesouro 10.

33. Após uma cena, encare os dois monstros (atire até atordoá-los, aproxime-se e aperte o botão acão para eliminá-los) e use a luva de Thor para mover a coluna em sentido anti-horário, deixando-a entre a coluna fixa que tem uma lâmpada e uma jaula. Use a jaula como plataforma para subir na coluna e ter acesso à plataforma com o Tesouro 11. Mova a coluna para o outro lado da jaula para chegar ao Tesouro 12 na próxima plataforma e a uma passagem onde está o Tesouro 13. Acione a alavanca no final do corredor para voltar à mansão e refazer aquele caminho do início do jogo. Após encontrar seus amigos, suba na coluna do lado direito da lareira para alcançar a barra lateral e pular a parede vidro.


4 – Southern Mexico

4.1 – The Unnamed Days (Os Dias sem nome)

34. Siga de moto e detone os vasos no portal adiante e após o primeiro buraco, obtendo os Tesouros 1 e 2. Em frente ao templo adiante está o Treasure 3. Escale as colunas em frente e continue na parede do templo para chegar a uma passagem à esquerda. Dentro dela, use o gancho para puxar a alavanca e pendure-se para ter acesso à passagem mais abaixo na parede. Pegue o Tesouro 4 e a cabeça sobre o altar, e então use as paredes laterais para subir. Continue com sua moto, mas não deixe de pegar os Tesouros 5, 6 e 7 junto aos muros antes do túnel. No templo adiante, pegue os Tesouros 8 (atrás do muro a esquerda) e 9 (na entrada do templo).

4.2 – Xibalba

35. Use a cabeça sobre a base da alavanca no centro do círculo e gire a alavanca até o anel de pedra do meio ficar com a figura alinhada ao círculo maior. Depois mexa no pedestal ao fundo e gire o círculo maior para deslocar o menor para o centro, gire este para alinhar a figura e, por fim, volte e alinhe um círculo maior.

36. Volte para sua moto e siga a trilha à direita para pegar o Tesouro 10 na entrada do portal do caminho. Vá até a bifurcação. Siga pela caverna à esquerda e atenção ao subir o barranco após o túnel para pegar os Tesouros 11 e 12 – um deles atrás de uma árvore. O resto do caminho o leva até outro templo. Na base da escada, á esquerda, encontra-se o Tesouro 13 e um bastão, enquanto no alto, à direita, está o Tesouro 14. Sobre uma das duas colunas à direita está o Tesouro 15, já o Tesouro 16 encontra-se à esquerda das colunas diante do templo. Use o bastão na coluna e, ao final, agarre-se na trave entre as colunas.

37. Ao entrar no templo, pegue o Tesouro 17 antes de usar as barras para subir – no alto da coluna está o Tesouro 18. Desça dentro do templo, pegue o Tesouro 19 no buraco da parede, e suba pelo outro lado, encontrando o Tesouro 20. Siga para o ponto alto, até avistar a argola. Lance o cabo, ande para o lado e puxe-o para derrubar o bloco, abrindo uma passagem.

38. Desça e solte-se no ponto em que Lara fica com os pés na parede, para se agarrar na área de escalada. Ao fim da descida, use o bloco para ter acesso a uma cabeça. Use a coluna sem a parte do meio para se agarrar na parede e chegar ao Tesouro 21. Agora use o pedaço de coluna para dar a volta pela parede ao redor da sala e voltar à superfície. Volte de moto até aquela bifurcação e entre no vale adiante, para coletar os Tesouros 22 a 26. Siga de moto pelo caminho restante, chegando noutro templo. Deixe o bloco sob o bocal na parede, pegue o bastão caído no chão e encaixe-o no bocal, pendurando-se para abrir a passagem ao lado – não deixe de pegar o Tesouro 27 ao lado da porta. Ao entrar, pegue o Tesouro 28 e bote a cabeça no ponto vazio do círculo de pedra, então repita o processo de alinhamento das marcas para abrir uma passagem no vale abaixo. Volte para a moto e siga rapidamente para a passagem do vale, antes dela fechar – se isso acontecer, visite o primeiro círculo de pedras  alinhe as figuras para abrir a passagem.

4.3 – The Midgard Serpent (A Serpente Midgard)

39. Siga de moto com cuidado até o buraco sem as rampas e não deixe de pegar o Tesouro 29 no caminho. Ao avistar um buraco sem as rampas de madeira, pare; use as barras na parede ao lado para alcançar o trecho da coluna que suspende as rampas, então prossiga de moto até o imenso salão – do lado de dentro, em um dos cantos da porta, está o Tesouro 30.

40. No meio do salão procure um bastão e coloque-o na mão de uma das estátuas – escale a parede da porta por onde entrou, no alto, pegue o Tesouro 31. No alto da escadaria ao fundo há outro bastão, faça o mesmo com a estátua restante para erguer a estrutura central.

41. A estrutura central mostra quatro encaixes coloridos. Cada estátua com o bastão deitado no colo abra passagem para uma sala. Gire a estátua (em sentido anti-horário) correspondente ao encaixe branco. Na sala, passe rapidamente assim que as paredes se recolherem e dê um mergulho no final. Pegue a placa de pedra e use o gancho para puxar um bloco até onde você está. Use-o para subir numa das paredes laterais quando elas se fecharem. Pegue o Tesouro 32 e, para sair, pendure-se assim que as paredes abrirem. Solte-se e de um mergulho adiante.

42. Para entrar na sala correspondente à cor azul, use o gancho na parede à direita, salte para a plataforma ao lado e escorregue até a porta onde se encontra o Tesouro 33. Não há perigos para pegar a paca de pedra, nem coletar os Tesouros 34 a 36 – este último está acima da porta e, para chegar lá, é preciso pular sobre uma das cabeças de pedra na parede. Ao abrir a porta correspondente à cor amarela, olhe para a direita para ver algumas colunas com caveiras.

43. Use o espaço na parede entre as caveiras para chegar ao ponto de escalada, se pendurar na lateral da parede (no ponto mais alto) e saltar para a parede vizinha. Chegando ao final, agarre-se na coluna e salte para a plataforma ao lado, para pegar o Tesouro 37. Pule para o alto da coluna e siga pelas demais até chegar a mais baixa, então pule para a estrutura de pedra ao lado.

44. Dê a volta nesta estrutura para chegar a uma barra lateral e na coluna ao lado, de onde poderá saltar a uma viga lateral e, daqui, até a porta. Atenção com as lanças que saem do chão e do teto. Quando avançar, abaixe-se para evitar as espadas. Após obter a placa de pedra, escale a parede à direita e salte por cima das lanças, usando as espadas como plataformas até o Tesouro 38. Ao abrir a porta restante, suba a escada que leva à porta onde você pegou branca. Na lateral dela há uma viga na parede, use-a para chegar ao alto da coluna e, dela, para uma viga que dá acesso à parede. Na segunda barra lateral, fique sobre ela para saltar e se agarrar na fenda na parede.

45. Ao final desta fenda, salte para trás e use as barras que ligam as duas colunas para chegar à viga da parede em frente. Ali está o acesso à porta onde se encontram os Tesouros 39 e 40. Dentro da sala, pegue os Tesouros 41 e 42 (este fica bem em acima da porta). Passando a primeira lufada de fogo, fique de pé sobre a barra lateral acima de você e espere a cabeça de pedra no chão cuspir fogo. Rapidamente, ande até a ponta da barra e salte para a barra seguinte, por cima das labaredas e desça antes de a cabeça abaixo soltar uma baforada.

46. Agarre-se novamente na barra lateral, fique de pé sobre ela e, após o fogo, salte para a barra logo acima. Fique de pé sobre ela e salte para a seguinte, assim que o fogo da parede cessar. Obtendo a placa de pedra, o processo para voltar é o mesmo usado para entrar. Ao depositar as quatro placas de pedra na estrutura central, empurre as quatro estátuas até o centro. Depois, deixe sua moto sobre um botão no chão e pise no outro para abrir o caminho.

47. Pegue a moto e avance o longo corredor e colete os Tesouros 43 e 44 (um antes e outro depois da rampa) até chegar ao salão com um tanque líquido mortal. Enquanto dá a volta pelo salão, livre-se dos mortos-vivos (o esquema é atacá-los e finalizar com botão de ação). Tendo acesso à cabeça da serpente que derrama líquido, pule na barra lateral dela para fechar a boca e esvaziar um pouco o tanque. No final da sala há uma parede que deve ser escalada. Use-a para voltar à entrada. Pendure-se na beirada para achar um ponto para escalar. Desça pelas colunas até o ponto mais baixo, então seja rápido para seguir dependurado e saltar para o ponto seguinte antes de tudo cair.

48. Siga equilibrando-se nas vigas laterais até o outro lado. Agarrando-se no ponto de apoio na coluna adiante, suba e salte entre as colunas para chegar ao final do caminho. Suba na pedra e lance o gancho para balançar para o outro lado. Lá, use o gancho no escudo da estátua de Thor e puxe-o, depois se pendure nele pra prosseguir e pegar o Tesouro 47. Pendure-se na barra lateral da cabeça da serpente para esvaziar um pouco mais o tanque. Escale a coluna adiante para chegar ao centro do salão. Use o gancho  no parafuso gigante e puxe-o para abrir o peito da estátua, use a coluna para chegar lá – pegue o Tesouro 48 na lateral de uma coluna, à direita da estátua.

4.4 – Land of the Dead (Terra dos Mortos)

49. Após ganhar o cinto de Thor, desparafuse a peça para a cabeça da estátua ficar baixa. Empurre a grande coluna até o fim e use o gancho na boca da estátua de serpente para se projetar até a plataforma na lateral do salão – feche a boca da serpente logo depois. Use os vãos da parede ao fim do caminho para voltar às vogas laterais, atravesse para  outro lado e salte pelo topo das colunas até o martelo da estátua para pegar a Relíquia. Use o gancho na boca da estátua de serpente mais acima e, rapidamente, balance para a parede em frente à entrada do salão.

50. Com as luvas de Thor, puxe a pedra para revelar os Tesouros 49 e 50. Vá para a sua moto e faça o caminho de volta para a superfície. Tenha cuidado no corredor final – há um ponto em que você deve suspender uma rampa para avançar. Use a cabeça de estátua que coletou ao lado da alavanca, para abrir a saída.

5 – Jan Mayen Island

5.1 – Gate of the Dead (Portão dos mortos)

51. Siga com a moto e abra o portão usando as luvas de Thor, então pegue o Tesouro 1 ao lado. Ao longo da gigante descida em espiral, acelere com cuidado para não cair nos buracos e use a curvatura das paredes em alguns trechos. Ao final da descida, procure os Tesouros 2 e 3, então pegue três objetos de pedra e encaixe-os na imensa coluna ao centro. Use as luvas para achar um ponto de interação com a coluna: o objetivo agora é combinar a figura na qual você está tocando com o desenho no chão feito corretamente, um feixe de luz aparecerá.

52. Com a coluna de pedra em atividade, escale-a para encontrar outras três figuras e combiná-las, abrindo o portão – além de encontrar os Tesouros 4, 5 e 6. A escalada não vai ser fácil. Tenha cuidado com os jatos de vapor. O processo de descida é igual a subida, ou seja, atenção na hora de se soltar de um ponto para se agarrar na área inferior.

5.2 – Valhalla

53. Ao entrar, pegue os Tesouros 7, 8 e 9 no corredor inicial. O ambiente é um labirinto, porém simples de decorar. Explore cada canto dele e ache os Tesouros 10 a 20. Encontrando a saída do labirinto, puxe o bloco junto a uma rampa e posicione-se próximo da barra horizontal, então pendure-se nela para abrir um portão do lado oposto do que você está. Seja rápido para chegar do outro lado do portão com sua moto para encontrar o Tesouro 21. Retorne aquela barra e puxe o bloco para a parede ao fundo, deixando-o sob o bucal. Pegue o bastão no chão e encaixe-o no bucal, então se pendure para abrir outro portão. Pegue sua moto e faça rapidamente o caminho inverso rumo ao portão de entrada, mas passe direto. O portão que se abre está à esquerda do ultimo corredor, lá você obtém mais uma Relíquia.

54. Vá para o final do labirinto e saia pela passagem no alto da parede para entrar em um salão com martelos gigantes – pegue o Tesouro 22 ao lado da porta. Ao avançar, a estrutura vai quebrar: pule para a lateral da coluna adiante e siga pendurado até o final, saltando para uma barra de ferro. Vá até a ponta dela, sobre a rampa, para escorregar até uma viga lateral.

55. O caminho pendurado é obvio, mas após saltar entre uma parede e outra para subir, pule na coluna ao lado e solte para o ponto abaixo – o trecho seguinte também é evidente. Chegando ao alto de outra plataforma, ignore a passagem ao lado e avance até o outro lado da ponte (que se quebra). Visite a passagem próxima para encontrar o Tesouro 23.

56. Volte e vá por aquela passagem ignorada para encontrar o Tesouro 24 e dois pêndulos de pedra. Pendure-se em um deles e, no alto, salta para uma das barras das engrenagens. Fique de pé e agarre-se na corrente, passando com cuidado pelas engrenagens no corredor adiante. Chegando a um dos martelos, espere ele se aproximar da entrada e pendure-se nele; dê a volta em sentido anti-horário.

57. Salte para a parede quando chegar do outro lado, seguindo pendurado para o martelo pendurado adiante. Entre na caverna, passando com cuidado pelas engrenagens e colete o Tesouro 25 ao lado da porta. Use a corrente para descer sobre uma das barras e se projetar até o pêndulo.

58. Em terra firme, puxe o bloco e use-o para alcançar a passagem que leva ao Tesouro 26, depois se o mesmo bloco para se agarrar ao pêndulo e voltar até o martelo que, agora está ativo. Use a lateral dele para se agarrar na parede adiante, então entre no corredor ao lado e use o gancho para descer. Corra na parede e salte para a parede vizinha, que conduz até o Tesouro 27. Pule para a plataforma abaixo.

59. Ao sair, pule sobre a coluna cujo topo é escorregadio. Dela, escale a coluna adiante (ou pule sobre a coluna vertical abaixo), então siga para a coluna vizinha. Agora salte para o topo das vigas, chegando à próxima coluna de onde terá que pular entre uma parede e outra para subir. No fim do caminho, visita a sala próxima e use o gancho para correr na parede em frente e pular até a parede ao lado, que conduz à sala adjacente com o Tesouro 28.

60. Depois de pegá-lo, faça o caminho inverso e, do lado de fora da passagem, use o gancho sob a ponte adiante. Na passagem do outro lado, derrote o gigante – após acabar com a energia dele, aproxime-se e aperte ação. Colete os Tesouros 29 e 30, depois use a parede para saltar e se agarrar no alto do pêndulo. Ao segurar uma das barras giratórias, fique de pé e note que as correntes são puxadas para o lado contrário. Ao se pendurar, avance ao mesmo tempo que aperta ação repetidamente para prosseguir.

61. Na passagem acima, pule na barra e emende um pulo em sequência entre as engrenagens (não deixe Lara girar). A seguir, use as demais barras para chegar no ponto do martelo possível de ser escalado. Solte quando passar sobre a plataforma e, sobre esta, rapidamente corra para o outro lado.

6 – Andaman Sea

6.1 Ritual’s Old (Antigos Rituais)

62. Essa fase é pura diversão. Mude sua arma para o martelo de Thor e divirta-se detonando bandidos enquanto avança até a parte de trás do navio. Lá você terá acesso ao interior, avance até chegar ao cativeiro de Natla.

7 – Arctic Sea

7.1 – Hellheim

63. Ao mergulhar, visite a parte de trás da cabeça das estátuas à esquerda e acione o dispositivo para erguer as espadas. Na última estátua do lado direito, nade para sua base e use o dispositivo na cabeça – na estátua quebrada em frente está o Tesouro 1. De frente para o templo mais adiante, siga para a base da escada à esquerda e pegue o Tesouro 2. Entre na passagem acima e, no alto da torre, pegue um ornamento avermelhado e o Tesouro 3. Dentro da água, ainda dentro da torre, siga o corredor lateral para encontrar o Tesouro 4 entre as pedras.

64. Nade para uma passagem mais acima para chegar em outro corredor. Ignore-o por enquanto e continue para a passagem no teto para achar os Tesouros 5 e 6. Visite o corredor ignorado abaixo para pegar o segundo ornamento vermelho e o Tesouro 7. Volte para a frente do templo e nade para o outro lado. Na base da escada, dê a volta pela lateral para encontrar o Tesouro 8. Entre pela passagem no alto da escada e pegue o terceiro ornamento no alto da torre, além dos Tesouros 9 a 11. Do lado de fora, nada para o alto da lateral do templo e procure uma passagem nas colunas, para pegar o Tesouro 12.

65. Do lado de fora, entre cada torre e a estrutura principal, há quatro pedestais de pedra e, ao lado de um deles, está o quarto ornamento vermelho e o Tesouro 13. Use os ornamentos nos pedestais, então acione o dispositivo entre as duas abecas de serpente ao centro do templo para abrir o portão. Antes de entrar, vasculhe a fenda sob a base do templo para encontrar os Tesouros 14 a 16. Dentro do templo há uma seqüência de corredores com destroços bloqueando o caminho. Investigue cada um desses destroços antes de avançar (para encontrar os Tesouros 17 a 22) pela passagem que dá acesso ao grande salão. Na entrada estão os Tesouros 23 e 24. Aqui, abuse do martelo de Thor contra os inimigos.

66. Na lateral da porta de entrada, acione o símbolo na parede. Logo que descer pela primeira coluna, pegue o Tesouro 25 e equilibre-se na coluna deitada à esquerda para pegar o Tesouro 26 e acionar o segundo símbolo. Equilibre-se sobre a coluna menor adiante e siga pendurado pela parede até a estrutura central, onde esse encontra o Tesouro 27. Na plataforma abaixo está o Tesouro 28 e na plataforma menos, junto da coluna, está o terceiro símbolo e o Tesouro 29. Continue pela coluna indinada à esquerda e use a parede para chegar à nova passagem.

6.2 – Iggdrasil

67. Pegue o Tesouro 30 ao lado e acione o quarto símbolo na lateral da porta de entrada. Se você acionou os quatro símbolos sem morrer, a sala vai tremer. Volte até aquela plataforma alta no centro do salão e use o gancho na argola para se balançar até uma caverna (antes oculta pela cachoeira) e pegar a Relíquia. Feito isso, siga pela porta do outro lado da sala. O corredor a seguir estará lotado de monstros: abra cominho até encontrar Natla no alto da colossal estrutura Jörmungandr.

6.3 – Out of Time (Sem tempo)

68. Há algumas plataformas girando em torno da estrutura central. Pule em uma delas e depois para a plataforma com uma argola onde o gancho é utilizado. Pendure-se neste para chegar à plataforma abaixo, junto ao rio mortal. Ao redor desta área você precisa empurrar duas colunas para desativar a máquina – cuidado com os ataques de Natla: contra-ataque com o martelo de Thor quando ela se aproximar. Feito isso, procure a estrutura danificada e salte de uma parede a outra para retornar ao andar inicial. No alto, procure  a beirada mais próxima para saltar e se agarrar. Use as plataformas móveis para chegar à estrutura com engrenagens ao lado, suba por trás e destrua o ornamento mágico para soltar mais plataformas flutuantes. Volte à plataforma inicial (onde você começou), pendure-se no vão e siga pendurado para o centro da estrutura. Salte de uma parede a outra para chegar ao ponto de escalada. Na estrutura adiante, use o gancho para chegar ao outro lado e empurre mais uma coluna. Volte e use o gancho para escalar a parede e se agarrar no ponto de escalada ao lado. No alto, pendure-se e pegue carona no única plataforma móvel deste ponto até a estrutura com engrenagens adiante para destruir mais um ornamento mágico que solta outras plataformas móveis.

69. Use a argola ao lado para descer e use as plataformas móveis para chegar à parede da estrutura central. Escale-a até o topo. No alto, espere ficar sobre uma rampa e solte-se para escorregar até o ultimo ornamento mágico a ser destruído. De resto, é assistir ao desfecho desta fantástica aventura de Lara Croft.

Fim